-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

A dificuldade da Perfeição


A dificuldade da Perfeição, da Iluminação, do Satori


Como superar estas dificuldades?

"Nem todo o que me diz : Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que faz a Vontade do Pai"

Sem o desapego do mundo e a completa humildade e abandono à Vontade Divina, de nada serve, ir todos os dias à igreja, sinagoga, mesquita, fazer altas magias e praticar na sua loja, comunidade espiritual os respectivos cerimoniais esotéricos.

A suma Perfeição não consiste em regalos, consolações interiores, grandes voos e arroubamentos do espirito, nem em visões, nem em fazer profecias, mas em ter a nossa vontade tão conforme à Vontade de Deus que se chegam a confundir e só queiramos o que Ele quer, em sermos como Ele quer que sejamos, em nos convertermos numa 'vontade vivente de Deus'. 

Teresa de Ávila


Fazer a Vontade DIvina é também praticar no dia a dia o desapego, a humildade e o abandono ao que Deus quer de nós, daí a dificuldade do caminho espiritual na sociedade e no homem de hoje que tudo quer controlar pensando, na sua loucura, ser Deus. 

Muitos ouvem a Palavra, muitos leêm livros cheios de teorias, mas poucos as praticam, poucos saiem da zona de conforto para o caminhar na Via Sacra da prática quotidiana.

Aquele que busca verdadeiramente a Perfeição, deve fugir da auto-santidade a seu belo prazer, de acordo apenas com seus projectos, gostos e opiniões pessoais.
Sómente Deus, o único que santifica, conhece o que mais convêm à nossa Perfeição.
Deixemo-nos conduzir por  Ele com docilidade absoluta, que se faça em nós a Sua Vontade.

" Só entram na Jerusalém celeste, os únicos dignos, que se abandonam à Vontade de Deus ".

A oração do Humilde  

Ensina-me Senhor, não só o que queres de mim, mas também o que Tu és, porque quanto mais Te conhecer mais Te posso amar e conhecer a Tua vontade. 

Com esse conhecimento, concede-me também a Força para o seguir, porque não basta amar-Te e conhecer a Tua vontade, mas é preciso ter forças para Te servir com as obras do dia a dia e cumprir tudo o que Tu queres de mim. 

Cura-me, Senhor, pois sou cego e não vejo a Tua vontade nem conheço, muitas vezes, o que desejas de mim; não vejo a Tua beleza e assim, não Te amo como deveria...ilumina os meus olhos, meu Deus, e cura a minha cegueira, faz-me ver a Tua vontade e a Tua beleza. 

Também sou coxo, meu Deus, dá fortaleza às minhas pernas frágeis, pois não tenho força para caminhar para Ti quando me chamas, para andar nos Teus caminhos, para fazer o que Tu me pedes, para cumprir a Tua vontade quando ma dás a conhecer; eu arrasto os pés e claudico miseravelmente...Oh meu Deus! cura a minha imperfeição, faz que Te siga sem hesitar em vez de me arrastar coxeando atrás de Ti.... 

Oh meu Deus! Ajuda-me e dá-me forças para levar a Tua cruz e seguir-Te, cumprindo o que exiges de mim.
Oh meu Deus! Tu bem conheces a necessidade que este Teu pobre servo tem das Tuas graças, tão cego, frio e impedido está no seu caminhar. 

Charles de Foucauld

Sem comentários:

Enviar um comentário