-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 13 de março de 2013

As 10 meditações de S. Francisco de Sales- Parte 5



5ª Meditação -- Da morte


Preparação

Em local calmo e livre de intereferências, senta-te em posição confortável, presta por alguns instantes atenção às tuas respirações e de seguida. 

a- Coloca-te na presença de Deus.

b- Pede-lhe que te inspire.

c- Imagina que estás doente, no leito de morte, e sem esperança alguma de escapar dela.

Considerações 

1) Pensa na incerteza do dia da tua morte. 

Ò alma minha, tu sairás um dia deste corpo ? 

Quando será porém? Será no inverno ou no verão? Na cidade ou na aldeia ? 

De dia de noite? De repente ou prevenida? De doença ou de desastre ? 

Ai de nós ! De tudo isto nada sabemos, absolutamente nada ; a única coisa certa é que morreremos, e sempre mais cedo do que pensamos.

2) Considera que então, pelo que te diz respeito, se acabará o mundo, pois para ti não mais o haverá; de cima a baixo tudo se transformará a teus olhos. 

Sim, porque então os prazeres, as vaidades, as alegrias mundanas e as afeições nos parecerão fantasmas e quimeras. 

Ah, pobre de mim! Por que bagatelas e quimeras ofendi o meu Deus! 

Perceberemos então que deixamos a Deus por um nada. 

Pelo contrário, a devoção e as boas obras hão-de então paracer-nos em extremo, apetecíveis e doces ;

Porque não segui eu este belo e agradável caminho? 

Então os pecados que pareciam pequenissímos, parecerão grandes como as montanhas e a tua devoção parecerá bem pequena.

3) Considera as tristes e dolorosas expressões com que a tua alma se despedirá deste mundo : e ela dirá adeus às riquezas, às vaidades e más companhias, aos prazeres, aos pensamentos, aos amigos e vizinhos, aos pais, aos fihos, ao marido, á mulher, numa palavra, a todas as criaturas. 

E finalmente despedir-se-à do seu corpo, que deixará pálido, desnudado, desfeito, horroroso e pestilento.

4) Considera a pressa com que será tirado dali esse copro e escondido na terra e que , feito isso, o mundo nunca mais pensará em ti, nem se lembrará mais de ti, como tu não pensaste nos outros: Deus o tenha em descanso –se dirá- e depois tudo acbou. 

Ó morte, quão pouco se pensa em ti e como és rigorosa !

5) Considera que ao sair do copro a alma segue o seu caminho, ou para a esquerda ou para a direita. 

Ai de mim , para onde irá a minha?  Que caminho seguirá ?  

O MESMO QUE TIVER COMEÇADO NESTE MUNDO.

Afectos e resoluções 

1) Ora a Deus e lança-te em Seus braços. 

Senhor, recebei-me debaixo da Vossa protecção nesse dia terrível, tornai-me ditosa e favorável essa hora, e que antes todas as outras da minha vida sejam tristes e de aflição.

2) Despreza o mundo . 

Pois que não sei a hora em que devo deixar-te, ó mundo, não quero apegar-me a ti. 

Ó meus caros amigos e familiares, permiti que não vos ame mais senão com uma amizade santa, que possa durar eternamente; pois, para que hei-de unir-me agora a vós , se depois da morte é preciso deixar-vos e quebrar a união?

3) Quero preparar-me para esta hora e tomar as precauções necessárias para fazer esta travessia com sucesso; quero assegurar o estado da minha consciência quanto me fôr possível, e pôr ponto final em tais e tais faltas (aqui dizer quais são). 

Conclusão

Dá graças a Deus por esta resoluções que te inspirou: oferece-as à Sua divina Majestade ; pede-lhe novamente que te dê morte ditosa e santa.





Devoção final com formação do ramalhete

Mantendo-te sentado ou indo passear um pouco na natureza, forma em tua mente uma imagem de um ramalhete de flores composto das considerações que acabaste de fazer que visualizas colocar em teu coração para durante o dia ir ‘saboreando’ e ‘ruminando’ o seu cheiro e a sua Vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário