-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Os Discursos de Pedro de Damasco --Parte 8



A meditação sobre os sofrimentos de Cristo


Meditando sobre os muitos sofrimentos que o Senhor sofreu por nós, nos tornamos conscientes de nossa própria fragilidade e temos de dar graças pois , apesar de pecadores, foi-nos concedida a contemplação dessas coisas.

Desta forma, nos tornamos mais humildes e mais conscientes da nossa insignificância.

Nesta meditação não devemos esperar ver coisas ‘sobrenaturias’ ( quando surgem são mais prova do diabo que de natureza divina), como aparições de anjos ou de Cristo.
Quem pretende ver Cristo não deve olhar para fora de si mesmo, mas para dentro de si mesmo, imitando a vida de Cristo neste mundo, e tornar-se sem pecado em corpo e alma, como Cristo foi.

Seu intelecto deve apreender tudo através de Cristo.
Convém meditar orientado por alguem com experiencia para não ser iludido pelo diabo que nos engana com ‘aparições ‘ e outros devaneios e sob sua influência o nosso intelecto vagueia sem sentido em seus esforços para alcançar a perfeição.

Devemos também meditar sobre as coisas terríveis que aconteceram no início por causa da transgressão do homem, sobre como a nossa natureza sucumbiu a tantas paixões, sobre as nossas próprias falhas e os testes diários que ocorrem para nos corrigirmos e nos levantarmos.

Devemos pensar na morte e no temor dos castigos que esperam os pecadores após a morte.

Desta forma, a alma sai fortalecida , mais dedicada à contemplação e sem deseperar seja por faltas ou quedas terríveis, seja imaginando que alcançou certo nível de evolução espiritual, continuando humildemente com medo e esperança, num estado equivalente à suavidade , ao correr fluido do pensamento que é sempre o mesmo.

Essa meditação cria um conhecimento, sem o qual não podemos iniciar nenhuma pratica espirtual pois só ele torna essa prática eficaz, servindo assim como uma espécie de ferramenta; o conhecimento que se segue à fé protege a nossa fé com o medo como um muro de protecção.

A àvore do crescimento espiritual do homem é cultivada e mantida através do comhecimento,da pratica das virtudes e dos mandamentos pelo homem de fé , mas é regada pela divina providência, que atua como o sol, chuva e vento, sem os quais todo o esforço do jardineiro é em vão, mesmo se tudo tivesse sido feito na devida ordem , pois nada de bom pode acontecer sem a ajuda do Alto .

Mas não esquecer que a ajuda e a graça do Alto só surge àqueles que resolveram agir.

Nesta vida, todas as coisas vão em pares: prática e conhecimento espiritual, o livre arbítrio e graça, medo e esperança , luta e recompensa.
A segunda não vem até a primeira ser concretizada, e se isso acontece é uma mera ilusão, como alguém que não possua os conhecimentos de horticultura, ao ver a flor e pensando que é o fruto, corre para o apanhar , não percebendo que ao escolher a flor , destrói o fruto.

Por isso devemos fazer todas as coisas com discriminação,buscando conselhos com humildade e fazendo auto critica ao que se pensamos e fazemos.

Não há nada de surpreendente no fato de que o diabo assume a forma de "anjo de luz" e os pensamentos que ele semeia em nós, também nos parecem ser justos quando não temos experiência.

A humildade é a porta de entrada para o desapego e o combustivel da humildade é a suavidade impassivel.
É isso que dá constância ao homem, de modo que ele é sempre o mesmo sejam as circunstâncias e os pensamentos agradáveis ou desagradáveis.
Ele é indiferente seja para a honra ou para a desonra, alegremente aceita as coisas sejam doces ou dolorosas, permanecendo impassível.

Sem a discriminação que aprofundaremos mais adiante não se consegue separar os meios dos fins .
Esperar pelo fruto ( que representa a pureza do nosso intelecto em união com Deus ) adubando a arvore com a nossa paciente dedicação , deixando-a ser regada pelos elementos naturais que Deus providencia a seu tempo e não se precipitar a apanhar a flor antes de tempo é esse o nosso dever e caminho .

Sem comentários:

Enviar um comentário