-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 9 de abril de 2013

A Via da Perfeição-Parte 4






O MAL EXISTE POR SI  ???

O mal não existe por si, não existe na natureza, apenas no homem, e no homem nasce quando existe um desiquilibrio e a sua parte celeste não controla e é escrava da sua parte animal, a parte animal combate a parte divina quando esta não está em controle e está assim desiquilibrada, é pois um eco da luta entre duas forças não equilibradas, o eu animal e a alma divina. 

O que se chama diabo é a maneira como se exprime a alma animal no homem quando a alma divina não está em controle.

DEUS  SABE TUDO PORQUE ESTÁ DENTRO DE NÓS.

MAS ASSIM  ELE INTERFERE CONNCOSCO, TEMOS DESTINO MARCADO ?

Deus tem o poder de saber o que faz e o que fará o homem, mas não lhe determina nada, em cada cruzamento da vida, o homem escolhe qual a via a seguir com seu livre arbitrio e nessa decisão é rei e aceita as consequências respectivas, quando chegar a outro cruzamento terá outra decisão a fazer que pode ser infleunciada pela experiência anterior.

Deus coloca na vida do homem factores fixos e factores variáveis pelo seu livre arbitrio, quanto mais o homem evolue e se aproxima de Deus mais aumenta a lista fixa=a vontade de Deus e diminui a variável=a vontade do homem. 

A vida tem vários cruzamentos e oportunidades para ele decidir e aprender e poder chegar á Perfeição, se isso não acontece é apenas porque o homem deixou escapar as oportunidades ou cometeu vários erros de escolha, escolheu mal.

Na Perfeição unido a Deus, é Deus que age nele, fez-se a Sua Vontade. 

Na vida o que conta não são os nossos actos per si, o que conta para Deus são as intenções que pomos em cada acto, é esse o resultado espiritual, Deus vê dentro de nós.



O FILME DAS NOSSAS VIDAS E O RIO DO ESQUECIMENTO


Tudo que fazemos em vida fica registado, tipo filme, igual ao que assistimos quando morremos.

Nesse filme estão também todas as nossas experiências em vidas anteriores.

Existem 3 registos, no mundo material (apenas nossos actos e palavras) ,no mundo espiritual e na nossa alma divina ( tudo, incluindo pensamentos, sentimentos, intenções,etc).

Ao homem não é permitido se lembrar das suas vidas passadas de modo a que a sua vida actual não seja influenciada e esse homem manter a esperança, não se desencorajar e manter as  possibilidades abertas de rectificar atitudes, que não aconteceria se ele se lembrasse dos erros passados que lhe iam ‘pesar’ na sua consciência e na sua vida actual, bloqueando todas as hipóteses de se modificar para melhor. 

Para um ateu, um descrente completo, isto é de facto, uma graça de Deus, fazê-lo esquecer as suas ideias anteriores, para ele não persistir no seu erro e poder rectificá-lo na vida presente.  

Deus sabe compor as coisas no bem do homem.


ERROS A NÃO COMETER

O suicidio determinado e consciente é o pior erro do homem, vai pagar muito caro no mundo espiritual por ele, a enorme punição é o seu próprio remorso desse acto quando depois de morto entender o que isso implica a nivel de evolução espiritual.


ERROS,  PERDÃO E ORAÇÃO 

Só na terra podemos evoluir e pagar dividas, depois da morte fazemos as nossas contas e vemos o que se pagou e o que falta pagar e decidimos o que queremos fazer de seguida.

Há quem queira receber os pagamentos em vida, com riqueza , ambições, etc...só que depois nada tem do ‘outro’ lado.   

Deus até pode conceder esses ’pagamentos’ em vida, se a pessoa fôr materialista bastante para nada esperar do outro lado, Deus quer o melhor para cada um, talvez o melhor para o materialista seja isso, perceber depois de morto que afinal nada tem de riqueza  ‘espiritual’ agora que tanto precisava dela....por vias tortas Deus encaminha...

Erros que nos pesam na consciência feitos em vida devemos pedir perdão a Deus directamente sem intermediários e evitar repeti-los.

Pedir como ???

Basta termos um arrependimento sincero, termos verdadeiro horror e peso na consciência do que fizemos errado e esforço para não repetir, nem é preciso muitas palavras, pois Deus está dentro de nós, conhece as nossas intenções, sabe tudo o que pensamos, por isso, se formos sinceros de coração nesse arrependimento é quanto baste para Ele.

Há quem reze, quem faça rituais religiosos para estar mais junto a Deus e também quem Lhe peça graças e favores.

Isso nada tem de mal para quem inicia a Via, pois esses são sensiveis ás palavras divinas e inconscientemente, ‘sentem’ algo de verdade a ressonar por dentro, e é essa verdade que eles procuram e seguem, como um cão perdigueiro que viu o rabo da perdiz e lhe sentiu o cheiro, não desiste na Via até a apanhar.  

Mas se existe uma oração ideal e sublime, num estado mais avançado da Via, seria esta:  
Meu Deus, faz o que aches melhor para mim, eu aceito a Tua vontade qualquer que ela seja. 

Nunca pedir nada em oração ou outro ritual em modo imperativo, isso seria um insulto para Deus, que sabe melhor que nós o que precisamos a cada instante para evoluir, seria uma falta de respeito e de confiança (Fé) para com quem nos criou do nada para sermos filhos Dele, seria pensarmos que tratamos nós melhor dos nossos assuntos que Ele, o que é um grande erro.  

Quem caminha na Via já em estado avançado, nada pede, só quer Deus por Deus, isso basta, como quem quer estar perto de quem Ama, só quer estar perto, nada mais, o resto (o mundo) já não existe, está morto em vida como diziam todos os sábios  desde S.João da Cruz, Teresa de Avila (morro porque não morro) , Ibn Arabi e Rumi ( Só quero estar junto ao meu Amor).  

É um estado equivalente à paixão humana , só que a nivel espiritual e sem o apego carnal do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário