-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Exercicio de Comunhão com o Divino





A Sua finalidade é permitir o isolamento interior e comunhão com o Divino.


1. Sente-se confortavelmente, numa atitude de relaxamento perfeito, com as pernas ligeiramente afastadas e os pés bem assentes no chão,  corpo  direito, relaxado , palmas das mãos nas coxas perto dos joelhos. Feche os olhos e relaxe.

2 Visualize frente a si  um círculo vertical grande o suficiente para vos englobar e um pouco do espaço envolvente (nesta fase, os olhos estão necessariamente fechados ). Imagine que este círculo representa a sua consciência objetiva.

3. Visualize agora outro círculo menor dentro do primeiro, justo o suficiente para englobar apenas seu corpo. Imagine que esse segundo círculo representa a sua consciência subjetiva.

4 Em seguida, visualize um último círculo, ainda mais pequeno e no centro dos dois primeiros, suficientemente pequeno para estar dentro do seu próprio corpo, quase à altura do seu coração, um pouco abaixo dele.

5 Agora imagine que esses círculos formam três esferas luminosas concêntricas das mesmas dimensões , e onde você ocupa o centro, o seu próprio corpo, limitado pela esfera intermédia e contendo dentro de si a esfera central.

6 Imagine que a esfera média se concentra progressivamente  num movimento de retração sobre a esfera central, à qual  ela acaba se identificando, fundido-se com ela.

7 Assim, permanecer em comunhão com o divino em você, por cerca de quinze minutes.


Nossa consciência subjetiva se situa entre dois círculos ou duas esferas de consciência: entre  uma consciência mais ampla e  objetiva e uma consciencia mais restrita, a da consciência divina em cada um de nós.

Neste exercício, podemos trazer nossa consciência subjetiva para se recentrar e entrar em harmonia com o divino que está em cada ser.

Concentrando nossa consciência para dentro, chegamos ao que os místicos chamam  a nossa "Cidadela interna",   o que a tradição Hermética poderia designar como nosso próprio "microcosmo", a réplica espiritual do universo que reside em nós.

Mas da mesma forma, e invertendo o processo , é possível estender nossa consciência subjetiva para a esfera externa da consciência objetiva, colocando-nos assim em relação de harmonia com a consciência objetiva do mundo.

1 comentário: