O Filho chegou ao país distante e aí esbanjou todo o dinheiro da sua parte da herança que tinha recebido do Pai vivendo como um libertino .
O titulo desta Parte 2 também podia ser Porque é que Adão foi expulso do Paraiso ?
A intenção do Filho ao sair de Casa era deixar de ser Filho para ser Pai ,para ser Criador do seu próprio Reino.A herança, que tinha sido dada pelo Pai , foi gasta sem a preocupação de produzir riqueza equivalente , pensando o Filho , nesta altura , que acabando a herança do Pai haveria de ‘surgir ‘ mais riqueza no seu novo Reino a partir da sua própria criação como Rei desse novo Reino .
Esqueceu-se , porém , que quem produzia a riqueza era o Pai e que ele não tinha os ´meios ´de a gerar fora da casa do Pai . Não sendo capaz de gerar riqueza , obviamente , com o tempo, ficou na miséria porque na sua nova situação o Pai já não o podia sustentar mais , daí falar-se da Cólera de Deus , da Expulsão do Paraiso como conceitos das várias religiões para falarem neste tema .
É precisamente porque somos 'filhos' do Pai Criador que nós temos também constante 'necessidade' de estar a 'fazer coisas'. Mas o nosso problema é que nos 'desligámos' do Pai Criador. Somos como aquele autómato que o japonês fez à sua semelhança, mas em vez de estarmos conectados com o Pai Criador, perdemos a comunicação. É como se o autómato do japonês perdesse a conexão e começasse a andar sozinho contra as paredes e a fazer estragos.
Daí todas as religiões proporem que nós regressemos para junto do nosso Pai Criador e fiquemos lá, para não voltarmos a perder a conexão com Ele. Daí os mais diversos caminhos propostos por cada uma de acordo com a capacidade cultural dos seus discipulos.
O Filho estando desconectado do Pai já não consegue ‘produzir’ coisas Úteis , ele produz coisas mas coisas sem nexo e meramente Materiais e sem sentido Cósmico .
Fica assim na miséria e impossibilitado de regressar a Casa , quer pela sua própria ambição de Criador quer por ter as portas da Casa do Pai trancadas pela ‘Cólera de Deus ‘ .
Nesta nova situação o Pai não permite que o Filho, a quem deu a liberdade de sair de Casa , regresse a ela sem primeiro se ter ‘liberto’ da sua própria Ambição de ser Criador e mostra que o Pai tem duas faces , a do Amor ‘Divino’ mas também a do Castigador ‘Demoníaco’ .
«Ele baniu o homem e colocou, diante do jardim do Éden, os querubins e a chama da espada fulgurante para guardar o caminho da árvore da vida.» (Gn 3, 24).
«... que agora ele não estenda a mão e colha também da árvore da vida, e coma e viva para sempre!» (Gen 3, 22)
O que lhe resta ? Ganhar a vida á sua custa e trabalhando para ganhar o pão diário com o suor do rosto .
"Porque escutaste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te proibira de comer,maldito é o solo por causa de ti! Com sofrimento dele te nutrirás todos os dias da tua vida.Ele produzirá para ti espinhos e cardos, e comerás a erva dos campos.Com o suor de teu rosto comerás teu pão até que retornes ao solo, pois dele foste tirado.Pois tu és pó e ao pó tornarás."(Gn 3, 17-19)
Sem comentários:
Enviar um comentário