-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A subida do Monte ou o Caminho Sagrado

O Caminho Sagrado


Este Caminho leva o homem a Deus, a ser Um com a Sua Vontade e a deixar a sua própria.

S.João da Cruz deixou-nos uma gravura que ilustra bem a vida espiritual, o Caminho a seguir.

É o desenho de um monte, cujo cume representa a Perfeição figurada num círculo e cuja subida é descrita em três sendas que se dirigem para o centro do círculo e das quais apenas uma, a mais estreita, chega ao cimo; é a senda do Nada que segue direita até ao centro do círculo onde se lê: "Só mora neste monte a Gloria de Deus".

Ele desenhou, para nosso espanto em pleno século XXI, a subida ao monte Carmelo como a subida do encontro com Deus. O topo do monte (a montanha representa o ser humano, o corpo humano), é o encontro com o Espírito Santo, a santidade, a realização divina.

É o caminho (senda Perfeita) do Nada, porque para o seguir, é preciso deixar tudo o que nos impede a procura de Deus e ocupa o nosso coração com desejos e bens terrenos (senda errada) ou o distrai na procura egoísta de bens espirituais (senda imperfeita).


É o caminho ordenado para Deus Criador e não desordenado para as criaturas.

Nas duas margens da senda do Nada existem as duas sendas mais fáceis e cômodas a que S.João da Cruz chama de caminhos do espírito não-perfeito e que terminam a meio do monte, tornando impossível a subida.

Para sair das sendas imperfeitas é preciso não se ligar a absolutamente nada, a não ser em plena conformidade com a Vontade de Deus, pois tudo a que nos ligamos por nós e não por Deus, torna-se para nós em fonte de preocupação, de desejos, de agitação e ansiedade, atormentando o nosso coração e projectando-nos insaciavelmente na busca dos nossos próprios desejos.
Por isso, junto a essas sendas laterais está escrito, 'bens da terra, nem isto' , 'bens do céu, nem isso' e por conseguinte Nada.
 

Nada que não conduz ao vazio ou à morte mas à plenitude e à vida.
Por este caminho do Nada, há lutas e desapegos, mas nunca desanimar pois estamos acompanhados e não caminhamos sós.
"Mesmo que o Senhor te dê o pão da angustia e a água da tribulação, já não se esconderá perante teus olhos e teus ouvidos ouvirão atras de ti : Este é o caminho, andai por ele, o Mestre  caminha junto ao seu discípulo, este não deve temer.



Oração do Fugitivo 

Recebe o Teu fugitivo, Senhor, basta de sofrimentos pela minha servidão ao Teu inimigo, basta de ser brinquedo de aparências enganadoras.
Aceita-me como Teu servo, que venho fugido dos Teus inimigos, que me retiveram sem lhes pertencer, por minha culpa, por viver longe de Ti.
Só agora compreendo a necessidade de regressar a Ti, abre-me a porta porque estou a bater ; ensina-me o caminho para a Ti chegar e dá-me Força para a viagem.
Em Vós espero para Te servir para sempre e fazei de mim o que Vos aprouver.
Santo Agostinho


Sem comentários:

Enviar um comentário