-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 9 de abril de 2013

A Via da Perfeição-Parte 3


                   
            A REENCARNAÇÃO DAS ALMAS

Existe um numero limitado de encarnações possiveis e de tempo para a alma atingir a Perfeição. 

A meta de cada alma é assim atingir a Perfeição antes ou até ao numero de encarnações que dispõe.

A Perfeição e o fim das encarnações acontece quando a parte divina vence e domina a parte animal (o chamado eu).

Sem essa vitória, somos meros animais, escravos dos seus instintos mais básicos. 

A alma divina de cada homem conserva as experiências de todas as encarnações de cada vez que deixa um corpo. 

Com base nisso, ela decide qual o proximo passo (a encarnação, em que tipo de pessoa) a seguir, o que precisa de aprender mais para ser mais Perfeita. 

A tradição da ordem Ahl-e Haqq diz que a alma humana tem 50 mil anos e mil etapas a percorrer para atingir a Perfeição, uma etapa é no minimo, uma vida, se se considerar 50 anos a duração média de uma vida, teremos que cada alma dispõe de mil vidas para se Perfeccionar.

Ao fim de 50 mil anos, as almas que aí chegam são Imperfeitas.


          VIAS DAS ALMAS IMPERFEITAS

Existem 2 opções para as almas Imperfeitas : a sua parte boa-positiva , tem maioria sobre a parte negativa e vão para o Paraiso, caso contrário o seu destino é o Inferno. 

As almas que em 50 mil anos ou menos atingem a Perfeição estão junto a Deus, como uma gota de agua se perde no oceano mas sem perder a sua individualidade. 

Quanto mais distante de Deus estão as almas, maior é o sofrimento, pois todas sabem que existe Deus e a distância dele as torna tristes e angustiadas. 


Por isso se diz que os que estão no Inferno são os que mais sofrem, pois são os mais afastados, mas no Paraiso também se sofre na proporção directa da distância a que se está do Criador.


              OS 3 MUNDOS

Existem 3 mundos, material e intermédio (ambos transitórios) e eterno.

O mundo material é a nossa escola, aqui nos são facultadas por Deus as oportunidades necessárias (que foram por nós escolhidas no mundo do meio antes de reencarnar) para evoluirmos, em que país, em que familia, em que contexto social-religioso, etc..

Após cada morte, a pessoa julga-se a si mesma, sem desculpas ou pedidos de perdão, com as leis de Deus e define proximo passo consoante sua vontade e capacidade de evoluir.

Cada um de nós, contribui com seu livre arbitrio para ‘escolher’ o meio e as condições onde vai reencarnar.

No mundo intermédio é julgada a alma do homem que morreu, ou é Perfeito e une-se a Deus no mundo eterno, ou regressa ao mundo material em nova encarnação. 

Pode também, em alguns casos, prolongar a estadia no mundo intermédio ( em trabalho de purificação, daí ser também chamado de purgatório) antes de reencarnar.

No mundo do meio, as sensações são mais agudas que na terra, os sentimentos são mais ‘vividos’.

Em alguns casos a Perfeição pode ser atingida no estado do meio, se a alma já tem méritos suficientes. 
Nestes casos, e neste mundo do meio a alma comete menos faltas e ‘trabalha ‘ melhor que na terra, o seu ‘corpo’ é mais étereo, menos compacto que o corpo na terra.



              O MUNDO ETERNO

O mundo eterno tem 3 planos, o dos Perfeitos junto a Deus, o Paraiso e o Inferno, cada um com vários planos consoante os méritos e capacidades das almas, a distância a que cada plano está de Deus se reflecte proporcionalmente no sofrimento e na alegria das almas. 

Neste mundo eterno não há formas, mas todos se diferenciam e se reconhecem uns aos outros. 

Comparar o plano dos Perfeitos ( onde liberdade e poder são ilimitados) e o Paraiso ( onde existem limitações) é comparar um Rei a um homem vulgar.


Estes 3 mundos eternos estão em permanente movimento e transformações, mesmo o Inferno que é eterno, pode, em tempo infinitamente longinquo, receber uma graça de Deus pela sua misericórdia e ser ‘absolvido’. 

Só Deus é imutável, invariável, toda a Criação presente e futura está em continuo movimento.


Sem comentários:

Enviar um comentário