-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 9 de abril de 2013

A Via da Perfeição-Parte 6





ARMADILHAS E TENTAÇOES DA VIA


Quem caminha na Via está sujeito a muitas armadilhas para o  desanimar, fazer parar e até fazer recuar.


Quem é o autor destas armadilhas ?  O eu mundano que se opõe ao eu celeste.

Neste combate entre o eu mundano e o eu celeste, a única arma 100% eficaz a usar pelo eu celeste é ter apenas e só confiança em Deus, pedir-lhe ajuda quando é preciso, querer Deus por Deus e agir por Amor a Ele.


O eu mundano serve-se dos nossos instintos animais agrupados em espiritos ‘distratores’ para nos incutir certas coisas contrárias á Via.

A função destes ‘ distratores’ é precisamente essa, de nos levar ao pensamento certas ideias ou a prática de certas acções dizendo que é o ‘melhor’ para a Via , mas que não passam de ilusões e distracções para nos desviarmos dela.


Os ‘distratores’ não estão fora de nós , estão cá dentro, fazem parte da nosssa natureza, temos é de os combater, não para os matar mas para os subordinar á nossa vontade celeste. 

O que as drogas fazem ao corpo, fazem este ‘distratores’ ao espirito, entusiasmam mas por pouco tempo, esse tempo é varável mas sempre limitado.

Quem se vicia nestas drogas espirituais está perdido para a Via.

Uma das ‘distracções ‘ é fazer a pessoa pensar que está mais avançada do que se encontra e surgir aí a tentação de ser um mestre para os outros.  

Um dos maiores perigos para quem incia a Via  é confiar cegamente num falso mestre.

Existem pessoas ( já não falando das seitas organizadas ) que por terem adquirido alguns conhecimentos ‘livrescos’ de espiritualidade/esoterismo ou têm apenas grande sensibilidade espiritual e energética, pessoas muito intuitivas, que conseguem comunicar (quase sempre por prazer egoista) com facilidade com o mundo espiritual inferior ou médio, (pois o superior está-lhes fechado pelas leis divinas), iludem-se ao pensar que já chegaram ao fim da Via e que agora a sua missão é ensinar os outros  (sem eles próprios serem mestres Perfeitos) e a maior parte das vezes por mera conveniência economica,  começam a atrair  ‘seguidores’ para seus cursos e lições.   

A sua ‘arte ‘ é bem feita, tipo açucar agradável mas passageiro.

São sim verdadeiros mestres nas técnicas de iludir as pessoas (estando eles próprios iludidos...), a desenvolver técnicas, exercicios e práticas pseudo-espirituais e mesmo verdadeiros sistemas filosóficos para justificar as suas teorias e práticas. 


Aprender todas estas técnicas nada tem de útil para o caminhante na Via que procura a Perfeiçao da sua alma.


Outro exemplo é de pessoas mais avançadas espiritualmente que conseguiram dominar (por técnicas de ascese-mortificação-meditações intensas) o  seu eu mundano, as suas paixões e instintos ‘distratores’ mas não se abriram a Deus, não quebraram ainda o muro que separa o eu de Deus para com Ele comunicarem e alcançarem o fim da Via, não estão mais presas ao mundo mas ainda não levantaram o derradeiro véu do eu que lhes tapa a visão de Deus.  

Quem se mete com estes falsos mestres sem se aperceber e na sua boa fé, está a comprometer o seu caminho na Via,  arrisca-se a recuar muitas etapas para trás e pode põr em perigo mesmo a sua saúde fisica e psiquica.


Exemplos:
--Falsas escolas religiosas, seitas que tudo prometem, invenções modernas ( terapias de som e luz, meditações transcendentais, energias quanticas, coaching e terapias espirituais, etc, etc )  que usam a ânsia espiritual das pessoas para apenas ganharem dinheiro.


Um conselho a quem está para decidir se confia nalgum mestre, escola- seita religiosa, práticas e cursos espirituais que envolvem a absoluta entrega da pessoa ( seja a nivel fisico, psiquico e económico), não estamos a falar de meros eventos de fim de semana:


Regra de Ouro : Pedir sempre ajuda a Deus e apenas nele confiar a 100%.


Peçam a Deus uma inspiração que vos oriente, vos dê a decisão certa e nunca percam a vossa liberdade de pensamento para poder julgar dia a dia como se sentem e poderem sempre em perfeita consciência e liberdade reavaliar essa decisão para estarem em ‘sintonia’ com o vosso Deus interior cujo canal de comunicação aberto é fundamental para sermos ‘guiados’ por Deus e não pelos homens ( o verdadeiro mestre é um canal de Deus, não actua como homem) .

Os Mestres verdadeiros não se mostram, não colocam anúncios em jornais,  nem pedem dinheiro, só na altura própria, por um ‘acaso’ e por vezes sem a pessoa saber, podem exercer ajuda ou influência, nada de magias ou milagres....puro Amor a Deus e de Deus para quem tem absoluta Fé Nele.


 O caminhar na Via nada tem de poderes ocultos, milagres ou pretensos prodigios.

Sem comentários:

Enviar um comentário