-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 13 de março de 2013

As 10 meditações de S. Francisco de Sales-Parte 10





10ª Meditação-- A maneira de eleição e escolha que a alma faz da vida devota.

Preparação

Em local calmo e livre de intereferências, senta-te em posição confortável,  presta por alguns instantes atenção às tuas respirações e de seguida.  

a- Coloca-te na presença de Deus.

b- Humilha-te diante dele e implora o Seu auxilio. 

Considerações

1) Imagina o demónio sentado num elevado trono e rodeado de sua corte: uns furiosos com o seu ódio, inveja, raiva, outros a matarem-se entre eles, outros inquietos a acumular riquezas, outros entregues á vaidade, sem nenhuma espécie de prazer que não seja inútil e vão, ou ainda outros atascados em seus apetites animais de gula; repara como estão todos sem descanso, sem ordem, sem compostura. 

Como se desprezam uns aos outros e como não se amam senão com falsas aparências.  

Enfim, verás uma republica calamitosa e tiranizada por este rei maldito que te causará compaixão.

2) Imagina agora o teu Deus, cheio de bondade e misericórdia ao extremo de chamar pelos infelizes possessos do demónio para que saiam dessa tirania e se juntem a Si.   

Verás ao redor Dele uma corte de devotos, que manifestam o seu aspecto santo, sereno, amável, escutando o seu Senhor. 

Eles exultam, com alegria suave, caritativa mas bem regrada ; amam-se uns aos outros, mas com amor santo e puro.  

Repara como a vista do Senhor a todos consola e como todos suspiram por Ele.  

3) Tu já abandonaste o demónio pela tua consciência e práticas devotas, e contudo ainda não chegaste a Deus, teu Rei, nem te uniste á Sua feliz corte de devotos ;  e assim estiveste sempre entre um e outro.

4) Ouve o clamor dos que te chamam, pelo teu próprio nome, do Reino divino ;  anda, querida alma , vem para que sejas coroada.

Resoluções 

1) Decido, ó mundo, que não mais me verás sob a tua bandeira.   

Para sempre deixei as tuas loucuras e vaidades; rei do orgulho , ó rei de desgraça, espirito infernal, renuncio a ti com todas as tuas pompas vãs, detesto-te com todas as tuas obras.

2) Decido, ó meu Deus, Te abraçar com todas as forças da minha alma, adoro-Vos de todo o meu coração, escolho-Vos agora e para sempre para meu Rei, a quem presto homenagem e me prontifico a honrar as Suas santas leis e preceitos.

Conclusão

Implora ao teu Anjo Protector ajuda para manteres estas tuas resoluções ; ó meu santo Anjo, não me abandoneis para persistir firmemente nestas minhas decisões e alcançar finalmente a Paz eterna na casa do meu Senhor.    




Devoção final com formação do ramalhete 

Mantendo-te sentado ou indo passear um pouco na natureza, forma em tua mente uma imagem de um ramalhete de flores composto das considerações e resoluções que acabaste de fazer e que visualizas colocar em teu coração para durante o dia ir ‘saboreando’ e  ‘ruminando’ o seu cheiro e a sua Vida.   



Sem comentários:

Enviar um comentário