-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Os Três estágios do caminho espiritual







Três estágios do caminho espiritual
 segundo a Philokalia cristã
 
Existem três estágios no caminho espiritual: o purgativo, o iluminativo e finalmente o místico, através dos quais somos aperfeiçoados. 

O primeiro diz respeito aos iniciantes, o segundo àqueles no estágio intermediário e o terceiro aos perfeitos. 

É através desses três estágios consecutivos que ascendemos, crescendo em estatura de acordo com Cristo e atingindo 'o estado de Homem Perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.'


O estágio purgativo refere-se àqueles recentemente engajados na batalha espiritual. 
Ele é caracterizado pela rejeição do ser materialista, libertação do mal material e empossamento do ser regenerado renovado pelo Espírito Santo.

Ele envolve aversão pela materialidade, o evitar de qualquer coisa que active a mente para as paixões, arrependimento pelos pecados cometidos, o dissolvimento com lágrimas do sedimento amargo deixado pelo pecado, a regulação de nossa vida de acordo com a generosidade do Espírito e a limpeza do interior do corpo através do remorso – o intelecto – de toda mancha da carne e do espírito, para que ele possa então ser preenchido com o vinho do Logos que alegra o coração do purificado,  e possa ser trazido ao Rei dos poderes celestiais para Ele o saborear. 

Seu objetivo final é que deveríamos ser forjados no fogo da luta ascética, lavando a ferrugem do pecado e escaldando com aço e temperando na água do remorso, para que como espadas possamos efetivamente cortar as paixões e os demônios. 

Atingindo esse ponto por meio de longa luta ascética, apagamos o fogo dentro de nós, amordaçamos as paixões brutas, tornamo-nos fortes em Espírito em vez de fracos, e como outro Jó conquistamos o tentador através de nossa resistência paciente.


O estágio iluminativo refere-se àqueles que como resultado de suas lutas atingiram o primeiro estágio de dissipação. 

Ele é caracterizado pelo conhecimento espiritual dos seres criados, pela contemplação de suas essências interiores e comunhão no Espírito Santo. 

Envolve a purificação do intelecto pelo fogo divino, a abertura noética dos olhos do coração e o nascimento do Logos acompanhado pelas sublimes intelecções do conhecimento espiritual. 

Seu objetivo final é a elucidação da natureza das coisas criadas pelo Logos da Sabedoria, a compreensão dos assuntos humanos e divinos e a revelação dos mistérios do reino dos Céus

Aquele que atingiu esse ponto através da atividade interior do intelecto, como outro Elias, conduz a carruagem de fogo através da quaternidade das virtudes e enquanto ainda vivo é elevado ao reino noético e atravessa os céus, uma vez que ele se elevou acima da solidão do corpo.




 O estágio místico e perfeito refere-se àqueles que já passaram por todas as coisas e chegaram 'à medida da estatura da plenitude de Cristo'. 

Ele é caracterizado pela transcendência da esfera dos poderes demoníacos e de todas as coisas entre a terra e a lua, através do alcance das mais altas posições celestiais, aproximando-se da luz primordial e compreendendo as profundezas de Deus através do Espirito. 

Ele envolve imergir nosso intelecto contemplativo nos princípios interiores da providência, justiça e verdade, e também a interpretação do simbolismo arcano, parábolas e passagens obscuras nas Escrituras Sagradas. 

Seu objetivo final é a nossa iniciação nos mistérios ocultos de Deus e sermos preenchidos pela inefável sabedoria através da união com o Espírito Santo, de modo que cada um se torne um sábio teólogo na grande Igreja de Deus, iluminando os outros com o significado interior da teologia. 

Aquele que atingiu esse ponto através da mais profunda humildade e compunção, como outro Paulo, foi apanhado no terceiro céu da teologia e ouviu coisas indescritíveis as quais aquele que ainda está dominado pelo mundo sensorial não é permitido ouvir ; e ele experimenta bênçãos indizíveis, que nenhum olho viu e nenhuma ouvido ouviu, pois ele é porta-voz de Deus, e através das palavras ele comunica esses mistérios para as outras pessoas; e nisso ele encontra abençoado repouso. 

Pois ele está agora aperfeiçoado no Deus perfeito, unido na companhia dos outros teólogos com os poderes angélicos supremos dos Querubins e Serafins, nos quais reside o princípio da sabedoria e do conhecimento espiritual.

Sem comentários:

Enviar um comentário