-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O Natal e os Misticos Renanos


'De que me serve esse Nascimento se ele não se produzir em mim ? O que me importa é que ele se produza em mim ' Santo Agostinho.

Na Mistica Renana a época de Natal é a altura do homem meditar na sua origem e finalidade ultima e em descobrir que Deus pode nascer em nós não só no Natal mas todos os dias se todos os dias não nos esquecermos que somos Filhos Dele .

'É Natal todos os dias ' Mestre Eckhart .

Como dizia Santa Irene 'Deus habituou-se a viver no homem para que o homem se habitue a viver em Deus '.


O presente 'de Natal' de Deus aos homens é precisamente essa dádiva do seu Filho incarnado nesse dia de Natal para nos mostrar como é o caminho do 'regresso a casa' e como devemos agir para lá chegar .
Para Eckhart este tema é recorrente na sua doutrina e expressa-se na expressão do 'Nascimento de Deus na alma' .
Na mistica Renana o Natal é a festa deste Nascimento,desta nova Vida,desta Luz no meio do Inverno como inicio do 'parto' de Deus no homem que culmina na Pascoa com a 'morte' do homem velho e o 'renascimento ' do homem Novo.
O Natal cristão vem no seguimento da festa pagã do Sol Invictus donde ressurge o tema da Luz que ilumina a escuridão do Inverno , ou seja, que o homem pode renascer para a sua Reabilitação apesar de estar mergulhado nas trevas 'do mundo' e percorrer o caminho até á sua Divinização .

O mais piedoso     : Ver Deus nascer como homem.
O mais importante : Sentir em nós esse nascimento.
' Angelus Silesius '

Sem comentários:

Enviar um comentário