-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 20 de março de 2013

O Combate Espiritual - Parte 3







O Combate contra os sentidos

Os nossos sentidos exteriores devem ser usados com moderação, e devemos sempre encará-los como expressão de Deus e desfrutá-los como tal e não como prazeres em si.

Sentindo atracção pela beleza física de outrem, ouvindo belas melodias da natureza ou musicais, tendo atracção por cheiros agradáveis, deves sempre considerar que tudo vem de Deus e nada das coisas  em si e que portanto tu sejas apenas movido e atraído não pelo apego ou repugnância das coisas mas apenas pela vontade de Deus.

O Combate contra a má língua

O falar demais tem sua raiz na soberba, no convencimento que sabemos muito, da superioridade das nossas opiniões que queremos impor aos outros, como se fossemos mestres dos outros.

A fala deve ser regrada, pensada com o coração antes de ser verbalizada para não causar danos a nós próprios e aos outros.

Ouve mais que falas e conserva o silencio sempre que adequado, pois ele é uma grande arma no combate espiritual e na vitoria contra nossos inimigos que querem o descontrole da nossa língua e por aí da nossa alma.

Evita conversas supérfluas e mundanas que nada te ajudam no teu caminho espiritual e pelo  contrário o atrasam fazendo-te desperdiçar tempo melhor gasto.

O Combate contra as quedas

Quando cometeres erros, faltas seja por fraqueza, malícia, primeiro agradece tê-las reconhecido, depois não te perturbes nem desanimes, pois essa é a intenção do teu inimigo que te quer tirar a paz.

Coloca teu pensamento em Deus e pede-lhe perdão por essa falta e ajuda para te empenhares de futuro a não repetires essa falta.

Continua, em paz, o teu dia e caso caias de novo, age do mesmo modo e levanta-te de novo, quantas vezes caíres será quantas te levantas, pois colocaste o teu olhar em Deus em cada queda e isso é bom para ti e mau para o teu inimigo que te quer triste, desanimado e perdido.

Exemplos de  combates contra a queda da virtude ao vicio

Uma pessoa doente está a suportar sua dor e enfermidade com valentia.
O inimigo interior diz: Se...não estivesses doente podias fazer estas e aquelas boas obras.
A pessoa que ainda não venceu este combate, começa a pensar que bom seria não estar doente para fazer essas boas obras e começa a inquietar-se, cresce a impaciência e a revolta contra doença por esta o impedir destas obras, aí cai da quietude, da plena aceitação da doença para o vicio da impaciência e rebeldia.

Cura:  Não alimentar desejos, intenções que não possam ser realizados no momento, agora estou doente e estou focada em suportar e melhorar , depois logo se verá, e assim a paz regressa junto com a virtude da paciência.

És evoluído intelectualmente e já conheces a tua maldade, vícios. 
Se por isso te pensas superior a alguém , estás pior que eles porque queres ser tido pelo que não és, ninguém é melhor ou pior que os outros, somos todos nada aos olhos de Deus.

Cura: Não julgues os outros, conserva a tua humildade, trabalha em ti recatado e sempre de ti desconfiado, assim evitas a presunção, soberba e o desprezo pelos outros.
Lembra- te sempre que as tuas boas obras não são tuas, são de Deus.... humildade.


Não procures investigar a fundo, pelo teu intelecto meramente curioso a natureza divina, isso é perda de tempo, há mistérios a que o homem em vida não é capaz, nem tem, de entender, essa é a realidade. 

Basta te reconheceres como nada perante Deus e se o queres encontrar não te eleves, pois Ele se afastará, rebaixa-te que Ele vem ter contigo.

Combate vicio a vicio, não mais que um ao mesmo tempo, foca-te num e esforça-te nesse apenas, desenvolve a virtude oposta a esse vicio e é essa a luta e o combate. 

As virtudes adquirem-se uma de cada vez e progressivamente, quem pensa estalar os dedos e ser virtuoso está mesmo muito enganado.

Forçar a entrada no Reino de Deus com ímpetos místico-fervorosos, é o 1* passo para cair no inferno, lembra-te do mito de Lucifer.

Mesmo que esse vicio seja abalado pela virtude que desenvolveste, não penses que é o fim do combate contra ele, mais tarde quando estiveres ocupado noutro combate contra outro vicio, o que pensavas ter vencido pode ressurgir de novo com outras 'armas' contra ti, ou seja, não esqueças que enquanto viveres não há descanso, a tua vida é um Combate permanente!

E dá graças a Deus por perceberes isso!

Não existem planos, nem tempos definidos para cada combate, só tu sentirás se o inimigo está abalado e enfraquecido ( morto é difícil) e então passas a outro vicio inimigo, só tu defines o tempo de cada combate.

Pratica diária numa virtude (ou no combate contra o vicio oposto).

De manha ao levantar, pensa nesse combate, e ao longo do dia, tenta 'parar' e examinar se estás a cumprir a tua ideia sobre esse combate especifico, se falhaste aqui e ali, se conseguiste uma vez, etc , tipo exame de consciência sobre esse combate .

Para cada combate escolhe um pequeno símbolo que possas levar no bolso, seja uma pedrinha, uma bola de papel, uma fotografia, que quando a tocas durante o dia, automaticamente te lembras do 'teu combate' e 'páras' e te examinas.

Este combate das nossas vidas, não se pode parar, quem  pára, volta para trás mesmo de onde começou, o que vamos ganhando só é ganho se fôr adicionado a mais ganhos, sem mais ganhos, avanços no futuro, os ganhos passados se perdem.

Aproveita as contrariedades para obteres ganhos nos combates, elas são o teu Euromilhões, e cada uma te pode fazer avançar um pouco ou retroceder muito consoante as aproveitares ou as perderes fugindo delas ou rejeitando-as.

Sem comentários:

Enviar um comentário