-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A SOFIA DE JACOB BOEHME

Campa de Boehme em Gorlitz-Alemanha


De que servem as maravilhas deste mundo temporal para o homem de desejo ?

Para o homem as ver e desejar regressar à fonte dessas maravilhas, que é a mesma fonte donde veio e que tenha Saudade da sua Casa original pois este mundo não é a sua Casa e nele apenas é um hospede passageiro.

Apesar de lhe ter manifestado maravilhas Deus não quer que o homem ‘abuse’, se ligue a este mundo e a elas mas sim que essas maravilhas o façam retornar deste mundo para Ele.


Se Deus tudo sabe porque permitiu que o homem caisse ao comer o fruto proibido?
Porque deixou crescer a arvore da tentação do bem e do mal ?

Porque Deus criou o homem com livre arbitrio e foi o homem a escolher para onde virava sua vontade e imaginação , foi o homem a punir-se a si mesmo, Deus observava mas nada podia fazer excepto enviar seu Filho, sua Luz do Coração para ensinar, mostrar o caminho ao homem como regressar a sua Casa donde saiu por culpa própria .


Que significa a queda do homem ?

Significa que estava no 3 º principio , no Paraiso onde foi por Deus colocado para aí viver eternamente .

Era um ser hermafrodita e provinha da própria essência de Deus.

Tinha livre arbitrio para escolher entre ficar eternamente na Glória de Deus fazendo o equilibrio entre as duas forças ou Principios divinos (o 1º e o 2º de que o 3º era a consequencia ) ou voltar-se apenas para um deles exercendo a sua vontade própria .

Exerceu a sua vontade própria (comeu o fruto proibido) e pensou com ela criar e governar o seu próprio Reino como Lucifer lhe sugeriu , aí não tinha mais lugar no Paraiso eterno e caiu para fora dele (foi expulso) para este mundo temporal fisico actual (onde vivemos e procriamos como os restantes animais da criação ) que nos aprisiona no confinamento e onde deixamos de ter um vislumbre donde viemos pois á frente dos nossos olhos existe um véu (do mundo e suas tentações) que nos impede a visão clara do que fomos .

Esta queda não foi para fora do 3º Principio, foi para um nivel ou plano mais grosseiro, mais material deste 3º principio.

O homem que percebe que este mundo não é afinal a sua Casa, tem de se voltar para o mais fundo de si ,de abandonar a sua vontade egoista, ser humildade, considerar-se indigno de tudo pelos seus pecados e esforçar-se por ser digno de ter a Graça de Deus e ser reintegrado no Paraiso inicial de novo( em parte durante a vida, na totalidade após a morte e o fim dos tempos).

Que diferenças existem entre o homem antes da queda e o homem regenerado?

Nenhuma, apenas retiramos o véu deste mundo da nossa frente e voltamos ao que éramos.

Mudamos de atitude perante nós próprios e o mundo e ... estamos lá.

Problema é não ser nada fácil dado o ‘grude’ a que estamos ligados ao mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário