-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 11 de março de 2013

As 10 meditações de S. Francisco de Sales- Parte 3



3ª Meditação -- Dos benefícios de Deus

Preparação


Em local calmo e livre de intereferências, senta-te em posição confortável, presta por alguns instantes atenção às tuas respirações e de seguida .

a- Coloca-te na presença de Deus.

b- Pede-lhe que te inspire.

Considerações

1) Considera as graças corporais que Deus te deu: que corpo, que comodidades para o manter, que saúde, que consolações licitas, que amigos, que assistências e amparos!

Considera agora tantas outras pessoas muito melhores que tu, que carecem destes beneficios. Uns são imperfeitos de corpo, faltos de saúde, privados de algum membro : outros, abandonados à mercê dos opróbios e do desdém e da desonra; outros ainda acabrunhados e flagelados pela pobreza ; e Deus não permitiu que tu fosses assim miserável.

Pensa na Graça que tens.

2) Considera os dons do espirito; quantas pessoas não há no mundo, imbecis, coléricas, insensatas, e porque tu não és desse número ? 
Foi Deus que se dignou favorecer-te. 
Quantos há também que foram criados rústicamente e numa extrema ignorância ; e a Providência divina te concedeu a Graça de uma educação apurada e honrosa.

3) Considera as graças espirituais, quantas vezes foste perdoado nas tuas faltas ? quantas vezes foste livrado de ocasiões de perdição em que te achavas ? quanto tempo te foi dado para progredires no bem da tua alma? 
Atenta bem quão Deus foi amável e propicio contigo. 

Afectos e resoluções 

1) Admira a bondade de Deus

Oh! Como Deus é bom comigo! 
Como é cheio de bondade para um indigno pecador, como é rico em misericórdia e liberal em mansidão! 
Ó alma minha, cantemos a infinidade das graças com que Ele nos enriqueceu.

2) Admira a tua ingratidão

Mas quem sou eu, Senhor, para que Vos lembrais de mim ! 
Oh! Como é grande a minha indignidade ! 
Ah! Eu que calquei aos pés os Vossos beneficios; desonrei as Vossas graças, convertendo-as em abuso e desprezo da Vossa soberana bondade; opus o abismo da minha ingratidão ao abismo das Vossas graças e favores.

3) Excita-te ao reconhecimento

Eleva-te meu coração, não queiras ser infiel, ingrato e desleal a este grande Benfeitor.
Como pode a minha alma não ser obediente e submissa a um Deus, que em mim e para mim operou tantas maravilhas e graças ? 

4) Aparta, pois teu corpo dos deleites mundanos e põe-no ao serviço de Deus que tanto fez por ele ; aplica a tua alma a conhecê-Lo e reconhecê-Lo praticando os rituais e exercicios espirituais que O louvam.

Conclusão

1) Agradece a Deus o conhecimento que te deu do teu dever, e de todos os beneficios até hoje recebidos.

2) Oferece-lhe o teu coração com todas as tuas resoluções.

3) Pede-lhe que te dê força e coragem para as praticar com persistência e forte ânimo. 



Devoção final com formação do ramalhete

Mantendo-te sentado ou indo passear um pouco na natureza, forma em tua mente uma imagem de um ramalhete de flores composto das considerações que acabaste de fazer que visualizas colocar em teu coração para durante o dia ir ‘saboreando’ e ‘ruminando’ o seu cheiro e a sua Vida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário