Parte 1
O Caminho e as suas Noites
O Caminho e as suas Noites
Durante a vida somos confrontados continuamente com o mundo exterior que nos envia problemas ( doenças , conflitos pessoais e profissionais , desemprego ,etc ) que não controlamos minimamente e que nos marcam irreversivelmente e ,por vezes , damos connosco a pensar se existe um Deus justo e que definição de justiça é essa.
Quando tudo corre bem , pensamos que Deus nos ama e que a vida é um rio tranquilo .
À menor contrariedade , julgamo-nos abandonados e em àguas turbulentas.
Esta dialética que confronta aquele que pensa e se debruça sobre a sua vida e o seu destino constituem os dilemas iniciais com as primeiras duvidas , as primeiras incertezas que criam as primeiras angustias , os primeiros sofrimentos de quem procura o seu caminho ainda sem C grande .
Todos desejamos alcançar o nosso objectivo , o nosso destino sem ter de passar por continuas angustias e sofrimentos , chegar a Deus saltando as etapas do Caminho sem passar pelas suas Noites.
O problema aqui é que na vida nada se pode fazer aos saltos com atalhos evolutivos , todo o fim tem um caminho e o caminho suas etapas que dele fazem parte integrante .
Daí a necessidade das Noites escuras do Caminho ,como todas as religiões o confirmam.
Na tradição cristã temos as Noites de Santa Teresa Avila ( que refere mais as alegrias alcançadas no Caminho que as Noites que passou durante o mesmo ) e sobretudo de S. João da Cruz .
É importante salientar que as Noites não são uma fatalidade , são apenas a consequencia de uma decisão da pessoa que acredita que é preciso regressar a Casa do Pai para realizar o seu Destino.
Também é importante saber que as Noites não significam necessáriamente ‘ausencia de luz ’ mas podem ser ‘excesso de luz’ e quem não está preparado para olhar o ‘ Sol de frente ‘ fica cego e só vê tenebras , daí a necessidade de , ao atravessar as Noites , nos prepararmos para ‘olhar de frente ‘ usando os metodos e a pratica descritos nos proximos capitulos .
Sem comentários:
Enviar um comentário