-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Deus e o Coração



Deus e o Coração 



Várias tradições espirituais apontam para que a centelha divina no homem se localiza dentro do seu coração e existem rituais para nela meditar e unir o homem a Deus.

Que as palavras da minha boca

E a meditação do meu coração
Sejam agradáveis a Teus olhos,
Senhor, minha força e redenção

Criai em mim um coração puro, ó Deus,
E renovai em mim un espirito recto. 


Salmos


Um coração ardente ,eis o que quero,
consorcia-me com o fogo,
ateia em teu coração a chama do Amor.


Rumi


Senhor meu Deus
Vinde falar e andar comigo
Neste jardim paradisiaco,
Da minha ilha no mar!

Vinde, Senhor, na calma do dia,
Vinde, pois preparei o caminho
E a minha oferenda é o sacrificio do eu inferior
No altar do coração.

Ensinai-me a ser vós próprio,
A percorrer a Terra
Como Vosso coração, cabeça e mão,
Fazendo a Vossa vontade á Vossa ordem.

Oh! Uno infinito
Deus de tudo o que há em cima e em baixo,
É a Vós que devo conhecer.
Vinde até mim, ficai dentro de mim,
Oh ! Deus do amor !
Deixai-me habitar Convosco em Vós! 


Djwal Kul



A tradição yogui oriental diz existir um centro de consciencia espiritual ou camara secreta do coração na forma de um lótus de 8 pétalas e aí, nesse santuario, estar a centelha divina ou Atman, a natureza Real.
 
Dentro da cidade de Brahma que é o corpo,
Encontra-se o coração e dentro dele,
Há um pequeno aposento na forma de lótus
E aí se encontra Aquele a quem se deve procurar.

O lótus do coração, onde Brahma reside em toda a sua glória- esse e não o corpo, é que é a verdadeira cidade de Brahma.
Brahma ali morando, permanece intocável, sem idade, imortal, sem dor, sem fome nem sede.
Os seus desejos são desejos rectos e os seus desejos são realizados. 

Chandogya Upanishad 




Há uma luz que brilha
Para além de todas as coisas na Terra
Para além de todos nós,
Para além dos céus, para além do mais alto,
Do supremo céu.
É a luz que brilha no nosso coração!!

Tu Te manifestas, manifestas-Te a nós:
Do irreal, conduz –nos ao Real;
Das trevas conduz-nos á Luz;
Da morte conduz-nos á imortalidade!
!

Dos Upanishads


Imaginai que dentro de nós há um palacio muito rico
decorado com ouro e pedras preciosas.

Imaginai que dentro desse palacio reina um Rei poderoso
que foi suficientemente bondoso para ser vosso Pai
e que está sentado num trono muito valioso
que é o vosso coração.

Imaginai assim que dentro de nós existe uma coisa
muito mais valiosa do que tudo o que está fora de nós.
Com tal hóspede precioso em casa é impossível prestar
atenção ás coisas fora de nós, pois logo as vemos como
vis e não merecedoras da nossa atenção em comparação
com a riqueza Daquele que está no nosso coração.

Que coisa maravilhosa Ele, que encheria mil mundos
com a Sua grandeza, se feche dentro de algo tão pequeno!
De facto, como Ele é o Senhor, é livre de fazer o que quer,
E, como Ele nos ama, adapta-se ao nosso tamanho!

 
Santa Teresa de Avila


Deus habita nos corações de todos os seres,
Amado, o teu Deus mora em teu coração
e o seu poder de operar maravilhas faz mover
todas as coisas, fazendo-as avançar na correnteza do tempo ...

Dei-vos palavras de visão e sabedoria
mais secretas que os mistérios ocultos.
Ponderai-as no silêncio do vosso coração,
E depois, em liberdade, exercei o vosso livre arbitrio.


Bhagavad Ghita

Sem comentários:

Enviar um comentário