-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Elisabete da Trindade -Parte 2




Elisabete da Trindade 


Doutrina Espiritual 


O Céu na Terra

A sua vida procura dar respostas a perguntas como: “Onde encontrar Deus? Como chegar ao Céu? Como viver em Deus num mundo tão marcado pelos valores materiais?”

Todos queremos o Céu! 
Ninguém deseja ou labuta para ir para o inferno. 

Mas, o que de fato temos feito para conquistar o Céu? 

Num mundo onde satisfazer as necessidades se tornou prioridade, como temos nos portado diante das coisas temporais e das eternas? 

Temos com certeza inúmeras preocupações em nosso dia-a-dia, mas se quisermos chegar ao Céu, ou melhor, viver desde já o Céu, precisamos traçar um caminho, fazer um planejamento, colocar-nos metas que direcionem nossos passos e nos mantenham nessa busca, nesse encontro.



Como encontramos o nosso Céu na terra?


‘’Parece-me ter encontrado o meu Céu na terra, porque o Céu é Deus e Deus está na minha alma. O dia em que compreendi isto, tudo se iluminou dentro de mim…”

Encontrar Deus é encontrar o Céu.

Para Elisabete o Céu é Deus. 
O Céu é o estado em que as almas se encontram diante de Deus, estado de plena alegria e felicidade por contemplarem Deus face a face. 

Encontrar Deus dentro de nós é o primeiro passo – o mais importante talvez – que damos em direção ao Céu.

Ele está dentro de mim, dentro de você. 
Não precisamos fazer algo, mas simplesmente descobrir algo que lá já está. 
Cabe a mim, a você, nos colocarmos à procura Deste que em nós habita. 

E como nos diz Elisabete, Ele “entrega-Se a nós na Fé e no mistério”. 
Deus mesmo Se entrega, deseja ser encontrado por nós.   
Pela Fé, Ele se dá a encontrar dentro de nós;   

Analogamente é o que disse Elisabete quando descobriu que o Céu é Deus: tudo se iluminou! 

Quando encontrarmos a presença de Deus– não que ela esteja ausente, mas que por ventura ainda não a encontrámos – tudo se iluminará e descobriremos este Céu!


Permanecer em Deus

Após este “encontrar” Deus, é necessário que permaneçamos em Deus. 

Isso se dá pela vida de oração. ‘‘Permanecei em MIM’. 
É o Verbo de Deus quem nos dá essa ordem, quem exprime essa vontade.

Permanecei em mim, não por alguns instantes, por algumas horas passageiras, mas permanecei de modo permanente, habitual. 
Permanecei em mim, orai em mim, adorai em mim, amai em mim, sofrei em mim, trabalhai, agi em mim. Permanecei em mim e então podeis vos apresentar a todos e a tudo; penetrai sempre mais nesta profundeza(…) 

Mas para ouvir esta palavra misteriosa, cumpre não se deter por assim dizer na superfície, mas ''penetrar cada vez mais no ser divino pelo recolhimento” . 

Deixar-se conduzir por Deus em tudo o que se faz… desejar ser conduzido….buscar esta permanência em Deus em tudo o que se faz, não o ausentando em nada; levando dentro de si a consciência e a presença verdadeira deste Deus.

Entender que orar não é um instante, um momento, mas uma vida que deve se transformar em louvor a Deus, louvor que nos prepara para o louvor eterno, diante da glória de Deus, onde nada se fará, nem nós, nem Deus, somente estaremos diante dEle… Entender que somos apenas criaturas, amadas e desejadas por Ele, e que dEle dependemos; para Ele e por Ele fomos criados…
 “Inquieto, Senhor, está nosso coração. E só repousará quando descansar em vós” .

Saber que só em Deus encontramos nosso repouso ajuda-nos a viver as inquietações do nosso dia-a-dia causadas pelas ocupações de nossa vida. 

E vivendo essa dinâmica dependência-gratidão- louvor, podemos fazer de nossa terra o Céu.


Fazer da terra o céu para o próximo

Viver o Céu somente para nós não seria o Céu. Deus sempre quer todos perto de Si e aquele que encontra Deus quer levá-lO aos outros e levá-los a Deus. 

Esta é a atitude de fazer da terra o Céu. Semear o Reino de Deus, levar o céu aos outros pela nossa vida, pelo céu que portamos e vivemos dentro de nós.

A primeira característica de um santo, de alguém que hoje vive na glória de Deus é a alegria.

Viver o Céu é viver na alegria, que não é uma ausência de sofrimentos, mas uma certeza de que Deus é maior, de que mesmo ainda não vivendo a plenitude, posso antecipar o céu em minha alma, pela descoberta da presença de Deus e pela permanência nesta presença em meu dia-a-dia, na dependência deste Deus Criador, na gratidão pelo seu amor misericordioso e no louvor de participar e expressar sua glória em minha vida.

Pelo viver semeio em meu cotidiano as sementes do Reino; e pela graça de Deus, Sua presença floresce também na vida dos outros, seja pelo testemunho de vida, seja pela ação concreta do exercício da caridade, na doação de minha vida, na família, na Igreja, no trabalho, na sociedade, sendo expressão concreta do amor de Deus pelos homens.

Expressemos em nosso cotidiano a descoberta do Céu que existe dentro de nós e semeemos o Reino de Deus com nossas vidas, fazendo desta nossa terra o céu da glória de Deus!

“Há um Ser que se chama Amor que habita em nós a qualquer momento do dia e da noite, que nos pede que vivamos em sociedade com Ele, eis aquí, garanto-vos, o que tem feito de minha vida um céu antecipado”.

Sem comentários:

Enviar um comentário