-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Os Dons do Espirito Santo - Parte 6




O Dom do Entendimento

O Dom do Entendimento (ou Inteligência) do Espírito Santo, corresponde à Virtude da Fé e ao pecado mortal (para a alma) do Orgulho.

O Dom do Entendimento prolonga a Virtude da Fé para além da nossa capacidade em desenvolver essa Virtude. 

Se a Virtude da Fé nos permite 'ver o Invisível', o Dom do Entendimento permite-nos 'entender o Invisível', dá-nos uma quase intuição da verdade divina.

Nós não podemos desenvolver esse Entendimento do Invisível porque ele é um Dom de Deus (Espírito Santo). 

No entanto, nós podemos desenvolver a Virtude da Fé até um ponto em que nos tornamos dignos de receber esse Dom da parte de Deus.

Quando se diz 'entender o Invisível', não significa apenas entender as verdades abstratas da Fé, significa também entender a realidade invisível que se esconde por detrás da realidade (física) visível , fazendo-nos penetrar (intus légere - ler dentro) no significado interior das verdades reveladas.

A palavra “inteligência” é derivada de intellegere, que significa ler dentro, penetrar a fundo. 
Na ordem natural, entendemos intelligimus quando captamos a essência de alguma realidade. 
Na linha da Fé, paralelamente, entender é penetrar, ler no íntimo das verdades reveladas por Deus, é ter a intuição do seu significado profundo. 


Pelo Dom do Entendimento, o cristão contempla com mais lucidez os mistérios da Santíssima Trindade, a importância dos sacramentos, da liturgia, da Palavra de Deus, das mortificações, meditações, orações, da moral católica etc.

A penetração que o Dom da Inteligência (ou do Entendimento) nos dá é diferente daquela que o teólogo adquire pelo estudo; esta é relativamente penosa e lenta. 
Além do que, pode ser alcançada por quem tem alcance intelectual, mesmo que não possua grande amor. 


Ao contrário, o dom da Inteligência é eficaz mesmo sem estudo; é dado aos pequeninos e ignorantes, desde que tenham grande amor a Deus.
 
Jesus disse: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelastes aos pequeninos” (Mt 11,25)

São frutos do Dom do Entendimento as intuições das verdades da Fé que são concedidas durante retiros espirituais ou durante uma leitura inspirada pelo amor a Deus, verdades que tomam então clareza nova e transformam a vida da pessoa a quem é concedido este Dom.

O Dom do Entendimento mostra também o “horror, a hediondez do pecado” e a grandeza da miséria humana.

Os santos, quanto mais se aproximaram de Deus, quanto mais foram santos, tanto mais tiveram consciência do seu pecado ou da sua distância em relação Àquele que é três vezes Santo.

Em suma, o dom do entendimento nos faz ver melhor a santidade de Deus, a infinidade do Seu amor, o significado dos Seus apelos e também a pobreza da criatura que se compraz em si mesma, em vez de aderir corajosamente ao Criador.



Entender as coisas como Deus as entende

Este Dom nos faz entender as coisas como Deus as entende, com a inteligência de Deus. 

É o Dom com o qual o Espírito Santo nos introduz na intimidade com Deus e nos torna participantes do plano de Amor que Ele tem conosco.

Sob o Dom do Entendimento as almas vêem as coisas com o próprio Olhar de Deus e realizam actos reservados a Deus e próprios das Pessoas divinas numa como que participação ou colaboração na vida Trinitária.

Este Dom revela Deus e Sua Omnipotência, de um modo intuitivo 'à maneira de Deus'.

Num só relance a alma atenta ao Espírito descobre o Plano Divino a seu respeito.

Sem altos raciocínios ou dialéticas intelectuais.

Não depende da inteligência 'cerebral' da alma mas sim do seu Amor e da sua perfeita aceitação ao sopro do Espírito Santo.

Passagem do criado ao Incriado

As almas puras e contemplativas que o recebem, usam o Dom do Entendimento para, à mais pequena coisa, recordarem simbólicamente ou por analogia a Presença de Deus, pois 'extraem' automáticamente e por via deste Dom o Incriado do criado. 

Descobrem Deus nos mais insignificantes pormenores da sua vida, começa-se na terra a vida eterna.

Com este Dom, o visivel transmite de imediato o invisível que conduz a Deus.

Tudo leva a Deus.

Santa Catarina de Ricci não podia ver uma rosa vermelha que não pensasse logo no Sangue Redentor, na necessidade da cruz e da morte para a Ressureição.

"Quando vejo o Sol a entrar pelos nossos claustros a dentro e invadi-los com seus raios, penso que é também assim que Deus procede para com a alma que não busca senão a Ele".
Isabel da Trindade



A oração Intuitiva

Com este Dom a oração deixa de ser discursiva, apenas se fixa na verdade por uma intuição divina.

O orante concentra-se na Divindade, sente-se num abismo sem fundo, onde sem ver ou distinguir nada em concreto, sente a Presença e Nela comunga.

"Agora conhecemos imperfeitamente, então conheceremos tal como somos conhecidos".

Sem comentários:

Enviar um comentário