-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Como se mete o Palácio do Rei numa pequena alma



Desconheci até agora que uma coisa tão Grande (Deus) residisse numa tão pequena (a minha alma). 

Se mais cedo tivesse conhecimento deste ilustre hóspede, mais cedo teria mudado a minha atitude perante o apego às coisas do mundo.

Tenho por impossível, que se tivéssemos sempre consciência da Presença em nós desse hóspede, nos déssemos tanto às coisas do mundo, pois logo perceberiamos como são baixas em relação às que dentro temos. 

Se tivesse mais cedo conhecido a Presença desse Rei em mim, não o teria deixado tantas vezes sózinho e teria ficado mais com Ele, mas....procuraria estar menos suja. 

Que coisa assombrosa, quem os mundos e as criaturas Criou, encerrar-se em coisa tão pequenina. 

Há que sermos dignos dessa Maravilha da Criação.

O Criador, ao encerrar-se em nós, adapta-se à nossa medida, suprema Bondade e Amor.
 
Ao principio da nossa consciência dessa Presença, Ele não se manifesta muito para que a alma não se assuste por se ver com tão grande Grandeza.

A pouco e pouco, na alma mais 'acostumada', Ele vai-a ' alargando' para se dar mais a conhecer e para ir nela colocando o Melhor para ela e tornando grande este palácio (a nossa alma) para Ele nele habitar com a Sua Grandeza.

Basta nós Lhe entregarmos as chaves deste palácio, a nossa alma, e o esvaziemos de todas as coisas que lá não pertencem, para que Ele possa tirar e pôr como em casa própria para o Melhor para nós e para toda a Criação. 

Teresa de Avila

Sem comentários:

Enviar um comentário