-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Diálogos sobre a Pérola entre a Sofia e a alma






Diálogos sobre a Pérola entre a Sofia e a alma

Segundo Jacob Boehme


Prefácio do autor
Este texto é para quem tiver aberto os olhos ‘para  dentro’, os restantes nada verão senão escuridão e a sua própria angustia.



A Sofia sempre permanece á porta da alma, batendo e alertando-a quando a alma caminha por vias perigosas.

Se a alma a dado momento tem firmeza e determinação para a conversão e arrependimento do seu coração e assim desdenhar o mundo e se virar para Ela, Ela está pronta e mostra-se á alma ávida de Amor.

A alma fica surpresa e admirada em sua obscuridade, os seus pecados saltam à vista, o que a faz estremecer.

Nesse momento ocorre um julgamento dos seus pecados num flash que faz com que a alma retome sua indignidade, se envergonhe dos seus actos e se interiorize, sentindo e conhecendo-se a si mesma como indigna de receber tal Jóia.

Mesmo assim pede a Pérola à Sofia para manter o seu êxtase e estado celestial.

Mas a Sofia não se une imediatamente à alma, ou seja, não desperta imediatamente a extinta imagem celeste na alma, desaparecida de Adão no paraiso.
Não o faz,  porque pode ser perigoso para a alma sedenta, pois se Adão e Lucifer cairam e mesmo os santos a cada dia ‘caiam sete vezes’, o mesmo pode acontecer ao homem que ainda está fortemente atrelado à vaidade.

O reatar da relação Sofia-alma deve aguardar o teste e prova da alma para se ver se está firme e resoluta.
A Sofia deixa de novo a alma, retira dela os raios do Seu amor, a alma sente-se abandonada, às suas provas,  pois tem de vir diante dos portões do inferno primeiro, num teste que é uma prova de fogo ás suas convicções e  mostrar-se vitoriosa e firme na sua resolução celeste, aí a Sofia a apoiará nesse combate entre o céu e o inferno.

A alma que sai vencedora deste combate pelo amor da sua nobre Sofia, é então finalmente coroada e celebra-se o Casamento Real onde a nobre Pérola é semeada em grande triunfo, mesmo que seja ainda pequena como um grão de mostarda,  mas que só estará em plena posse da alma após a morte fisica como se explica abaixo.

Abençoados aqueles que passam esta prova de fogo a tempo na sua vida de se tornarem uma fortaleza contra o inimigo enquanto neste mundo viverem e não esperam pela hora da morte para tomarem essa resolução.



Eis o diálogo entre a alma e a Sofia .

A alma :
Ó nobre Sofia, estou extasiada com o vislumbre da Tua face que me deste a conhecer.
Onde estiveste por tanto tempo escondida ? 
Tu me livraste do inferno e transformaste a morte em vida em mim,  tu me redimiste da agonia do condutor igneo, concede-me a tua doce Pérola para que habite em mim para sempre.  

 A Sofia :
Ó nobre noivo, és mil vezes bem vindo.
Por que me esqueceste tanto tempo? Eu estava à tua porta mas não me vias.
Eu chamava-te e teus ouvidos não me ouviam.
Voltaste teu rosto contra mim e não vias a minha luz porque caminhavas no vale das trevas e estavas sumptuoso no poder da cólera de Deus.

Tu rompeste o laço de matrimónio e dedicaste teu amor e afeição a um estranho e Eu, tua noiva,  permaneci só na substância extinta, sem o poder da tua força ignea.
Não pude me alegrar sem a tua força ignea, pois tu és meu marido.
O brilho do meu esplendor se manifesta através de ti.
Tu não podes manifestar minhas maravilhas ocultas em tua vida ignea nem trazê-las á majestade, sem mim tu és uma casa escura, onde não há senão angustia, miséria e tormentos horriveis.
    
Ó meu noivo, permanece com teu rosto para mim virado, dá-me teus raios de fogo.
Traz o teu desejo (ígneo) para dentro de Mim para com esse acto Eu me inflamar, então trarei os raios do Meu Amor, da minha meiguice para a tua essência ígnea, permanecendo unida a ti para sempre e seremos eternamente exultados por todos os anjos do céu.
Meu querido Amor, te imploro que habites a minha fé e operes as tuas ígneas maravilhas em meu Amor, foi para isso que Deus te criou e te deu existência.
  
A alma :
Ó minha noiva, Tu que restauraste a minha miséria com a Tua meiguice e trouxeste a água da montanha ao meu interior saciando minha grande sede, Tu que transformaste minha angústia de fogo em grande alegria.
Ó inefável Amor, concede-me Tua Pérola, a fim que eu continue nesta alegria para sempre.

A Sofia :
Meu querido, muito me alegras em tua iniciação.
De facto já rompi em ti, através da cólera de Deus, as correntes e laços que te mantinham preso.
Mas tu estás a pedir-me algo excessivamente grande de mim que não posso ainda confiar em tuas mãos.
Queres minha Pérola como sendo tua.
Mas tu ainda permaneces em grande perigo, caminhando em dois perigosos reinos.
Caminhas no reino onde Deus chamava a si mesmo um Deus forte e ciumento e um fogo que consome.
Caminhas também no mundo exterior onde habita a vã e corrupta carne e os prazeres do mundo e onde os assaltos do demónio te perseguem a cada instante .
Assim sendo, tu a qualquer altura ainda poderás trazer em tua grande alegria, outra vez as coisas terrenas para junto da minha beleza, obscurecendo minha Pérola.
Poderás te tornar orgulhoso, como Lucifer, quando tinha a Pérola em seu poder e te afastares da harmonia de Deus, como ele fez, e então ficarei de novo privada de meu Amor para sempre.

Não, guardarei a minha Pérola em mim e habitarei no céu em ti, em tua extinta mas agora revivida humanidade em mim.
Reservarei minha Pérola para o paraiso, até que tu afastes as coisas terrenas de ti, e só então permitirei que a possuas.
Irei, contudo, te mostrar meu amável semblante e os doces raios da Pérola durante o resto da tua vida terrestre.
Irei habitar com a própria Pérola no coral inteiro e serei tua amável e fiel noiva.  
Não posso me expor à tua carne terrestre, pois sou uma Rainha celeste e meu reino não é deste mundo.
Ainda assim, não irei colocar um fim em tua vida exterior, mas aliviá-la frequentemente com meus raios de Amor, pois tua humanidade exterior pode voltar !

Meu querido noivo, faz apenas a minha vontade e não irei te deixar sózinho nesta vida.
Tu deves nesta vida, trabalhar e gerar  frutos, tu és a raiz desta Árvore da Pérola, galhos devem ser gerados de ti, todos eles devem brotar na angústia desta vida.
Mas eu surjo também com teus galhos, na seiva, produzindo frutos em teus ramos e tu nada sabes disto, pois o Altissimo assim o ordenou, que Eu habitasse contigo e em ti.

Sê paciente, afasta-te dos prazeres do mundo e coloca rédeas no cavalo indisciplinado.
Irei visitar-te na tua essência ígnea e te darei meu beijo de amor.
Trarei comigo do paraiso uma grinalda como prova da minha afeição e a colocarei sobre ti, o que te deixará muito feliz.
Mas, não te darei minha Pérola para que a possuas durante a vida terrestre.
Deves permanecer na resignação, ouvindo a música que o Senhor toca na harmonia que agora existe em ti, tu que agora és um mensageiro de Seu Verbo.


A alma :
Eu me comprometo contigo e me submeto à tua vontade, ó esposa amada.
Não me dás tua Pérola mas conduz-me com teus raios de amor na minha peregrinação terrestre.
Daqui em diante serei só Teu.
Nada desejarei para mim a não ser aquilo que Tu desejas através de mim.      
Estou em paz,  pois sei que estarás comigo sempre em todos os meus problemas e não me irás abandonar.    
Volto minha face ígnea para ti e juntos faremos deste fogo uma chama de Amor.

 A Sofia :
Meu nobre noivo, fica tranquilo, estarei contigo para sempre, até ao fim do mundo.
Virei a ti e em ti farei a minha morada.
Tu irás beber da minha fonte, pois agora sou tua e tu és meu, o inimigo não mais nos vai separar.
Trabalha em tua propriedade ígnea e eu colocarei os meus raios de amor em tua obra. 
Iremos assim plantar e fertilizar a vinha de Deus.
Tu com a essência de fogo, Eu com a essência da luz e do crescimento.
Sê  tu o fogo que Eu serei a água.
Juntos iremos realizar esta obra neste mundo que Deus nos designou , servindo-O em seu templo que somos .

AMÉN !!



Sem comentários:

Enviar um comentário