-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

domingo, 1 de maio de 2016

Os Dons do Espirito Santo - Parte 5



 

O Dom da Fortaleza

O quarto, é o Dom da Fortaleza ou Coragem. Corresponde à virtude da Fortaleza ou Força e ao pecado da Preguiça. 

Este Dom é uma espécie de coragem suplementar, que nós nem sabiamos sermos capazes de ter, em certas ocasiões. 

Também não é algo que se possa 'provocar' ou 'estimular' ou 'desenvolver', é um Dom de Deus (do Espírito Santo).

Aperfeiçoa a virtude da Fortaleza, dando à vontade um impulso e uma energia que a tornam capaz de operar e de sofrer alegremente e intrepidamente grandes coisas, superando todos os obstáculos.


Na vida temos bastantes motivos para perder a coragem, se apenas entregues a nossas  próprias forças mas pelo dom da fortaleza o Espírito Santo nos dá forças além das naturais, podendo alcançar também àquilo que só pela força de Deus é possível. 

Esta força divina transforma os obstáculos em meios e assegura tranquilidade e paz mesmo nas horas mais difíceis.

A Virtude da Fortaleza não tira uma certa hesitação, um certo receio dos obstáculos e dos reveses, o Dom da Fortaleza confere uma decisão forte, segurança, alegria que produz resultados mais certos e definitivos, os nossos actos são executados sem pestanejar e com firme intenção, e neles se inclui a execução dos actos mais difíceis e a aceitação dos sofrimentos mais penosos.


Este Dom da Fortaleza transparece nas grandes almas que fazem grandes feitos mas e sobretudo nas que aceitam os sofrimentos com grande resiliência e Força.

Joana D'Arc tinha mais Força quando era queimada do que quando ganhou a batalha.

O Dom da Fortaleza ajuda a explicar a Força sobrenatural de almas já unidas ao Divino.


'É Ele, que aqui está, que me ajuda a sofrer, que me ensina a 'passar além da Dor' para Nele me repousar....transformando a minha fraqueza em Força indestrutível'.
Isabel da Trindade


Cultiva-se reconhecendo humildemente nossa impotência e pedindo-Lhe que nos conceda esse Dom para suprir nossas deficiências como criaturas. 

O homem no caminho espiritual mas ainda imaturo e fraco, pode perceber a Vontade de Deus a seu respeito mas não tem coragem para a cumprir, pelo menos, com perfeição.

É este o seu maior tormento e é aqui que precisa de pedir humildemente a ajuda do Espírito Santo para o fortalecer no momento oportuno com o Dom da Fortaleza e ao mesmo tempo não desistir de O pedir e procurar com persistência.


Os cristãos no acto da  sagrada Eucaristia, incorporam o Divino e com Ele recebem este Dom da Fortaleza.

Sem comentários:

Enviar um comentário