-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Poemas de Kabir -Mistico indiano



Kabir (14401518) foi um dos grandes poetas místicos ou santos-poetas da Índia medieval, tendo composto poemas que evidenciam a fusão entre o movimento bhakti hindu e o sufismo muçulmano. 

Existe uma história popular a respeito de sua morte, dizendo que tanto hindus quanto muçulmanos brigavam pelos seus restos mortais, os hindus desejando cremá-los conforme a sua tradição e os muçulmanos querendo enterrá-los, seguindo os seus costumes.
Quando abriram o caixão para disputar o corpo, lá encontraram um livreto sobre sua filosofia desdenhando tanto as crenças hindus quanto as muçulmanas e um buquê de suas flores favoritas!

O corpo do santo havia desaparecido e nunca jamais foi encontrado.


POEMAS SELECCIONADOS

Ó meu coração! o Espírito Supremo, o grande Mestre, está perto de você: desperte, desperte!
Corra para os pés de seu Amado: pois o seu Senhor está perto de sua cabeça.
Você tem dormido por incontáveis séculos, nesta manhã você não vai acordar?


Pense bem, ó meu coração! não vá para outro lugar,
Kabir diz: "Afaste todas as imaginações e permaneça firme nisso que que você é".


Este oceano do mundo é difícil de atravessar: suas águas são muito profundas.
Kabir diz: "Ouça-me, ó Sadhu, poucos são os que chegaram ao fim dele".


Ó amigo, acorde e não durma mais!
A noite acabou e se foi, você vai perder o seu dia também?
Aqueles que despertaram, receberam jóias;
Ó mulher tola! você perdeu tudo enquanto dormia.
Seu amante é sábio e você é tola mulher!
Você nunca preparou a cama de seu marido:
Ó louca! você passou o seu tempo num jogo bobo.
Sua juventude foi passada em vão, pois você não conheceu o seu Senhor;
Acorde, acorde! Veja! sua cama está vazia: Ele a deixou durante a noite.
Kabir diz: "Só acorda aquela cujo coração é perfurado com a flecha da música Dele".




 
Se você está apaixonado, então por que está adormecido?
Se você O encontrou, Dê a si mesmo para Ele, tome-O para si.
Por que é que repetidamente você O perde de vista?
Se de qualquer forma você está quase para cair num sono pesado, por que perder tempo amaciando a cama e arrumando os travesseiros?



É lógico você estar andando completamente
órfão agora?
A verdade é que você afastou-se de si mesmo,
e decidiu ir para o escuro sozinho.
Agora está enroscado e esqueceu o que um dia você soube,
e é por isso que tudo o que você faz tem em si uma estranha falha.



Amigo, espere pelo Convidado enquanto você está vivo.
Mergulhe na experiência enquanto você está vivo!
Pense … e pense … enquanto você está vivo.
O que você chama de “salvação” pertence ao tempo antes da morte.



Se você não romper as cordas enquanto estiver vivo,
está pensando que fantasmas vão fazer isso depois?
A idéia de que a alma irá se unir aos extáticos
apenas pelo corpo estar apodrecido é fantasia total.
O que se encontra agora é encontrado depois.
Se não encontra nada agora, você simplesmente terminará num apartamento na cidade da morte.
Se fizer amor com o divino agora, na próxima vida você terá a face do desejo saciado.









Amigo, diga-me por favor o que posso fazer
com relação a este mundo ao qual me seguro
e que continua rodando.

Eu abandonei as roupas costuradas e vesti um roupão,
mas notei um dia que o tecido dele era bem costurado.
Então comprei um pano grosseiro,
mas ainda assim joguei-o elegantemente sobre meu ombro esquerdo.

Eu refreei meus desejos sexuais
e agora descobri que fico nervoso com muita frequência.

Abandonei a raiva e agora noto
em mim a avidez o dia todo.

Lutei duro para dissolver a avidez
e agora estou orgulhoso de mim mesmo.

Quando a mente quer quebrar seu elo com o mundo,
ela ainda se agarra a uma outra coisa.

Kabir diz: Ouça meu amigo,
existem muito poucos que encontram o caminho! 



Por que tanta impaciência, meu coração?
Aquele que cuida das aves, das bestas e dos insetos,
que cuidou de você enquanto você estava ainda no ventre de sua mãe, por que não cuidaria de você agora que você saiu?



Ó meu coração,
como poderia se desviar do sorriso do seu Senhor
e vagar para tão longe dele?

Você deixou seu Amado e está pensando em outros:
e é por isso que todo o seu trabalho é em vão.



Você está procurando por mim?
Estou na cadeira ao lado.
Meu ombro está junto ao seu.

Você não irá encontrar-me em santuários indianos
nem em sinagogas, nem em missas ou catedrais;
nem colocando a perna atrás do seu pescoço,
Nem ao comer só vegetais.

Quando você realmente procurar por mim
Você vai me ver instantaneamente.

3 comentários:

  1. Maravilhosos os poemas de Kabir. Um homem simples que encontrou o caminho para a paz interior.

    ResponderEliminar
  2. Lindos e maravilhosos poemas de Kabir. Uma grande alma que enxergou a verdadeira essência do Universo e da Vida. Adorei.

    ResponderEliminar
  3. A essência do silêncio dita em palavras...
    Sábio Kabir.

    ResponderEliminar