-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Como devemos viver para sabermos morrer ?




Como devemos viver para sabermos morrer ?

Segundo Jacob Boehme



Nada é mais útil ao homem neste mundo que se conhecer a si mesmo, o que é, de onde é e para onde vai, o que busca e para onde vai quando morrer.

Esta é uma verdade : Nascemos nus e nus morremos.

Mas nus de quê ? De coisas/objectos materiais ( riquezas, honras e poder).

Afinal que levamos nós na morte?
As figuras = imagens das obras que em espirito nos agarrámos em vida.


Ao morrer, nossas obras nos seguem, se elevadas a alma divina nelas coloca seu fogo eterno e nelas se alegra, se meramente materais só a cólera de Deus = demónio nelas se revê e se alegra em seu principio no inferno.

A vontade do espirito é eterna, o que abraçámos em vida, a alma o toma em ‘figura substancial ’ quando na morte se separa o corpo da alma.

Apenas em vida podemos quebrar esta ligação, este abraço a um dos lados da balança.


Abraça a Deus pela humildade, pela modéstia e terás o eterno Paraiso, afasta-te de Deus pelo orgulho, vaidade, ambição material e terás o eterno inferno.

Não te fixes a opiniões por mais eruditas/espirituais que sejam, guia-te por tua cabeça.

A opinião não move uma mosca, apenas a fé firme e forte que passou das opiniões para Deus, eis o que desperta as maravilhas.

O espirito de Deus está na Fé, não na opinião.

A alma que se dirigiu da opinião para Deus, apreende o Espirito de Deus, não fica no fogo da opinião mas irrompe dali em Deus, floresce através do fogo como uma bela flor.

Quem se agarra a opiniões, morre a elas agarrada, corre para seu ‘patrão’ (mestre-sacerdote-guru) e se não o encontra, sofre e não tem repouso algum, paira entre o céu e o inferno.

Aqui há que distinguir os que em suas opiniões buscaram com sinceridade o reino de Deus e os que não o fizeram buscando apenas seu proveito e prazer.

Os primeiros poderão, ao abandonar essas opiniões antes da morte, ter acesso à Vontade de Deus e ao Paraiso ( através de uma fase intermédia =Purgatório, antes do julgamento final onde tudo ficará eternamente onde está) .

Só em vida podemos quebrar a nossa ligação ás coisas, ás opiniões.

Quem não quebra em vida, morre no desconhecimento do que poderia ser se tivesse quebrado, logo depois de morto não sabe como se desligar daquilo a que em vida se tinha agarrado em exclusivo, pois desconhece o outro lado.

Depois da morte não podemos mais nada fazer pois nada mais temos para nos saciarmos senão as imagens a que nos agarrámos em vida.

Daí as almas ‘impuras’ não buscarem depois de mortos a porta de Deus, elas pura e simplesmente desconhecem onde está, nada sabem dessa porta, elas só conhecem a porta do inferno onde sempre viveram em vida.

Por isso em vida, sede humildes, sinceros, pensem que são meros passageiros neste mundo finito, mas que uma eternidade vos espera.

Trabalhem com honestidade para o ganha pão e sustento do corpo, sede bons exemplos na sociedade.

Não procurai a sabedoria ou conhecimento máximos, mas reconhecei vossa pequenez no universo e voltem os olhos e a vontade própria para a Vontade do Criador.

Não precisam se esconder em quartos ou conventos, em qualquer lugar se passa da vontade própria para a Vontade de Deus.

O tempo de vida é curto, cuidai para serem um bom fruto para Deus, sede sóbrios e equilibrados. Não se deixem surpreender pelas atracções do mundo, e se isso ocorrer, ver logo o engano e não persistir.

Mantenham-se sempre vigilantes e nunca seguros de nada, pois o demónio ronda vossas casas durante toda vossa vida à espera das vossas distrações.

Nas aflições saibam que vosso sofrimento nunca será acima das vossas forças, Ele não deixará ocorrer mais do que podeis suportar.

Ide a toda a hora da morte para a vida.

Entregai-vos à Vontade de Deus e não vos preocupeis, Ele vos guiará e instruirá, tipo piloto automático, como devem se comportar e essa será vossa paz em vida.

Combatei com coragem, é por curto tempo, e depois tereis o ceptro e a coroa.

É melhor ser um senhor que um escravo prisioneiro.

Os sofrimentos deste mundo não são dignos de serem chamados de sofrimentos perante a grande glória que deve ser revelada a nós.

Estamos aqui num campo entre o Céu e o inferno, brotará de nós um anjo ou um demónio.

Foste criado com livre vontade por quem até podes ir contra, imagina essa maravilha, mas para onde vais , ali estás , seja ao lado de quem te criou pelo seu Amor ou na sua cólera.

AMEN !

Sem comentários:

Enviar um comentário