-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A Tripla Vida do Homem-Parte3



A Tripla Vida do Homem

por Jacob Boehme

Parte 3

Deus é triplo em Pessoas e por isso se quer mover três vezes, conforme as propriedades de cada uma e nunca mais na eternidade solitátia.

Este mundo é uma maravilha que não seria conhecida pelos anjos na Sabedoria se a natureza do Pai se não tivesse movido para a criação da substância a fim de que as grandes maravilhas fossem manifestadas de modo a que os anjos e os homens pudessem conhecer na eternidade em imagens ou figuras o que cada coisa tiver sido e se maravilhar com isso.

Deus criou neste mundo a imagem do Ternário, o Homem para que abrisse as maravilhas e conhecesse o Deus eterno.
Mas o homem imaginou no mundo temporal e foi aprisionado.
Ele que devia ser mestre, era agora prisioneiro.


O homem Adão sabia que havia duas opções à sua disposição, uma de se manter fiel à Vontade divina e por assim dizer, manter-se em harmonia-sintonia divina e continuar no jardim do Paraiso para sempre ou desviar-se da Vontade divina e seguir a sua vontade própria.
Ao desobedecer e comer da arvore do conhecimento e não da arvore da vida, optou por seguir a sua vontade própria e viu-se privado da harmonia do Paraiso

Assim caiu o homem do estado paradisiaco para o mundo substancial onde ainda hoje vivemos na impotência e geramos filhos em dois reinos, o da cólera de Deus que nos apreendeu e quer manifestar em nós as suas maravilhas e o quebrador da serpente ( a misericórdia de Deus ) que permanece no homem e também quer mostrar nele as suas maravilhas.



Assim é hoje em dia e assim nasce o combate e o mal-estar diário do homem pois estamos encerrados com Adão na cólera e o diabo nos apresenta todos os dias o isco da hipocrisia deste mundo (fausto, riqueza, orgulho, vaidades) e nós ‘mordemos’ continuamente esse isco mas a graça também está diante de nós e nos deseja e daí haver esse grande e continuo combate em nós.

A criança nasce inocente mas ao crescer trepa na pompa, no orgulho, deixa-se levar como as ovelhas tresmalhadas e substitui a coroa do paraiso pela serpente que joga com elas e as encaminha para as perversões deste mundo onde a base é a avareza e a falsidade.

Assim que a alma se desvia de Deus a serpente se apodera dela.

Quem porta a Pedra é visto como louco, seu caminho é cheio de inquietudes, desprezos e sofrimentos, pois a cólera não perdoa a quem não lhe obedece mas para eles a eternidade é melhor que uma pequena alegria, que só permanece por um instante e logo se desvanece numa lamentação eterna.

Quem se volta para a Vontade de Deus e está morto para o mundo tem consciência que existe e sofre com o mal transmitido por Adão mas não guarda esse mal como sua propriedade mas como uma maravilha de Deus e permanece debaixo e nada sofrendo da cruz da sua paciência e aceitação da Sua Vontade.

No fim dos tempos todas as alegrias terrestres se vão e tudo retorna ao éter mas a vontade permanece eternamente e na vontade, o desejo.

Os homens que se afastaram de Deus para o mundo são como filhos desobedientes ao Pai que mesmo que queira remediar essa desobediência deitando azeite puro nas feridas, não tem meio disso pois o azeite do Pai agora é um veneno para os que desviaram a sua vontade da Vontade onde corre esse puro azeite.

O azeite desse homem degenerado já não é o azeite puro inicial, foi transfigurado pela turba do mundo (os vicios e pecados do mundo) e agora o ‘azeite/remédio’ do Pai já não actua na vontade do homem degenerado, que é deixado correr até seu termo, sendo a sua única cura a de se devorar a si mesmo e por si mesmo.

Embora Deus deseje que todos os homens sejam ajudados, sabe no entanto, quem quer ser ajudado.


O Jogo de Deus

O homem foi conhecido na Sabedoria antes do tempo deste mundo e Ele nos criou como seres a fim de que nele houvesse um jogo.

As crianças nos ensinam, quando nascem aprendem a jogar com elas mesmas, quando crescem jogam umas com as outras.

Assim Deus jogou connosco desde a eternidade em Sua Sabedoria no nosso esconderijo infantil e nós deviamos brincar assim uns com os outros no Paraiso onde fomos criados.

Mas o demónio não gosta de jogos de crianças e conseguiu dividir-nos em nossos jogos.
Por isso agora competimos uns com os outros e guerreamos em vez de jogar.

Por isso abandonámos o nosso pais natal e habitamos o pais da perturbação que nos é desconhecido e onde temos uma veste suja que não é a nossa.

Por isso a nossa angustia diária, de não sermos livres de jogar livremente uns com os outros como antes deste tempo.

Sejamos piedosos e humildes e nossa mãe Sofia nos dará de novo a nossa veste original e brincaremos de novo livres nas maravilhas de Deus.

De de que serve o homem entregar-se ás volúpias por um tempo terrestre tão curto se comparado com os tormentos eternos ?
De que serve ao homem aqui em baixo ter honras e riquezas se perde sua alma ?
Comparada com a eternidade esta vida não dura mais que um breve momento.


Entra pela porta estreita do Céu, entra com força e firme e busca dentro de ti, pode parecer estares sózinho e abandonado na via mas sabe que Deus tem sempre os seus ‘7000 com Elias’,os quais este não conhece.

2 comentários:

  1. Não consegui entender os 3 primeiros parágrafos. Boehme por vezes é difícil de entender.
    Parabens por este blog

    ResponderEliminar
  2. Caro Cristiano, belas postagens sobre o Boheme... boa sorte nesta senda.

    ResponderEliminar