-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 13 de março de 2013

As 10 meditações de S. Francisco de Sales- Parte 7






7ª Meditação--- Do Inferno 

Preparação

Em local calmo e livre de intereferências, senta-te em posição confortável,  presta por alguns instantes atenção às tuas respirações e de seguida.  

a- Coloca-te na presença de Deus.

b- Pede-lhe que te inspire. 

c- Imagina uma cidade coberta de trevas, ardendo em chamas de enxofre e cheiro pestilento, cheia de criaturas que não podem de lá sair.

Considerações

1) Quem aqui está sofre tormentos terriveis, pois as suas consciências querem a Luz e não a podem alcançar, e sentem agora as penas correspondentes às faltas que em vida praticaram sem se corrigirem, os olhos, pelos olhares levianos e impuros, sofrerão a horrível visão do inferno, os ouvidos, porque se deleitaram com as conversas fúteis e viciosas, nunca ouvirão senão prantos e choros, lamentações e desepero, e assim com os restantes sentidos.

2) Mas a maior privação é, sem dúvida,  a da Face de Deus, ó que horrivel destino este em que estou afastado do meu Criador e da Sua Luz para sempre.

3)  Considera a eternidade das penas que só por si bastam para tornar insopurtável o inferno, se uma picada de um mosquito numa orelha, ou uma pequena febre, nos torna uma noite normal  numa longa e aborrecida noite, quão dificil será viver uma noite eterna só com tormentos ? 

Desta eternidade nascem nas almas que aí residem, as blasfémias, e raivas infinitas que as vão devorando pela eternidade.    

Ó triste destino, este do homem que não soube abrir-se para o Seu Deus. 

Afectos e resoluções

1) Atemoriza a tua alma com as palavras de Job :  Ó alma minha, poderás viver eternamente com estes ardores e no meio de um fogo devorador ? queres deveras abandonar o teu Deus para sempre?

2) Confessa que o mereceste, e quantas vezes ! 
   Mas doravante quero seguir pelo caminho contrário; para que hei-de eu descer a esse abismo?

3) Pratica com afinco todos os trabalhos e exercicios espirituais que te forem mais adequados para te manteres sempre na presença de Deus e não no apego do mundo, para evitares esta morte eterna.


Conclusão

1) Dá graças a Deus, que te proporcionou meios e tempo para fazeres  o trabalho do caminho espiritual para não teres morte eterna. 

2 ) Oferece-se-Lhe o teu esforço nesse sentido.


3) Suplica-Lhe que te ajude nesse caminho. 



Devoção final com formação do ramalhete 

Mantendo-te sentado ou indo passear um pouco na natureza, forma em tua mente uma imagem de um ramalhete de flores composto das considerações que acabaste de fazer que visualizas colocar em teu coração para durante o dia ir ‘saboreando’ e  ‘ruminando’ o seu cheiro e a sua Vida.    

2 comentários:

  1. Salve Maria, Christiano!

    Gostaria de saber se vc tem um arquivo com todas estas meditações de São Francisco de Sales e se é possível enviar a mim por email:

    alexandriacatolica@ymail.com

    Desde já agradeço o que puder ser feito,

    Saudações!

    ResponderEliminar