De que servem as maravilhas deste mundo temporal para o homem de desejo ?
Para o homem as ver e desejar regressar à fonte dessas maravilhas, que é a mesma fonte donde veio e que tenha Saudade da sua Casa original pois este mundo não é a sua Casa e nele apenas é um hospede passageiro.
Apesar de lhe ter manifestado maravilhas Deus não quer que o homem ‘abuse’, se ligue a este mundo e a elas mas sim que essas maravilhas o façam retornar deste mundo para Ele.
Se Deus tudo sabe porque permitiu que o homem caisse ao comer o fruto proibido?
Porque deixou crescer a arvore da tentação do bem e do mal ?
Que significa a queda do homem ?
Significa que estava no 3 º principio , no Paraiso onde foi por Deus colocado para aí viver eternamente .
Era um ser hermafrodita e provinha da própria essência de Deus.
Tinha livre arbitrio para escolher entre ficar eternamente na Glória de Deus fazendo o equilibrio entre as duas forças ou Principios divinos (o 1º e o 2º de que o 3º era a consequencia ) ou voltar-se apenas para um deles exercendo a sua vontade própria .
Exerceu a sua vontade própria (comeu o fruto proibido) e pensou com ela criar e governar o seu próprio Reino como Lucifer lhe sugeriu , aí não tinha mais lugar no Paraiso eterno e caiu para fora dele (foi expulso) para este mundo temporal fisico actual (onde vivemos e procriamos como os restantes animais da criação ) que nos aprisiona no confinamento e onde deixamos de ter um vislumbre donde viemos pois á frente dos nossos olhos existe um véu (do mundo e suas tentações) que nos impede a visão clara do que fomos .
O homem que percebe que este mundo não é afinal a sua Casa, tem de se voltar para o mais fundo de si ,de abandonar a sua vontade egoista, ser humildade, considerar-se indigno de tudo pelos seus pecados e esforçar-se por ser digno de ter a Graça de Deus e ser reintegrado no Paraiso inicial de novo( em parte durante a vida, na totalidade após a morte e o fim dos tempos).
Que diferenças existem entre o homem antes da queda e o homem regenerado?
Nenhuma, apenas retiramos o véu deste mundo da nossa frente e voltamos ao que éramos.
Mudamos de atitude perante nós próprios e o mundo e ... estamos lá.
Problema é não ser nada fácil dado o ‘grude’ a que estamos ligados ao mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário