-->
A Saudade Portuguesa segundo Teixeira de Pascoaes
A palavra Saudade é unica na nossa lingua e não tem paralelo ou equvalência em nenhuma noutra .
Porque será ?
Acompanhemos o pensamento de Teixeira de Pascoaes .
O Povo Portugues é um misto de raças ariana ( grego –romana , celtas ) e semita(judeus, arabes) e obtem uma identidade como Povo a partir desse mescla.
Da parte ariana tirámos a Forma , a realidade tangivel ,o Paganismo da natureza , da parte semita tirámos o ideal , o abstracto espirtual ,o sacrificio do individual ao espiritual .
Faz-se assim uma fusão de uma dualidade que antevê a harmonia dos opostos , do equilibrio entre o Bem e o Mal como vectores da mesma fonte energetica que precisam ser postos em ‘temperatura ‘, em equilibrio .
O Povo portugues é o unico onde o Bem e o Mal , Deus e o Demonio não são incompatives , sempre existiu uma ideia interior , talvez insconsciente para muitos , mas muito arreigada na maioria , que é preciso unir a dualidade dos opostos para obter progresso espiritual .
Daí se dizer :
Um chabo ao diabo ,sempre se deu...
ou
Contigo , Senhor Diabo , antes de bem que de mal ...
Portugal viveu muito anos com uma Religiosidade independente de Roma , apenas por motivaçoes politicas prestou obediência a Roma e conseguiu fazer uma mistura das suas crenças antigas com as do cristianismo , daí as as festas populares até hoje onde se mistura e sempre se misturou a componente pagã com a componente cristã .
É complacente com a igreja oficial por conveniencia politica mas quando quer adorar a Deus vai directamente sem intermediarios como sempre fez .
A saudade , no mais alto sentido, significa a divina tendencia do povo portugues para Deus .
A saudade tem duas faces, a do Desejo e a da Esperança , com as quais o povo deseja e tem esperança que o homem reconquiste o que a saudade esconde , o reconquistar da unidade Divina que o povo ‘sabe’ que existia outrora e onde ele era Um com Deus no Paraiso celeste mas que agora está ‘encoberto’ pela bruma da ignorancia e da materia , e disso o povo tem Saudade .
Este sentimento saudoso deriva do nosso Idealismo , que considera a vida do Espirito como a libertação da matéria .
O povo sabe que existe uma vida do Espirito para além da materia e por isso tem Saudade .
A materia existe , mas só o Espirito vive .
O povo sabe que é preciso unir esta dualidade , materia e Espirito , para trasmutar o demoniaco em divino e a criatura animal em criatura espiritual . O Espirito é o fim divino da materia .
Temos uma especie de ‘alma saudosa’ que sempre esteve presente no povo portugues.
O povo tem ‘saudade ‘ de Deus , uma saudade que configura ‘saber ‘ que existe algo mais a um nivel espiritual que foi esquecido, ignorado e que é preciso Reconquistar.
O homem portugues , em virtude do poder da Saudade, formada pela Lembrança , pelo Desejo e pela Esperança , eleva-se da propria miséria e contingência à contemplação do Reino Espiritual , do seu Graal , de onde tem a Lembrança de ter estado , pela força do Desejo e da Esperança de lá regressar .
Vemos Deus pelos olhos da Saudade e a sua figura por nós reconstruida é integrada em nós , passando a participar conosco numa cooperação universal .
Na escada de dois sentidos , assim como o homem olha para o Ceu com o Desejo e a Saudade assim também Deus teve a Lembrança do homem , feito á sua imagem , e se humanizou em Cristo para o salvar.
Também o Platonismo tornado sentimental e popular, originou o Cristianismo que abriu uma nova era á alma humana.
Sem comentários:
Enviar um comentário