-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 9 de abril de 2013

A Via da Perfeição-Parte 1






 A  Via da Perfeição    

              segundo o Mestre Nour Ali Elahi

 
Mestre Nour Ali Elahi (Septembro 11, 1895 - Outubro 19, 1974)  mais conhecido como Ostad Elahi , era um mestre sufi  de influências curdas e iranianas e na tradição da ordem mistica do Curdistão, a  Ahl-e Haqq com origens no sec. 15.

Estas posições misticas foram-lhe transmitidas por seu pai, um grande mestre Sufi. 



COMO FOI CRIADO O MUNDO E PARA QUÊ. 

Antes de haver Criação manifesta , havia Tudo em potência não-manifesta, um caldo único de caos.

Algo, o Criador, quis que houvesse movimento e manifestação para que existisse observado e observador, espelho-imagem , polaridades e contradição e nesta oposição houvesse Vida eterna.

No principio Deus cria a Alma Total, esta alma é para Deus o que o atributo é para a essência e esta alma não é exterior a Deus.


O que existe para lá, por trás de Deus, só Deus e essa Alma Total conhecem, mesmo as almas Perfeitas jamais o poderão conhecer.

Quando se fala de Deus, fala-se sempre a partir deste movimento inicial, nunca do que estará por detrás dele que é incogniscivel para as criaturas mesmo as Perfeitas.


OS REINOS DO MUNDO MATERIAL 

No mundo material para além do humano,  existem os reinos minerais, vegetais e animais. 
Em todos existem 2 partes,  a parte material (mortal ) e uma parte não material (um influxo vital que não morre e se transforma no sentido sempre da perfeição). 

Não existe nada inerte, tudo tem sua energia vital e suas próprias ‘sensações’.

A parte vital de cada um dos 3 reinos pode com o tempo evoluir (se perfeccionar) em patamares , em graus de perfeição, dentro sempre do seu reino.

Estas partes vitais dos 3 reinos não têm individualidade, não têm parte  divina neles, evoluem por ‘acumulação de existências, de transformações energéticas’ no tempo. 

Esta evolução é automática e involuntária, todas estão ‘satisfeitas’ tal como são (por isso se diz que a Natureza nunca se angustia, ‘vive tranquila’ às ordens de Deus).   

Todas as criaturas dos 3 reinos têm uma faculdade inata para comunicar com o Criador, estão num estado permanente de euforia e de adoração.

Quem seja Perfeito pode comunicar com os 3 reinos, animais, plantas e minerais. 

O HOMEM NASCE PARA QUÊ?  

Como tudo começa no homem.
A angústia do homem, eco da sua alma.

Todo o homem experimenta em algum momento da vida um sentimento de angústia.  

Angústia por compreender que a vida material, por mais sucesso que tenha, não o satisfaz e que existe algo que lhe faz falta.

Mais a alma é avançada mais este sentimento é intenso e frequente.
É como o eco da alma, um sinal que incita o homem a se preocupar com o futuro que o espera para lá da vida na terra.

A intensidade deste sentimento leva o homem a procurar satisfazer essa  sede interior. 

Mas por desconhecer  ainda a origem dessa sede isso pode levá-lo a caminhos errados e perigosos. 

Uns procuram drogas alucinogénias, outros drogas espirituais.

Confiam-se a falsos mestres, seitas ou puros charlatãos, vão à India em busca de técnicas que nada têm a ver com  a Perfeição da alma, divertem-se e distraem-se por algum tempo mas depois o eco reaparece e a sede persiste .

Só desaparece quando se compreende porque nascemos e qual a nossa missão na terra (o aperfeiçoamento da alma e seu regresso a Deus).

O corpo do homem é o culminar da evolução da matéria e serve de receptáculo à alma divina.

Só o homem tem vontade própria e livre arbitrio e por isso se angustia pois tem várias opções á sua escolha ao contrário da Natureza.    

Deus cria as almas humanas no mundo material para elas evoluirem e aprenderem. 

As almas humanas são criadas puras mas ignorantes, estão na terra para serem Perfeitas e conhecedoras.

Estamos na terra, para despertar espiritualmente, para acordarmos das ilusões deste mundo e passarmos a ter consciência (sermos conhecedores da Perfeição e buscar atingi-la) de que existe um Criador e que temos em nós uma ligação ‘secreta’ a esse Criador que é preciso ‘re-ligar’ e  ‘levantar o véu’  que nos tapa a Sua face.    

A passagem na terra, na matéria é indispensável, pois permite á alma de se alimentar e se aperfeiçoar até certo nivel.

A alma é como uma semente que contém a árvore em potência, o corpo é uma parcela de matéria, um pote de terra onde a semente da alma celeste é colocada.

O processo de evolução é lento e delicado, uma terra muito rica, muito adubada, faz aprodrecer a semente, uma terra demasiado pobre, faz secar  a semente.   

A terra deve ser regada e alimentada até que da semente nasça um germe.

Acelerando o processo artificialmente, corre-se o risco de sufocar a alma, cujo desenvolvimento deve se fazer em harmonia com as condições vigentes na terra.

Um homem Perfeito não é um super homem, mas um homem cuja alma se desenvolveu para passar á proxima etapa sem precisar mais de um corpo fisico como suporte. 

O trabalho em corpo terrestre termina, chega ao fim a Perfeição no ciclo terrestre. 

Continua o seu Perfeicionamento em outro nivel espiritual, noutro mundo, onde em novo meio continua o seu caminho na Via agora sem corpo fisico, com novas escolas ou mestres, mas mais tranquilo, sem sofrimento e com a certeza de ir chegar á sua derradeira Perfeição.  


Sem comentários:

Enviar um comentário