Existe o Mal e qual a sua origem ?
A natureza da existência para o Sufi é pois virtual , uma contingência e não uma verdadeira existência .
O Profeta diz ‘ Deus é belo e ama a beleza’ , logo onde não há a Sua Luz é o reino da sombra,do Mal .
O Mal não existe per si ,existe onde falta a Luz ,é uma ausencia de Luz e não uma existência própria.
Quanto mais o homem se afasta da Luz mais o Mal se aproxima dele .
O Mal tem utilidade ?
Tem ,pois ajuda o homem através do sofrimento e da morte a descobrir afinal a sua contingencia face á Realidade Divina.
Por isso Lucifer sendo uma energia invertida é no entanto um factor de Luz, o que faz a Luz.
Um sábio Sufi disse ‘o homem está entre os dois dedos de Allah ‘, ou seja , está entre o Ser e o Mal , entre a contracção e a expansão ,entre a Ira e a Misericórdia .
O homem comum não vê as duas faces , mas apenas uma delas e pensa que o Mal é real quando é uma mera ausência de Luz , um instrumento de ‘cura’ para a descoberta espiritual assim como uma cirurgia ou um remédio amargo para a cura fisica.
Todo o mal tem o seu bem e toda a virtude o seu vicio , este é um dos aspectos do Coincidentia Oppositorium .
O mundo carrega uma privação existencial decorrente da natureza da Manisfestação Divina e assim pela sua própria natureza ,jaz nele a fera adormecida do Mal que tanto faz cair como pode libertar .
Aqueles que ‘não sabem’ vivem e afirmam o seu eu em tudo o que no mundo o alimenta, como paixões e vicios materiais .
O sábio percebe que ‘Deus escreve por linhas tortas’ e vê o Mal na sua verdadeira dimensão e contexto dual , o sufi vive em paz porque percebe que o finito do mundo é uma mera possibilidade do Infinito, a existência fisica um mera ilusão reflexa ,algo que é ‘não-Ele ‘ .
Como disse Ibn Arabi ‘ É Ele e não-Ele , Luz é Ser e escuridão ,é o Tudo que parece Nada ‘.
A queda de Adão é a queda do homem comum ,no desconhecimento , queda essa que o homem comum protagoniza no seu dia a dia e é o rastilho do Mal .
Em toda a criação só o homem cai no Mal , não os restantes animais.
Maomé disse de Allah : ‘A Sua Compaixão precede a Sua Ira’ .
Assim o Mal nunca se pode sobrepor ao Amor ,por mais maligno que o homem seja não pode nunca ‘desligar-se’ por completo da sua verdadeira essência,da sua deiformidade.
Todo o homem em alguma altura da sua vida sente uma Voz interior ,pelo seu livre arbítrio pode ou não segui-la .
Por isso o Alcorão diz : O bem vem de Deus , o mal de vós próprios e no entanto Tudo vem de Deus’( 4:78/79) .
Deus não quer o Mal mas deixa-o ‘actuar’ indirectamente como catalizador e ‘cura’ do homem,Seu reflexo na criação.
‘Cada homem não conhece o mal senão à sua custa.
Ninguém transporta o fardo de outrem’ ( Alcorão ,6:164) .
O Mal , a Ira de Deus é apenas um sopro,um aspecto da Sua Misericordia.
A Misericordia provém da Existência,da Unidade, do Conhecimento e da Luz.
O mal provém da não-existência, da divisão, da escuridão.
Vencer o mal significa voltar ao Centro em direcção à Luz e é esse o caminho do Sufi.
A maldade não é mera ausencia ética mas uma carência ôntica que exprime a deficiência de recepção da Luz do Ser , as ‘boas intenções e rigor morais‘ são por si sós insuficientes se não houver Conhecimento .
É essa deficiente recepção de Luz que nos cria uma nostalgia ao vermos algo de Belo , que nos move a procurarmos a beleza nas criaturas e na natureza , é um sentimento de Falta , de saudade do arquétipo .
‘Toda a beleza é incrivelmente dolorosa‘ disse um mestre Sufi.
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