-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 13 de março de 2013

As 10 meditações de S. Francisco de Sales- Parte 9





9ª Meditação--- Da maneira de eleição e preferência do Paraiso 

Preparação

Em local calmo e livre de intereferências, senta-te em posição confortável,  presta por alguns instantes atenção às tuas respirações e de seguida.  

a- Coloca-te na presença de Deus.

b- Humilha-te diante dele e pede-lhe que te inspire. 

Considerações

1) Considera que estás entre o Paraiso e o Inferno e que um e outro estão abertos para te receber, consoante a escolha que fizeres. 

2) Considera que a escolha que fizeres de um ou de outro, neste mundo, durará eternamente no outro.

3) Considera que Deus te dará um pela sua justiça e outro pela sua misericórdia, segundo a tua escolha, contudo deseja com Seu Amor que escolhas o Paraiso, e para isso colocou a teu lado o teu Anjo da Guarda para te apoiar nessa boa escolha.  

4) Considera que a corte celeste te chama, e te convida : Vem, doce alma, descansar nos braços da eterna bondade, junta o teu coração ao nosso para louvar a Deus eternamente, cobra ânimo que o caminho não é tão áspero como a aspereza do mundo.

Resoluções 

1) Ó Inferno, eu te abomino agora e eternamente, detesto os teus tormentos e tuas penas, detesto a tua desafortunada e infeliz eternidade, e sobretudo as eternas blasfémias  e maldições que eternamente vomitas contra o meu Deus, aquele Deus que era teu também e que renegaste para sempre.

2) Ó belo Paraiso, escolho-te para sempre como minha casa, essa ditosa Jersualém, lugar de coabitação com o meu Deus para assim O louvar e amar eternamente.


Conclusão

1) Dá graças a Deus, que te deu livre arbitrio para escolheres, mas que pela Sua misericórdia te quer com Ele no Paraiso.
2 ) Oferece-se-lhe o teu esforço para escolheres o Paraiso e anima a tua alma para essa eleição.

3) Suplica-Lhe e ao teu Anjo da Guarda que te ajude nesse caminho. 



Devoção final com formação do ramalhete 


Mantendo-te sentado ou indo passear um pouco na natureza, forma em tua mente uma imagem de um ramalhete de flores composto das considerações que acabaste de fazer que visualizas colocar em teu coração para durante o dia ir ‘saboreando’ e  ‘ruminando’ o seu cheiro e a sua Vida.    


Sem comentários:

Enviar um comentário