-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 9 de abril de 2013

A Via da Perfeição-Parte 7


  
ETAPAS NA VIA 
 

O 1ºpasso na Via é declarar guerra sem descanso ao ego.

Esta é a fase mais longa e dura, mortificar as paixões, a vaidade e o orgulho.

No inicio do caminho o homem tem de vencer o seu ego mundano com todos os seus truques para o desviar do caminho. 

Aqui não há acordo, nem entendimento, é um inimigo certo, há que vencer o ego e dominá-lo para  ser nosso aliado no resto do caminho.

O ego tem fortes armas , o orgulho, a auto satisfação, a vaidade e a dúvida a que o homem deve opor a fé, a sinceridade, a vontade e o desapego e sobretudo deve pedir a ajuda divina que é essencial para levar de vencida o forte ego.
 
Nota 1 : Ego são as forças interiores que se opõem à alma celeste, chamem-se elas de diabo, de Cólera de Deus, de energias negativas, de forças bestiais e animais e combater e  vencer o ego é o combate para toda a nosssa vida.

Nota 2 : A Via da Perfeição só está ao alcance de quem tem absoluta fé em Deus, sem Deus a seu lado, sem lhe pedir auxilio, é absolutamente impossível avançar.

E Deus só se mostra a quem lhe pede ajuda com o coração aberto.



Por vezes o ego desaparece e reaparece com nova cara, para nos surpreender com nova máscara, outras parece se submeter a nós para logo depois nos atacar pelas costas. 

Quando está fraco aparece com ajudantes ‘distratores’ espirituais (workshops auto ajuda, energias quânticas, seitas que nos querem ‘ajudar’ , etc ) só para nos distrair e desviarda Via.

A regra de ouro é : Seja o que ego te sugira faz o oposto.

Quando o ego vê que não lhe ligamos mais, ele chega a imitar a voz da alma celeste para nós fazermos  exercicios espirituais como orações, jejuns, asceses, mortificações corporais. 

Quando perguntamos : Porque tu inimigo da minha alma, me dás estes exercicios que são bons para ela ?

O ego responderia se fosse honesto : É para te elogiar e fazer-te pensar que já vais avançado na Via e negligenciares o teus deveres e assim   seres de novo presa fácil para mim, caires de novo nas minhas garras.

Aqui a nossa resposta tem de ser, de apenas de nos entregarmos a Deus com absoluta confiança e fé e nos despegarmos do mundo (usarmos mas não nos colarmos às coisas), Deus dar-nos-à  um sinal em resposta a esta nossa entrega incondicional a Ele mas há que ser paciente e humilde na espera desse sinal.

Com as pessoas normais o ego triunfa com tentações materiais, com pessoas já na Via o ego triunfa com tentações espirituais.


Existe a tentação de vencer rápido o ego com drogas ou mortificações do corpo extremas.
Isso é uma falsa solução, pois significa apenas ‘adormecer’  temporariámente o ego, tipo dar-lhe um anestésico por um tempo.
O problema é que quando acordar o ego fica mais exacerbado e violento que nunca e a pessoa não lhe consegue mais resistir.

A verdadeira mortificação deve ser sim interior, controle do pensamento, da visão, do ouvido, da lingua.... 
     
Na Via não pode haver pressas, tudo tem de ser gradual, respeitando os limites impostos por Deus ao caminhante, umas vezes em movimento, outras mais parado, é o caminhante que vai ‘adaptando’ o seu ritmo no percurso à medida da sua interacção com Deus e do que ‘ouve e sente ’ com base nessa interacção.






Quem vence o ego,  e isso pode demorar toda a vida , já percorreu muito do caminho, atingiu Conhecimento de si próprio, das ilusões do mundo, da sua alma celeste e das mil facetas e ardis do ego.

Despertou o seu ‘sexto’ sentido, essa Intuição das coisas que lhe permite esquecer os remorsos –culpas do passado e o medo do futuro, dando à pessoa mais calma, serenidade, felicidade e liberdade. 

Nas próximas etapas vai conhecer Deus.

O caminho ainda é longo mas já se está consciente da natureza do trabalho a fazer e se bem que tenha que estar sempre  ‘de olho’ no ego, ele deixou de ser um obstáculo.


Nesta fase o caminhante começa a sentir a Presença de Deus a seu lado e isso fortifica-o para só desejar a vontade Dele, só procurar a Sua graça.

Só o ama por Ele apenas, não para ter poderes espirituais ou o paraiso ou por medo do inferno, apenas deseja que a vontade de Deus se cumpra nele.
Está sempre com uma esperança, que Deus lhe conceda a Sua graça.    
Está sempre com um medo, das armadilhas que ainda podem vir do ego.  
Esse medo constante é necessário para não cair no orgulho, o maior perigo da Via e abrir de novo as portas ao ego e recuar na Via.

Ainda existem 4 véus que é preciso remover.

1º véu cai e o adepto fica tão extático e imerso na Luz divina que não sente distância entre si e Deus, mas não tem certeza de que aquilo que sente é a Verdade.

2º véu cai quando se deixam as falsas imaginações e supertições e o adepto adquire então a certeza da Verdade que sentiu quando caiu o 1º véu, mas continua a ter um sentimento de eu separado de Deus.


3º véu cai e o adepto atinge um tal êxtase que esquece o eu e só sente Deus, se o martirizassem nada sentiria pois não sente mais o eu.

4º véu cai e o adepto está totalmente imerso em Deus, só vê a Unicidade onde alguns dizem: Eu sou Deus.

É inundado pela Luz do Um, a sua substância se transforma e se torna ele mesmo essa Luz e como uma gota de água regressa ao oceano de Deus.    

A sua vontade é a vontade de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário