ORIGEM HISTÓRICA
Geomancia vem do grego GÉO (a terra) e MANCIA (divinação). Literalmente: a divinação pela terra.
A Geomancia baseia-se num princípio próximo da inter-relação existente entre tudo que surge em determinado instante e o que está acontecendo em seuentorno, próximo ou afastado - como no Universo, visto do local da ocorrência.
Assim, quando uma pergunta torna-se imperativa na mente de uma pessoa, ela também tem correlações com o que está acontecendo no macrocosmo e com coisas geradas concomitantemente com ela e próximas dela.
É algo parecido com a sincronicidade observada por Carl Jung.
Como afirma tão bem o grande Robert Ambelain em seu livro A Geomancia Mágica "É óbvio que geomancia não é um saque rápido de cartas ou sortes , mas sim um processo de exteriorização de imagens gráficas percebidas pelo Eu superior de quem faz a tiragem, análogo, embora de um modo infinitamente superior, à escrita automática dos médiuns. "
A origem da Geomancia perde-se na noite dos tempos.
Esta Arte Divinatória, surgiu provavelmente na Pérsia por volta do Sec. XVI.
Alcançou a China e toda a Ásia, Índia, África e, de Lá chegou a Europa, difundida pelos Árabes.
Conta a tradição que para exercê-la os antigos Árabes traçavam aleatoriamente "pontos" na areia do deserto, e depois de interpretá-los apagavam os seus sinais.
Era também, o geomancista árabe que colocava sob a vista do questionante um fogareiro de terra onde queimavam resinas mágicas (incenso, mirra, gálbano, etc...) destinadas a chamar os Gênios, a fim de que o questionante fosse então, momentânea e literalmente, possuído e conduzido por eles durante a jornada ao "lugar" das Figuras Geomânticas.
A Geomancia espalhou-se por todo o mundo árabe, em época de cultura pré-Islâmica, tendo sido levada pelos árabes à Europa, posteriormente tendo se infiltrado por toda a África negra, e daí ao Novo Mundo, por causa do tráfico de escravos.
Com o tempo, a prática Geomântica foi tomando novas formas, sendo que, na atualidade é parte integrante dos Cultos Afro (Indigenous Faith/Nigéria; Candomblé/Brasil; Vudú/Haití; Lucumí/Cuba; Santería/Estados Unidos) e prática freqüente dentro de diversas Sociedades Secretas de cunho mágico (Ordo Templi Orientis, Ordo Templi Orientis Antiqua, Golden Dawn, Aurum Solis, etc.).
É de se notar que no chamado "Jogo-dos-Búzios", variedade de Geomancia, tem-se uma forma de mitologia criada em torno das Figuras Geomânticas, numa forma extremamente rica de Arte Divinatória.
A Geomancia é a Arte Divinatória em que a resposta a uma pergunta formulada a mesma torna-se uma interrogação a Inteligências não-humanas, ligadas a energias Planetárias e Elementais, que enviam a resposta ao subconsciente do Geomancista, que só então obterá a resposta decifrada por um método mântico submetido à "lei das sincronicidades" (ver obras de Carl Gustav Jung), mas verificável racional e sequencialmente.
Segundo os praticantes de Cultos Afro, a Geomancia, tratada como "Culto de Ifá" e "Fundamentos de Ifá", uma pergunta formulada torna-se uma interrogação às Entidades ligadas à prática realizada, que então utiliza-se de nosso subconsciente para respondê-la;
A Geomancia é a Arte Divinatória que consiste em formar as assim chamadas Figuras Geomânticas e de as situar nas 12 Casas Geomânticas, semelhantes às 12 Casas Astrológicas.
SIGNIFICADO E POSIÇÕES DAS CASAS
1- Vida, 2 - Bens , 3- Familia, 4 - Pais, 5- Filhos, 6- Trabalho, 7- Esposa, 8- Morte, 9- Viagens, 10-Sucesso, 11-Amigos, 12 - Inimigos, 13-Testemunha do passado, 14 - Testemunha do futuro, 15- Juiz.
Como há 15 Figuras para 12 Casas, as 3 Figuras restantes formam o chamado Tribunal Geomântico, composto de 2 Testemunhas e de 1 juiz.
Esse dispositivo mostra bem a dualidade do Tema Geomântico: de um lado o questionador, representado pelas 12 Casas do Sensitivo Geomântico e, de outro lado, as 3 Figuras do Tribunal, respondendo à questão proposta.
Grau de acerto divinitório
a) Geomancia sózinha nos dá 90% de acerto;
b) Astrologia acompanhada da Geomancia nos dá 95% de acerto;
c) Geomancia + Numerologia + Astrologia + Biorritmo + Radiestesia + Radiônica + Tarot nos dá 100% de acerto, sempre.
OS VÁRIOS MÉTODOS PARA SE LEVANTAR UM TEMA GEOMÂNTICO
Temos as seguintes opções de levantar nossos Temas Geomânticos:
a) traços feitos com os dedos na areia;
b ) traços feitos com lápis ou caneta num pedaço de papel;
TEORIA DO LEVANTAMENTO DE UM TEMA GEOMÂNTICO
Em teoria, para se levantar um Tema Geomântico, devemos ter os seguintes elementos:
a) conhecimento da natureza e significação das Casas e das Figuras Geomânticas;
b) habilidade no método escolhido;
c) uma pergunta bem definida, e que permita uma resposta com um "sim" ou "não";
d) conhecimento amplo das implicações da pergunta;
e) adequada "localização" das "casas da questão";
f) concentração ao questionar o subconsciente;
g) atenção ao determinar a casa aonde o Tema se iniciará;
h) cuidado ao verificar as repetições oraculares, a via-do-ponto, a comunicação entre as fases do Tema;
i) conhecimento de interpretação para responder adequadamente à questão formulada;
j) ter sempre em mente que o oráculo nunca erra - é sempre a interpretação que se equivoca e o interprete que se engana.
VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE AS 16 FIGURAS GEOMÂNTICAS
As Figuras Geomânticas são as encarregadas da resposta à questão formulada.
Cada Figura consta de 4 algarismos, dispostos em linha vertical, em forma de par (2) ou ímpar (1).
As Figuras representam os 4 Elementos da Natureza (Fogo-Terra-Ar-Água).
Em simbolismo, os 4 Elementos, que condicionam todas as coisas, devem ser interrogados.
LEVANTAMENTO DE UM TEMA GEOMÂNTICO
Para se levantar um Tema Geomântico , toma-se uma folha de papel e no alto escreve-se a pergunta cuja resposta se deseja obter.
Em seguida, concentrando-se fortemente na pergunta, começa-se a fazer com a mão direita, da direita para a esquerda, traços verticais à vontade (geralmente de 8 a 20), completando 4 grupos de 4 linhas (16 linhas ao todo). Inicia uma linha e pára quando sua intuição mandar, passa para a linha seguinte e assim sucessivamente
Traçar 4 vezes 4 linhas de traços verticais, totalizando 16 linhas, e separadas em 4 grupos de 4 linhas.
Esta operação deve-se fazer de maneira inconsciente, sem nunca contar os traços e sem desviar o espírito da questão proposta.
Concentrar o espírito sobre a questão, associando-a a representação mental da pessoa ou do objeto em causa.
Terminados os traços das 16 linhas, contam-se os traços de tal linha, colocando-se ao seu lado a soma encontrada e, ao lado desta, o número 1 ou 2, segundo a soma seja um número ímpar ou par.
As 4 Mães representam, simbolicamente, os 4 Elementos da Natureza: Fogo, Terra, Ar e Água.
Cada um dos 4 grupos de linhas forma uma Mãe: o primeiro grupo, a 1ª Mãe; o segundo grupo, a 2ª Mãe; o terceiro grupo, a 3ª Mãe e o quarto grupo, a 4ª Mãe .
Das 4 Mães derivam as 4 Filhas, da seguinte maneira: os 4 primeiros algarismos das 4 Mães vão formar a 1ª Filha; os 4 segundos algarismos, a 2ª Filha; os 4 terceiros, a 3ª Filha; e os 4 últimos algarismos, a 4ª Filha.
Para a formação das 4 Sobrinhas, somam-se, dois a dois, os algarismos da 1ª e 2ª Mãe, dando a 4ª Sobrinha (par ou ímpar); os algarismos da 3ª e 4ª Mãe, dando a 3ª Sobrinha; os algarismos da 1ª e 2ª Filha, dando a 2ª Sobrinha; os algarismos da 3ª e 4ª Filha, dando a 1ª Sobrinha.
A Testemunha do Passado resulta da soma dos algarismos da 4ª e 3ª Sobrinhas;
A Testemunha do Futuro, da soma dos algarismos da 2ª e 1ª Sobrinhas.
O Juiz resulta da soma dos algarismos das duas Testemunhas (par ou ímpar).
Terminada a operação, temos formadas as 12 Casas, do Sensitivo Geomântico, e o Tribunal, constituído pelas duas Testemunhas e pelo Juiz.
Como Fazer a Pergunta Geomântica
Pergunta-se: Viajarei para...?
Exclua as relações de parentesco. Nunca pergunte: Meu filho Alexandre vai se casar? mas pergunte: Alexandre vai se casar?
Não pergunte: Vou obter um aumento de salário que me permitirá fazer uma viagem para o Exterior? , mas, pergunte separadamente: Obterei um aumento de salário? e, depois, tirar um segundo Tema perguntando: Farei uma viagem ao Exterior?
Em caso de ausência de neutralidade suficiente, ou em caso de perturbação interior, é praticamente impossível obter respostas corretas ou claras, sobretudo se se tratar de problemas pessoais.
Muitas vezes, obtém-se a resposta, ardentemente desejada, ou que se teme, mas que não estará conforme a realidade.
Nesse caso é melhor que um terceiro faça os traçados.
LIVROS EM PDF DISPONIVEIS PARA DESCARREGAR
https://www.scribd.com/doc/62838413/Os-Principios-da-Geomancia-Franz-Hartmann
https://www.scribd.com/doc/19785620/Geomancia
https://www.scribd.com/doc/62278829/Principios-de-Geomancia
Na minha opinião,
ResponderEliminarfoi o sistema divinatório Ifá quem influenciou a Geomancia Árabe, não o contrário.
Evidencias históricas indicam, que antes dos comerciantes árabes chegarem a Nigéria e ao Benin, o Ifá já encontrava-se estabelecido e disseminado (a partir de Ilê Ifé), em várias regiões africanas.
Sabemos que os árabes, essencialmente comerciantes, propagaram costumes e o islamismo em vários lugares, inclusive na África Negra. Mas também absorveram muitos saberes por onde passaram.
Ao analisarmos atentamente o Ifá, perceberemos claramente não haver quaisquer relação com a Geomancia Árabe, apenas a leitura dos Odús que é feita da esquerda para a direita. O que não indica necessariamente, uma relação direta com os árabes.
Todo o saber contido no Ifá, está todo fundamentado na história, cultura, mitologia e filosofia genuinamente negro africana. Remontando a um passado bastante remoto.
Pelos estudos históricos a Geomancia veio do I ching oraculo mais antigo. Talvez você esteja confundido o Ifá com o jogo de búzios que já existiam em toda africa subsaariana. Maiores detalhes: https://docplayer.com.br/52679600-Geomancia-o-oraculo-da-terra-e-a-origem-de-ifa.html.
EliminarGente ocorreu um erro gravissimo na formação das 4 sobrinhas , o texto fala que somando a 1 e 2 mae para formar a 4 sobrinha. Mas forma se a 1 sobrinha.
ResponderEliminar