-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

A Charola Templária do Convento de Cristo em Tomar

 
  
A Charola do século XII era a Igreja original e o Oratório dos Templários.

Tal como outras igrejas templárias, teve por modelo a igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém e foi baseada no tipo de mesquitas sírias, gosto adquirido pelos cavaleiros da Ordem do Templo durante as lides orientais, e por eles aplicada no Ocidente, e constitui um raríssimo santuário da Alta Idade Média. 

No local que parece ter sido o da esplanada do Templo de Salomão, os muçulmanos ergueram, em 691 d.C., um relicário. Deram-lhe o nome de Cúpula do Rochedo, também conhecido por Mesquita de Omar.

A Charola foi mandada levantar no 1.º de Março de 1160 por Gualdim Pais, Mestre Provincial dos Templários portugueses, para ser uma réplica exacta dessa Cúpula do Rochedo, em Jerusalém, e constitui um exemplo da atitude dos templários, perante outras culturas e crenças, caracterizada pela busca do saber e assimilação dos conhecimentos de outras religiões, culturas e civilizações.



É um templo octogonal, tendo no interior uma capela igualmente octogonal, quase circular pela disposição dos pilares, no centro da qual está o altar.


Trata-se de uma construção octogonal de dois andares, sustentada por oito pilares e rematada por uma cúpula.

Este octógono é separado do polígono exterior de 16 lados por um deambulatório de abóbada anular.

Uma construção única no mundo do sentido sagrado que os Templários davam ao valor 8, algarismo solar elevado à sua máxima potência.

Havia primitivamente uma única porta, que dava diretamente para o Convento, sendo a única serventia dos cavaleiros.

O altar ficava pois entre oito colunas que formam uma estrutura octogonal, e as pessoas que assistiam à cerimônia cercavam o altar. 


Nas cerimônias litúrgicas ou quando em oração, os templários dispunham-se em circulo, segundo o arquétipo dos cavaleiros da Távola Redonda, buscadores do Graal. 

A Charola de Tomar forma como que um circulo, sendo o central, o do altar, da mesa ou da távola, em redor do qual se alinhavam os cavaleiros; é uma Távola Redonda.

Consta que os monges-guerreiros aqui viriam ouvir missa montados nos seus cavalos e aqui os Templários adoravam a Divindade e praticavam seus rituais iniciáticos.

Para compreendermos a filosofia Templária ligada aos aspectos da iniciação e da regeneração humana, tenhamos em conta que:

1.Não se é iniciado pelos outros; iniciamo-nos nós mesmos”.

2. “O iniciado está só ou, mais exactamente, é único, pois nenhum homem evolui em lugar de outro.”

A Busca, a Demanda, autênticas, são Solidão... mas são igualmente estados de União e Comunhão. 

Ao nível da relação humana e da relação do Homem com o Universo, nos estados de consciência atrás referidos, não existem um sujeito e um objecto separados e isolados um do outro, não existe a separatividade ilusória, mas onde a cada um é conferido (implícita e objectivamente) um Estatuto de Ser e de Ser dotado de Palavra simultaneamente Criadora e Libertadora...



Geometria Simbólica como Templo de Iniciações

Já vimos que o traçado da Charola tem uma base octogonal.
O octógono é a figura mediadora entre o quadrado e o círculo.
Partilha, por isso, do simbolismo das duas figuras geométricas.
Se o quadrado evoca a harmonia, o octógono simboliza a perfeita manifestação da forma e o equilíbrio universal da criação.

A Charola “assenta em oito poderosos pilares que são formados, cada um, por quatro colunas: duas servem de apoio a um arco; as outras duas, mais fortes, servem de apoio à cúpula, rematada por uma estrela de oito pontas. 

Portanto, estes pilares têm trinta e duas colunas.
A soma destes algarismos (3+2), assinala o número de chagas de Jesus.

Este número (cinco) também representa os quatro elementos de que se formam os (nossos) corpos físicos e o espírito que vive neles (formando o pentagrama). 

O número oito aparece por todos os pontos da Charola”.
 


O iniciado, porém, esse compreende que o “lugar” característico do Criador, se tem de o localizar, não é tanto “lá fora”, no espaço, mas é “em si mesmo”, como se lê no famoso passo das Confissões (10, 27) de Santo Agostinho: “Tarde Vos amei! Porque finalmente vi que estáveis dentro de mim e eu fora, a procurar-Vos fora”.

A arquitectura da Charola Sugere, inevitavelmente, a possibilidade de ela reflectir a homologia Céu-Terra.

Todos os lugares santos, que contribuem para a gradual ascensão da consciência, são fruto de experiências concretas.

A Charola, beneficia do riquíssimo símbolo da verticalidade. 

É a representação perfeita da comunicação mediante um fluxo cognitivo bidirecional entre níveis de realidades diferentes — onde se incluem as Grandes Inteligências que interpenetram e sustentam o nosso mundo.

É certo que a expressão “jornada interior” antes referida pode sugerir um “movimento” de ascensão. Mas, na realidade, é uma profunda interiorização em si mesmo. 

E de acordo com a concepção de que o homem é um microcosmo, ela corresponde exactamente à vida cósmica em escala menor e, por isso, quanto mais distante no espaço mais interior na consciência humana.
O foco da consciência é que se desloca, por “sintonia”, para outros planos.

Na abóbada da Charola, existe um “fundo azul e estrelas douradas” , esse simbolismo da cor azul remete para uma hierofania do Criador. 



O que se pretende assinalar, em primeiro lugar, é a acção do Ser Supremo, que os primitivos indo-europeus denominam Pai (em latim Pater e noutras invocações Zeus Pater, etc.), que se hierofaniza no esplendor do céu natural visível. 

Em segundo lugar, o tecto abobadado assinala o céu físico, mostra que o “Céu”onde está o Criador é um plano distinto da abóbada celeste. 

A Charola é, assim, o exemplo actual da “montanha” — ou lugar iniciático. 




Tudo indica que os cavaleiros templários usavam o Templo para iniciações de cavaleiros.

Algumas fontes indicam mesmo a possivel existencia de subterrâneos, que dariam acesso à Charola, onde os candidatos teriam de passar por várias provas e experiências como a prova dos quatro elementos.

Sem comentários:

Enviar um comentário