-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 13 de março de 2013

As 10 meditações de S. Francisco de Sales- Parte 6






6ª Meditação--- Do Julgamento 

Preparação

Em local calmo e livre de intereferências, senta-te em posição confortável,  presta por alguns instantes atenção às tuas respirações e de seguida.  

a- Coloca-te na presença de Deus.


b- Pede-lhe que te inspire. 

Considerações

1)  Finalmente, acabado o tempo que Deus destinou para este mundo,  e depois de vários sinais e preságios, o fogo reduzirá a cinzas toda a superficie da terra, nada restando.

2) Todas as almas então comparecerão para serem julgadas. 
     Mas enquanto umas estarão em corpos gloriosos de luz outras surgirão em corpos hediondos e terriveis.

3) O Juiz abrirá os livros das consciências e separará os bons dos maus, pondo uns á sua direita, e ous outros à sua esquerda. Separação eterna pois não mais se encontrarão juntos.

4)  Nada ficará oculto, ver-se-á a malícia dos maus e o desprezo que tiveram de Deus e por outro lado a penitência dos bons e os efeitos da graça que receberam de Deus.         

5) Medita sobre o destino dos maus, Deus expulsa-os pela eternidade da Sua presença, que dor e sofrimento isto implica, pois as criaturas verão a Luz mas não a poderão alcançar, pior sofrimento do que este não existe, medita por algum tempo neste julgamento para em vida te esforçares para que depois de morto não o teres, pensa que só de ti depende e da tua atitude em vida.

6) Medita agora no destino dos bons, Deus os chama para si, para partilhar com eles o Seu Reino que maior alegria pode existir ? 
   Reflecte neste destino para em vida te esforçares para o alcançar depois de morreres, pensa que só de ti depende e da tua atitude em vida.

Afectos e resoluções

1) Treme, ó minha alma, com a lembrança deste terrivel julgamento. 

     Ó Deus, quem pode dar-me segurança para esse dia ? 

2) Detesta teus pecados, pois só eles te podem perder nesse dia.    

Procura com afinco te julgares a ti mesmo a cada dia da tua vida, e assim te corrigires pelas práticas espirituais adequadas para no dia do julgamento, o Juiz que não é mais que a tua própria consciência, não te condenar ao afastamento eterno da Luz.     

Conclusão

Dá graças a Deus, que te proporcionou meio de alcançares segurança para esse dia, e tempo para fazer o trabalho do caminho espiritual a isso necessário.


Devoção final com formação do ramalhete 

 
Mantendo-te sentado ou indo passear um pouco na natureza, forma em tua mente uma imagem de um ramalhete de flores composto das considerações que acabaste de fazer que visualizas colocar em teu coração para durante o dia ir ‘saboreando’ e  ‘ruminando’ o seu cheiro e a sua Vida.    

Sem comentários:

Enviar um comentário