-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Os Dons do Espirito Santo - Parte 2



O Dom do Temor

O primeiro Dom do Espírito Santo é o Dom do Temor de Deus. 

Corresponde à virtude da Temperança e ao pecado da Gula-Excessos. 

O Dom do Temor aperfeiçoa a virtude da Temperança, apartando-nos dos falsos deleites que nos poderiam levar a perdermos Deus. 
Por saber que vivemos na Presença de Deus, evitamos a gula, a embriaguês, a sensualidade no vestir, nas atitudes, etc. 

A virtude da Temperança já nos ajudava a vencer esses excessos, mas o dom do Espírito Santo não consiste num esforço nosso, humano, mesmo se aperfeiçoado por Deus. 
O dom do Espírito Santo é o próprio Deus agindo em nós. 
Por isso vencemos imediatamente as nossas tendências más e as tentações. 

O Dom do Temor também aperfeiçoa a virtude da Esperança fazendo-nos temer desagradar a Deus e Dele ser separado. 

É um Dom, portanto, que nos inclina ao respeito filial de Deus, nos afasta do pecado que Lhe desagrada e nos faz esperarmos em Seu auxílio poderoso.


Compreende três atitudes principais: 

1) O vivo sentimento da grandeza de Deus e extremo horror a tudo o que ofenda sua infinita majestade; 

2) Uma viva contrição das menores faltas cometidas, por haverem ofendido a um Deus infinito e infinitamente bom, do que nasce um desejo ardente e sincero de as reparar; 

3) Um cuidado constante para evitar ocasiões de pecado. 

Não se trata, pois, daquele temor servil de Deus que nos inquieta quando nos lembramos de nossos pecados, nos entristece e perturba. 
Nem se trata do temor mundano do inferno, que basta para esboçar uma conversão, porém não basta para dar acabamento à nossa santificação. 

Trata-se do temor reverencial e filial, que nos faz recear toda ofensa nossa a Deus, produzido por um sentimento vivíssimo da majestade infinita de Deus e de seu infinito poder.

A gente do mundo tem esse temor culpado que é o medo, a angústia do castigo pelas suas faltas que, quando consciente, reconhece. 

O crente que recebe este Dom apenas teme ofender a Deus e evita tudo o que possa conduzir a isso.


'Choro os pecados que tão mal Te fizeram'!
'Antes morrer que Te ofender'!

Neste Espirito de Temor a alma se mantêm na humildade, perante o Poder e a Majestade do Pai e em estado de perfeita docilidade perante o Espirito Santo. 

Este Dom é necessário para se evitar a excessiva proximidade de Deus, aos que pensam tratar com Deus como se fosse apenas um igual, esquecem-se da grandeza e infinita distância que os separa Dele e isso deve impor respeito e não liberdades inconvenientes. 


Cultiva-se : 

1) Meditando na infinita grandeza de Deus e Seus atributos e considerando que o nosso mais pequeno pecado é uma ofensa a Ele. 

2) Fazendo exames de consciência incidindo mais na nossa pequenez com compunção e humildade do que meramente analisando com detalhe as nossas faltas.

Sem comentários:

Enviar um comentário