-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

As Noites Escuras do Caminho -Parte 13



PARTE 13


Noite escura do Espirito

Purificação activa da Memória

Metodos de mortificar a Memória pela Esperança segundo S. João da Cruz



Influencias Imaginárias e sobrenaturais

Estas influencias são noticias guardadas pela memória relativas a visões , revelações , locuções e sentimentos espirituais .

Os perigos ,caso a memória se agarre a elas, são diversos :

--- Tomarmos umas coisas por outras , ou seja , tomarmos fantasias por coisas de Deus , o falso pelo verdadeiro e vice versa , o pouco pelo muito,etc.

---Cairmos por aí em vãs presunções , vaidades e soberba espiritual .

---Deixarmos entrar as tentações do demónio que , grão a grão , nos induz ao erro de pensarmos que vêem de Deus e escorregarmos para apetites , afectos, gula espiritual e outros danos .

Há que negar tudo desde principio, porque erro pequeno a principio se torna grande no fim.

--- Travar o caminho para a união desejada com Deus .

--- Julgar erradamente sobre Deus se pensamos que algumas destas noticias sobrenaturais se assemelham a algo Dele e que por meio delas podemos chegar a Ele ,pois nada nos pode fazer chegar a Ele que tenhamos recebido por via natural ou sobrenatural .

Influencias espirituais

Tal como no Entendimento estas influencias ou noticias espirituais podem ser incriadas ou vindas das criaturas .

Vindas das criaturas devem ser afastadas da memória de imediato pois nada vindo das criaturas deve ser recordado pela memoria .

Se lhe causarem bom efeito poderão ser recordadas não para serem retidas mas para aumentar o amor e a noticia de Deus .

As incriadas como não possuem formas ou imagens para serem recordadas pela memoria , podem ser recebidas sempre que se quiser pois produzem o efeito de lembrar os toques de união que Deus faz para renovar a luz , o amor e o deleite espiritual da sua presença e como nada podemos fazer para as impedir de chegar há que recordar o efeito da sua presença .

Nota final :

Para terminar esta parte da memória , sublinhar que o se pretende é que a alma se una a Deus segundo a memoria pela Esperança e isso só se faz se fizermos o vazio dessa memória ( nada recordando das criaturas e do mundo ) para nesse vazio se fundar a Esperança em recebermos apenas o que não é operado pela nossa memoria .

Sem comentários:

Enviar um comentário