-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

domingo, 20 de dezembro de 2015

A árvore de Natal como uma representação da Árvore da Vida.



A árvore de Natal moderna pode ser tratada como uma representação da 
              Árvore da Vida.


Na tradição pagã tornou-se conhecida como árvores Yule e remonta a alguns séculos antes de Jesus Cristo.

Eram geralmente pinheiros que eram adorados como à Grande Terra Mãe e decorados com velas suspensas.

Os pagãos decoravam as árvores com a chegada do solstício de inverno que ocorre no hemisfério norte, entre 21 e 22 de Dezembro.

As árvores simbolizavam o renascimento e a imortalidade e as luzes da árvore e enfeites originalmente simbolizavam o sol, a lua e as estrelas.

As decorações dos pagãos na Grécia e na Síria da árvore Yule também representavam as almas dos mortos para serem lembrados no final do ano e realizavam um ritual sagrado com dádivas às divindades, Attis e Dionísio. 



Mais tarde, os romanos actualizaram e alteraram esta tradição no inverno com o festival da Saturnalia, que foi aprovada pelo cristianismo e, em seguida, chamada Natal.

Os escandinavos  por sua vez, acreditavam em Yggdrasil, a Árvore da Vida que ligava para a “terra média” com o “sub-mundo” e o céu.

Árvores que ligavam “mundos” foram também observadas em culturas Mesoamericanas como Izapa, os olmecas e astecas.

Os maias por sua vez adoravam a árvore ceiba, que funcionava para eles como um símbolo dos diferentes níveis no eixo central da Terra Mãe, tal como a faixa de luz de nossa Via Láctea.

A Árvore da Vida apareceu em muitas sociedades ao redor do mundo.

Os egípcios valorizavam especialmente as árvores como um símbolo da vitória da vida sobre a morte e tal como os pagãos, levavam as árvores para as suas casas durante o solstício de inverno. 


Os assírios adoravam uma árvore composta de linhas que atravessam uma série de nós que imitam o sistema eléctrico do corpo humano.



Os arménios esculpiam uma árvore na armadura de seus guerreiros, dividindo igualmente os ramos à direita ou à esquerda para representar o equilíbrio.

A Árvore da Vida da Cabala  (judaismo) tem uma ordem de 10 esferas psíquicas (ou 11)  chamadas  Sephiroth, que quando observadas “dentro” da representação de um corpo humano, é semelhante à árvore yogi, modelo de vida, que é representada por uma complexa rede de ramos chamados “meridianos” (nadis em sânscrito), que são os canais por onde a energia prana pulsa para os chakras e assim se processa o fluxo de energia do corpo humano.


Na alquimia também a Árvore da Vida é representada com sete esferas, estrelas, sóis, flores e outros ícones místicos que lembram os chacras  ao longo da coluna vertebral.

Foi sob a árvore Bodhi onde Buda despertou para sua própria natureza iluminada (budismo).

Compreender a árvore de Natal como a Árvore da Vida ajuda-nos a entender como o nosso corpo, a nossa energia, a nossa consciência, o nosso sistema nervoso são um modelo de padrões e ramificações fractais que existem nas veias das folhas, troncos das árvores, nos rios do planeta e em toda a conexão cósmica que existe no universo.



Nós não somos diferentes do resto do mundo ou do resto do cosmos, em que vivemos como os galhos de uma rede de energia que cobre o contínuo espaço-tempo.

Nós, os seres humanos temos acesso ao poder divino da Árvore da Vida, e esse fato merece ser celebrado tal como a vida, o renascimento e a ligação universal com a “nossa árvore”.

Sem comentários:

Enviar um comentário