-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

A Tripla Vida do Homem-Parte2




A Tripla Vida do Homem

por Jacob Boehme

Parte 2


É possivel um principe do demónio esperar tão obedientemente como um pobre pastor.
A única diferença é que a carga que este leva, leva-a por Deus e não por si mesmo.


O mundo esteve em Deus antes do tempo mas sem substãncia e sem ‘figuras’ para a alegria divina.
Só a Vontade desejosa e eterna o tornou substancial para nele se rever e se alegrar.

Quando a morte do homem surge, os quatro elementos da substancialidade,da corporiedade se quebram e a alma do homem ou está no Paraiso ou no inferno consoante a quem se deu.

Todos somos livres, quem se lançou nas trevas não foi por culpa de Deus, a vontade apenas nos conduz a Deus ou ao diabo.


Somos filhos da eternidade
Pensa em quem te conduz e te dirige, a honra e o bem temporais são lama perante Deus, tudo acaba no tumulo e se torna nada.
Mas estar na Vontade de Deus, é uma honra e um reino eterno.
Tua honra temporal é tua armadilha, teu sofrimento na esperança divina é teu jardim de rosas.
Este mundo é uma geração fora do Eterno e sua apreensibilidade tem sua fonte na cólera, sua raiz é a Natureza eterna, mas sua geração-principio não sendo eterna é uma quebra, teve inicio e tem fim, e tudo tem de ir de novo para a substancia eterna.

O eterno não se deixa contar, assim são os nossos pensamentos que são sem numero, um surge após outro e sem fim em numero ilimitado, maior que todas as estrelas do firmamento.
Percebemos aí a nossa eternidade e nos alegramos.



O ar do Verbo,ou seja ,o Espirito Santo soprou no homem e ele devia dominar os quatro elementos e viver na força de Deus, ao invés pela sua queda esses quatro elementos se tornaram seus mestres e agora vive entre Deus e o inferno.
Se ele quer viver em Deus, é preciso que entre de novo em si mesmo e deixe o antigo corpo dos quatro elementos para ser engendrado de novo.
Caso o homem continue virado para o mundo o Espirito do ar retira-se do homem e fica em seu principio com a bela Virgem e da imagem do homem advém uma imagem de serpente.
Tal o espirito tal o corpo, assim para onde a vontade do homem se vira assim se torna, pois tudo o que é semelhante sempre se atrai.


A imagem do homem apareceu desde a eternidade em Deus na Virgem da Sabedoria, não em substância é verdade mas Deus a criou depois em substância a fim de que Ele fosse manifestado nessa imagem, que não era dois em separado, homem e mulher mas um em dois, como Adão antes de Eva.
Adão desviou a vista da Virgem e virou-a para o mundo substancial dos quatro elementos que o tentaram, logo aí o seu corpo celeste o abandonou e ficou nu pois a Virgem celeste era sua veste, tinha perdido a luz da Majestade e foi posto fora da Palavra.
A sua queda foi ter imaginado sobre o espirito deste mundo, se ter desviado de Deus e querer viver em sua própria fonte e ser um dominador.


Como se resiste?
Entrando na Vontade de Deus.
Aí as estrelas ( as constelações das circunstâncias) apenas brincam diante de ti, pois não podem cumprir o que têm em potência, e tampouco o desejam, é o demónio que deseja, pois a natureza inteira curva-se perante Deus e reconhece que a imagem de Deus no homem que se abandona inteiramente a Deus é tão forte e poderosa que ata a natureza e as estrelas lhe obedecem mas se alegram com isso, pois a sua vontade (das estrelas) é também ser libertada da vaidade e ter sua luz acesa na doçura.


Se as estrelas são ardentes é apenas porque o espirito do mundo acendeu seu fogo nelas por causa da maldade do homem falso que desviou sua vista de Deus para o demónio e assim acende os elementos e as estrelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário