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quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Os Discursos de Pedro de Damasco --Parte 2


Os dois tipos de medo


Como a fé, o medo de sermos pecadores ( não levarmos a vida que sentimos dever levar no sentido espiritual ) é de dois tipos: o primeiro é introdutório, enquanto o segundo, que cresce a partir do primeiro, é perfeito.

Quando ele está ativo dentro de nós, esse medo introdutório nos ensina o caminho que conduz à vida, pois é dito: "afasta o mal e faz o bem" (Sl34:14).
Quanto mais um homem se esforça para fazer o bem, mais o medo cresce, até das faltas mais leves que ele pensava que eram insignificantes enquanto ainda estava nas trevas da ignorância.

Ao temer desta forma o medo se torna perfeito, ele próprio se torna perfeito através do sofrimento interior: ele não mais deseja o pecado, mas, temendo o retorno das paixões, ele permanece nesta puro medo invulnerável.

Como o salmo diz: "O temor do Senhor é puro e permanece para sempre" (Sl19:9. LXX).

O primeiro tipo de medo não é puro, pois surge em nós por causa dos nossos pecados.

Mas, independente do pecado, a pessoa que foi purificada continua a sentir medo , não porque peque , mas porque, sendo humana, ela é mutável e propensa ao mal.

Em sua humildade, quanto mais avança através da aquisição de virtudes, mais ela teme.
Isso é natural, pois quem possui riquezas tem medo de as perder, existe sempre medo da perda,
da punição, da desonra, e da conseqüente queda do seu grande património.

O sinal do primeiro tipo de medo introdutório é o ódio do pecado e da raiva em direção a ele, como alguém que ferido por uma besta selvagem .

O sinal de medo perfeito é o amor da virtude e o medo da recaída, já que ninguém é inalterável.
Assim, em cada situação ao longo da vida presente, devemos sempre ter medo de cair.

"Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e quem muito preza os seus mandamentos ", ou seja, que muito preza a virtude.

Tal pessoa tem o status de um filho, pois ele preza a virtude não por medo de punição, mas por causa do amor que lança fora o medo ".

É por isso que ele tem grande prazer, ao contrário do escravo que executa ordens sob pressão por causa do seu medo da punição.

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