-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

domingo, 8 de maio de 2016

Elisabete da Trindade - Parte 5


Doutrina Espiritual 

A Presença e os sentidos

A Presença de Deus no centro da nossa alma é inacessivel aos sentidos.

Quem se quer aproximar dessa Presença deve fazê-lo em Espirito e em Verdade não pela sensibilidade.

O erro dos principiantes é quererem 'sentir a Deus', 'chorar por Deus', ter alegrias sensiveis e inebrantes e mesmo almas mais avançadas têm por vezes dificuldade em se desembaraçar de tal desejo 'emotivo-sentimental'.

A Paz divina não se 'sente', passa além de tudo que pode sentir-se.

Quem O chegou a 'sentir' tão perto, quando se afasta desse 'sentimento', parece que um muro espesso, já não um véu, o separa Dele, é duro!

Porque 'senti-Lo' é ilusão, a Realidade é 'estar com Ele' em Espirito e Verdade.

De que servem as doçuras e consolações choramingueiras? ....
Nada disso é Ele!...
E quem nós procuramos é Ele!...

A alma já não se detém nos seus gostos ou sentimentos. 
Pouco lhe importa sentir Deus ou não; pouco lhe importa que Ele lhe dê alegrias ou sofrimentos; só o estabelecer essas diferenças lhe causam vergonha e desprezo por si própria quando ainda se deixa impressionar por elas, ela apenas crê no Seu Amor! E é tudo!





Isabel e o Caminho do leigo

Isabel não complica as coisas para quem quer viver em e para Deus.

Isabel diz que todos têm em si a Trindade, precisam é de destapar o véu que a cobre e para isso precisam de ter Fé e praticar as virtudes.

O essencial está na intenção, que importa guardar em Deus, o mais possivel e assim em cada momento de cada dia tudo fazer em nome Dele, sacralizando a nossa vida e dedicando-a a Ele.

Muitas almas piedosas não sabem sequer achar a Deus, mesmo na oração, porque põem na sua imaginação que a vida espiritual é qualquer coisa de inacessivel, reservado a um pequeno grupo de privilegiados, a quem chamam de 'misticos' , e.....complicam tudo!

A verdadeira mistica é na banalidade das cruzes de cada dia.....


Isabel dizia: 'Queres ser toda Dele apesar de viveres no mundo? 
É muito simples. Ele está sempre contigo , pois bem, está sempre com Ele! 
Nas tuas acções, nos teus sofrimentos, quando sentes o teu corpo a ser retalhado, deixa-te estar bem firme e espera Nele e vê-O 'a viver' na tua alma.  

'Sabe que nem alegrias ou tristezas, saúde ou doença, adulações ou maldade dos homens te podem afastar Dele'.

'Nós não podemos sair Dele, mas ai de nós se nos esquecermos por vezes da Sua santa presença e O deixamos sózinho, para nos ocuparmos de coisas que não são Ele ou melhor, não as façamos em nome Dele! 

Essa intimidade com Deus é tão simples!....É mais um repouso que uma canseira, como uma criança que descansa no colo da mãe'.


Isabel e a psicologia e os métodos do Caminhar para Deus 

Aos que buscam em desespero satisfazer a sua sede de Infinito, recomenda:
'Vejo que estás infeliz e a culpa é toda tua, digo-te eu! Está sossegado, descansa! 
Não penses que eu julgo que tens uma 'pancada', não! 
És nervoso, te excitas quando és contrariado! 
Se soubesses como se pode ser feliz quando se é contrariado! 

A principio, a gente tem de fazer esforços quando está a sentir tudo a ferver, mas devagarinho, suavemente, à força de paciência e com a ajuda de Deus, olha que se consegue tudo.

É preciso que faças para ti uma pequenina cela na tua alma, no mais intimo dela, e pensares, ou melhor, teres a Certeza pela Fé, que Deus está lá e lá entrares, a principio de vez em quando, com a prática cada vez mais.


Sempre que sentires os teus nervos a destravar-se, quando estiveres a sentir o teu sangue a ferver por seres contrariado, vai depressa! Safa-te, foge para lá, e....confia tudo ao teu Senhor, Ele logo te recebe como Pai amoroso e dá-te descanso, alívio!.....

Se tiveres prática neste processo, nada te consegue 'tirar para fora' e ficas lá....recolhida, abrigada, consolada e à espera....

Vês como é simples para quem Confia, vir ter com Aquele que mora sempre lá, na tua cela secreta, te esperando para te consolar nas dores e tristezas ou para te abençoar nas tuas alegrias e dádivas aos outros!

A gente põe-se à beira Dele como uma criança nos braços de sua mãe, e....deixa-se ir por aí fora....e assim a tua vida se torna um céu antecipado.

Torna-se um hábito a alma viver na Sua doce companhia e compreender que traz em si um pequenino céu em que, embora não O 'vejamos', já com Ele convivemos pela nossa Fé.

Já que Ele está ali, façamos-lhe companhia, como um amigo faz a outro amigo.


Não ligue importância se está desanimada, triste ou exaltada, enquanto aqui estamos neste mundo todos temos estas transições de estados, apenas Acredite que Ele não muda de estado, Ele está sempre lá no seu interior à sua espera para o estabilizar e recentrar.

Nas horas mais dolorosas, pense que o Divino Artista, para tornar mais bela a Sua obra, está a servir-se do cinzel e deixe-se ficar em paz e submissa à Sua mão que em si trabalha para nos ir a pouco e pouco nos transformando Nele pelo 'fogo que consome'. 

O Bom Deus deseja nos enriquecer com as Suas graças mas somos nós que Lhe damos a medida em que o há-de fazer, na proporção em que nos deixamos imolar por Ele.

Não diga que isto não é para si, que é uma miserável...Não, pelo contrário,  é mais uma razão para ires ter com Ele na tua pequenina cela.

Nós não nos purificamos se ficarmos parados a olhar as nossas misérias, apenas pondo os nossos olhos Naquele que é a própria Pureza e esperando Nele para sermos direccionados no caminho certo.


''Quando estava a sofrer ou fatigada do mundo, olhava para a Cruz e pensava que não posso fazer menos, sofrer menos, dar-me menos do que Ele fez por mim e aí deixava de temer as minhas fraquezas porque Ele se tornava a minha força e com Ele em mim tudo o resto eram pormenores''.

Não esqueças que no centro de si própria a tua alma possui um Salvador que vem purificá-la a cada minuto.
''Ah, se eu pudesse dizer a todas as almas, que fonte de paz interior elas encontrariam se consentissem em viver em tal comunhão,em tal 'sociedade' com Ele.


Mas, quê? Não sabem esperar!.... Se Deus não se dá de forma sensível, pronto! deixam logo a Sua Presença! E quando Ele vem a elas, com Seus dons, não encontra ninguém
Estão lá fora, nas coisas exteriores!
Essas almas não habitam nem sequer uns instantes no fundo de si mesmas''.

Sem comentários:

Enviar um comentário