O que separa o homem da Realidade Divina é a mais ténue das barreiras .
Allah está infinitamente perto de homem mas o homem está infinitamente distante de Allah .
Esta barreira para o homem é uma montanha que ele deve remover com as suas proprias mãos.
Escava para retirar a terra ,mas em vão; a montanha permanece ; contudo o caminhante continua a escavar em nome de Allah .
E a montanha desaparece,afinal nunca lá tinha estado!
É o buraco negro que é Tudo e Nada , donde nada escapa,nem a Luz , é o Mistério Magno.
Nota : Existem escolas em que a meta é chegar à mera contemplação de Allah , outras dizem ser necessário passar ‘para além’ de Allah , onde Allah ainda não era Allah , ao mergulho no Um .
Porque existe Criação ?
A Essência Una podia pela sua definição ,ficar imóvel , sem emanar , assim o mundo , as criaturas e o homem ,cada um a seu nivel , são para o sufi , actos de Misericórdia Divina de Allah a emanação do Um que decidiu ser conhecido por este processo .
Allah referindo-se ao Um disse a Maomé , ‘Ele era um ‘tesouro oculto’,desconhecido,quis conhecer-se e através de mim ,sua emanação ,criou o mundo.
Ou como diz a sabedoria popular : Só se conhece quem tem alguém que o olhe .
Ele manifesta-se a Si Próprio sob uma outra forma de Si Mesmo que é Deus,Allah.
O Um É e não há mais nada senão Ele.
Ele cria pela Sua imaginação num processo eterno e continuo capaz de alimentar a Criação para todo o sempre.
A Sua imaginação bebe no Mundo Imaginal emanado do Um onde fervilham os aspectos arquétipos que constituem a Unidade Divina.
Tudo na Criação se renova a cada instante , como diz Ibn Arabi ‘ o acidente não permanece por dois instantes e a totalidade do cosmos não passa de uma colecção de acidentes ‘ , tal como diz a parabola budista da lamparina de azeite ‘ a chama é sempre a mesma mas não cessa de se renovar a cada instante e assim nem é a mesma nem é outra’.
Tal como a chama o homem não tem autonomia própria mas o seu arder (o viver do homem) dá-lhe uma certa forma de ‘existência’ , a chama não subsiste sem o azeite o homem não pode subsistir sem o ‘sopro’ arquétipo que dá vida à matéria que o Criador vai criando e o sustenta em vida sempre em renovação.
Esse ‘sopro’ é uma expressão das infinitas possibilidades dos modelos arquétipos ao dispor do Criador .O Criador ao criar o cosmos cria o Tempo onde emerge a criação , tudo o que antecede a criação não tem tempo ,é eterno .
O Cosmos é dualidade e discontinuidade , Ele,o Ser é pura Unicidade por essência .
A formula corânica da criação é SÊ ( Kun) !! não o FAÇA-SE ( Fiat)!! da Biblia e esta diferença de uma mera palavra é imensa pois pelo Corão é o Ser Absoluto (O Um) que se revela a Si proprio (não precisa de alguém o FAÇA por Ele pois Deus –Allah é já um reflexo do Um , o degrau mais proximo por assim dizer na escada da criação).
Porque não é possivel conhecer Allah na Sua Essencia ?
Encontra-se oculto por véus ( hijab) ou barreiras , barreiras essas criadas pela própria natureza humana com a sua percepção habitual e limitada .
Allah está velado pela luz da Sua incomparibilidade.
A ETERNIDADE É EXTATICA MAS CONTEM MULTIPLOS MOVIMENTOS QUE PRODUZEM O TEMPO(PASSADO,PRESENTE E FUTURO)
ResponderEliminarO MOVIMENTO É AMANIFESTAÇÃO DIVINA QUE RESULTA NA CRIAÇÃO.
RIO29/05/2015
O.B.SILVEIRA