-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O Poder da Repetição na Via Espiritual


 




O Poder da Repetição na Via Espiritual 
segundo Hazrat Inayat Khan 



Hazrat Inayat Khan foi um músico e filósofo místico indiano que teve educação muçulmana e levou ao Ocidente a filosofia Sufi através da sua musica e ensinamentos.


Porque repetindo com intenção plena (Fé-persistência) uma palavra se consegue a concretização dessa intenção?

Por milhares de anos o segredo e o mistério da repetição tem sido conhecido pelos místicos.
Assim é com os mantras dos Yoguis da India, com o Dikr dos Sufis muçulmanos, com a Oração de Jesus ou o Maranata cristão.


O que nos atrai mais é a repetição de toda a experiência que tivemos. 
Se você tem o hábito de ir ao parque, você talvez tenha feito uma associação com um banquinho ali e você sempre será atraído por ele quando você vai ao parque. 
Você experimentou o magnetismo do lugar. 
Pode haver um lugar melhor, mas no lugar que você se sentou uma vez você vai sentar-se novamente, e quanto mais você se sentar ali, mais você será atraído para lá.

A vida inteira está baseada no princípio da repetição.
 
Portanto, as coisas que nos ajudam a sermos iluminados e a alcançarmos a espiritualidade são prescritas pelos Sábios para serem repetidas.

Hoje, nesta era material, e nos modernos workshops de auto ajuda, uma onda está chegando em que as pessoas estão começando a reconhecer de um ponto de vista psicológico, que, ao repetir: 'Você está bem, você está bem, você está bem', a pessoa ‘fica’ bem.
O problema é que é apenas por algum tempo.... antes de se agarrar de novo às coisas, é apenas algo temporário e nada de definitivo pois em geral a pessoa deixa, se ‘cansa’ de estar sempre a repetir e os wqrkshops são só ao fim de semana....ou uma vez ao ano.

Quem pensa todos os dias, numa verdade tão básica, que um dia vai morrer ? 
Quem o consegue, decerto vive melhor, muito melhor, mais focada, mais centrada, mais equilibrada, mais consciente do seu próposito de vida, do que aqueles que o não conseguem.  



Tudo o que repetimos tem uma ação psicológica.

Bom presságio e mau presságio também dependem de repetição.
Se você conta para uma pessoa sobre um acidente quando ela está entrando em seu automóvel, isso significa que você coloca as rodas do seu carro na rota que leva a um acidente.
Não há nada que ajude mais a trazer sucesso do que o sucesso, e uma vez que você fracassou, você fracassará repetidamente.

Há muitas maneiras de concentração, mas a melhor maneira é a repetição de uma palavra.

Por exemplo, se a pessoa quer se concentrar no equilíbrio, ela não pode criar uma forma disso diante de sua mente, pois isso é uma abstração. 
Mas se ela fecha os olhos, separando-se de todas as outras coisas e repete para si mesma: "equilíbrio, equilíbrio, equilíbrio, equilíbrio, equilíbrio”, naturalmente, cada vez que ela repete “equilíbrio” isso cria um retrato em seu interior, uma imagem do equilíbrio, e em tudo o que ela faz ela vê essa imagem refletida. 
Assim, sua vida torna-se o equilíbrio.

Assim também é com amigos e parentes e com todos aqueles que nos rodeiam.
Não sabendo o efeito psicológico de nossa fala, em vez de melhorá-los podemos torná-los piores.

Ignorantes disso, muitas vezes as pessoas se alegram dizendo para as outras, coisas que elas querem ver mudadas nelas.
Se você disser a alguém: "você tem sido muito grosseiro comigo', ou "você não foi justo", ou "muito cruel ", você torna a pessoa mais cruel, mais injusta, mais grosseira e a pessoa não pode mudar isso.
Teria sido muito melhor não ter dito nada, não ter tentado tornar essa pessoa melhor! 
Tudo o que você diz-acusa, você piora pela repetição de palavras.


Existe o homem simples, o inteligente e o sábio. 
O simples não vê dentro da natureza humana, o inteligente vê e o que ele vê ele diz, o sábio vê e não diz nada, e é isso que o torna sábio.

No Oriente, dão grande consideração aos nomes dados às crianças, aos cavalos, aos animais, porque aquela palavra é repetida tantas vezes e essa repetição traz o mesmo resultado que o nome indica.
O nome tem um grande efeito pela própria razão de ser repetido.

Existem sábios, aqueles que têm se concentrado e cuja mente é poderosa e, quando dão um certo nome a alguém com um certo significado, esse nome tem um grande efeito.
É como dar a vida que há no nome e aquela vida começa a crescer na pessoa; é como plantar uma semente na terra e aquele plantio gerar flores e frutas.
O significado que está no nome funciona depois de dias e anos, e produz os resultados mais maravilhosos.
A partir do momento em que o nome é dado toda a vida é mudada.
Se for dado por uma pessoa com poder e inspiração tem um efeito maravilhoso.


O que a Força da repetição conta para a evolução espiritual pessoal?

Quanto ao desenvolvimento espiritual, há diversas influências que podem ser consideradas como influências espirituais e precisamos delas em nossa vida, tal como a influência da bondade, da compaixão, a influência da providência, da inspiração, da cura, da saúde, da sabedoria, do poder, e assim por diante.
Essas sendo influências espirituais, os místicos têm nomes para cada uma dessas influências-atributos  e eles chamam-lhes de: os Nomes sagrados de Deus.

Há talvez uma centena de nomes deste tipo ou mais (os 99 Nomes de Deus dos Sufis, os Nomes Divinos dos Hebreus, os Nomes Cabalisticos de Deus, etc), que os místicos usam e cada um desses nomes tem sido praticado por eles durante milhares de anos. 
O efeito desses nomes, por vezes, funciona maravilhosamente.

Não há nada que não possa ser realizado se a pessoa tem fé-intenção.
Quando a pessoa tomou essa direção, virá a conhecer, mais tarde ou mais cedo, o benefício que vem da lei da repetição.

Quando uma pessoa repete algo para si mesma, seja uma palavra boa ou uma palavra ruim, qualquer que seja ela, está gravando essa idéia em seu íntimo e essa idéia é refletida no espaço (akaska).
Em cada pessoa que ela encontra isso será refletido.

Por exemplo, se uma pessoa que repete: "gentileza, gentileza, gentileza”, encontrar o homem mais cruel do mundo, a gentileza que está gravada em seu coração será reflectida sobre o homem e esse homem não poderá deixar de agir com gentileza. 
Além disso, uma pessoa que tenha repetido 'gentileza' tantas vezes em sua vida, quem quer que ela encontrar vai dizer: 'Essa é uma pessoa amável", porque ao dizer 'gentileza', ela se tornou gentil.

É claro que a pessoa pode exagerar, pode fazer isso de forma errada e isso deve ser evitado.
Ela pode tentar experimentar isso antes de estar madura o suficiente para experimentá-lo. 
Esse é o grande erro deste segredo.
Por exemplo, a pessoa pode ouvir esta palestra e ir até um banco e dizer: "dinheiro, dinheiro, dinheiro, dinheiro, dinheiro", e, em seguida, vir a mim e dizer: "Eu repeti dinheiro milhares de vezes, mas o dinheiro não veio!"
Essa pessoa não percebeu a mensagem e não procedeu corretamente.

Além disso, fazer uso de uma coisa tão maravilhosa para a realização de coisas mundanas é muito estúpido, porque a vida é uma oportunidade e quando essa oportunidade for perdida, ela será perdida para sempre.
Quando usamos este conhecimento para as coisas que não valem a pena, então o tempo é perdido.
Por isso, isso só prova valer a pena se for utilizado para a obtenção de conhecimento espiritual.
Se usarmos esse segredo para a realização das coisas mundanas, não saberemos se são boas ou ruins para nós.
Muitas vezes adoraríamos ter isto ou aquilo, mas se não é bom para nós, podemos muito bem não ter tais coisas.


O melhor é o princípio moral que lemos na Bíblia: "Buscai primeiro o reino de Deus, conhece-te a ti mesmo, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”

A fim de buscar o reino de Deus não é necessário abrir mão das coisas do mundo e ir para o deserto.
Quer as tenhamos ou não, a primeira coisa é buscar o reino de Deus.
Ouvi muita gente dizer: "Se a minha situação financeira ficar boa pelo resto da minha vida, vou começar a trabalhar em linhas espirituais, se a situação com o dinheiro estiver tudo bem, eu farei isso".

Compreendo perfeitamente que é necessário pensar na situação financeira, é razoável que seja assim.
Mas, ao mesmo tempo, quando olhamos para a vida que está passando - este momento que temos nunca virá novamente!
Quando pensamos que deixamos passar a nossa vida somente em busca de coisas mundanas, e que esperar antes de olhar para algo maior talvez seja tarde demais.


As coisas mundanas duram apenas enquanto a vida do corpo dura: em um momento ela desaparece.
Quem sabe para as mãos de quem a riqueza acumulada irá.
Nós não precisamos abandonar todas as coisas; precisamos é de nos ‘desgrudar’ delas,  usá-las como se fossem apenas um empréstimo durante a nossa vida.

Mas não se deve dizer: "Depois que eu tiver terminado minhas aquisições, então vou seguir o caminho espiritual".
Esse é um sonho que pode nunca ser realizado.
Se você quer seguir o caminho espiritual, você deve segui-lo agora, neste momento e ao mesmo tempo pensar sobre as obrigações mundanas.
Pode-se muito bem ganhar dinheiro e se beneficiar disso e experimentar todo o conforto que estiver disponível.
Não importa, contanto que se persiga o caminho espiritual com dessapego pelas ‘coisas’.


De que modo se chega ao conhecimento espiritual através da repetição?

É ao repetir o nome de Deus que a pessoa chega ao conhecimento espiritual?
Não necessariamente, mas, ao repetir uma determinada coisa você esquece de si mesmo.
Esquecendo de si você está se esquecendo do falso ser, do seu pequeno ego e no esquecer o falso ser é que reside o segredo da Realização espiritual.


Além da Realização espiritual, mesmo o segredo das grandes obras de músicos e poetas foi que eles esqueceram de si em seu trabalho.

Para dar vida a algo a pessoa tem que fazer um sacrifício, e na Realização espiritual é pelo sacrifício do falso ser ( morte do ego) que ela chega ao Ser real ( ao seu Eu divino dentro de si).

Há muitos que têm medo e dizem: 'Se perdermos a nós mesmos, o que ganharemos?
É apenas uma perda!'
Não é perder o seu verdadeiro Ser, mas a falsa concepção de si mesmo, o seu ego mundano.

É como uma pessoa que está sonhando.
Ela está tão interessada no sonho que, se alguém vem acordá-la, ela diz: "Não, não, deixe-me dormir".
Ela esquece que acordar será uma outra experiência, o seu grande interesse está no sonho.
Assim é com algumas pessoas, elas têm medo de perder a si mesmas e se esquecem que é apenas a falsa concepção de si mesmas que perdem.

Ao imaginar o ideal espiritual muitas pessoas ficam com muito medo porque sempre viram horizontes estreitos.
O horizonte amplo tem um efeito que lhes dá um choque. 

É o mesmo com aqueles que estão acostumados com a falsa concepção do ser. 

A melhor maneira de perder a si mesmo é pela repetição de uma determinada palavra sagrada que nos faz perder progressivamente a concepção do falso ser, expressando ao mesmo tempo a idéia do Ser real - uma base sobre a qual a vida será construída para sempre e para a eternidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário