-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A SOFIA DE JACOB BOEHME


Porque Lucifer foi expulso do Paraiso?

Lucifer era um dos 7 anjos e residia no Paraiso donde governava um Reino que lhe tinha sido confiado por Deus.

A Vontade desejada pela Mente pode ser 2 faces , ignea ou doce .

A 1º Vontade foi doce e dessa Vontade foram criados seres com livre arbitrio , anjos entre os quais Lucifer .

Muitos se qualificaram na doce Vontade e permaneceram no Coração de Deus .

Lucifer se qualificou na Vontade ignea , quis ter um Reino dele, exercer a sua prória Vontade, quis também ser Deus e se elevou pelo fogo igneo na Luz acima da Natureza, foi expulso do Coração de Deus (pois nele não pode existir nenhum coração igneo) e tornou-se uma fonte de fogo eterno no 1º principio .

O Coração doce de Deus não pode entrar no 1º principio para apagar o fogo assim como o fogo não entra no 2º principio, assim Lucifer se torna um inimigo eterno de Deus, Deus não o pode ajudar pois o centro dele arde no fogo eterno e atingiu o limite da Natureza e nada mais daí resulta.

Qual a relação entre a queda de Lucifer com a do homem?
O homem regenerado será diferente do que era antes da queda ?

Lucifer retirou-se do Coração de Deus pois queria ser acima de Deus.

Por assim dizer um trono no 2º principio ficou vazio, um reino sem governador.

Deus criou o 1º homem Adão no mundo celeste ( 3ºPrincipio ou Paraiso) para ser o Rei desse mundo celeste eterno ( ainda não tinha acontecido a queda e não existia ainda o mundo fisico temporal ) criado sob as estrelas.

Nesse Paraiso o homem tinha de fazer um equilibrio entre as 2 forças ou Principios da criação , se mantivesse esse equilibrio permaneceria para sempre no Paraiso .

O problema foi que surgiu uma anormalidade e se ‘desiquilibrou’ , saiu da dualidade e se voltou para um Principio apenas e assim caiu nesse Principio e se materializou, pois o Principio para onde se voltou é o Principio da matéria grosseira.

O homem cai não como Lucifer por ter querido ser mais que Deus por orgulho colérico e ter permanecido em seu centro de fogo eterno mas sim porque desviou a sua vontade e imaginação para o lado ‘errado’, para o mundo fisico temporal e suas tentações, para a matriz terrestre em vez de para si próprio como imagem de Deus que foi feito.

O homem não saiu do 3º Principio em si, apenas ‘imaginou‘ e colocou sua vontade própria , fruto de seu livre arbitrio, na temporalidade e na substancia grosseira que é o mundo fisico.

O Paraiso onde estava era um mundo celeste onde os corpos eram ‘etereos’ e eternos, não havia matéria concentrada e grosseira, não havia orgaos internos como os que conhecemos pois a respiração e alimentação eram por assim dizer ‘fluxos energéticos’.

O mundo fisico temporal foi criado pelo homem quando aí colocou a sua imaginação, criação essa chamada de queda do homem.

Daí ainda haver esperança para o homem , não para Lucifer, e daí Deus ter enviado seu Filho querido como Graça ou misericórida divina para ensinar ao homem como ‘corrigir’ seu ’engano’ e permitir ao homem se ‘recentrar de novo no 3º Principio ,no seu Paraiso original .

O homem regenerado é aquele que ouviu o apelo interior de se ‘recentrar’, deixou crescer o ‘grão de mostarda‘ (que a Graça lhe deixou semeado no seu coração) nas tempestades, cruzes e sofrimentos e sabe que este mundo temporal não é a sua casa, está aqui provisóriamente até repousar na sua verdadeira casa , no Paraiso ou 3 º principio.

Para isso tem de ser o quebrador da serpente e passar pela espada afiada do guardião do Paraiso com a sua ‘morte‘ para o mundo fisico.

Deus não tira deste mundo temporal um homem regenerado diferente em essencia do que ele era antes de cair, pois foi criado da Vontade eterna que é imutável e tem de subsistir.

A essencia do homem regenerado permanece a mesma que era antes de cair tendo esta sua estadia terrestre servido para ‘corrigir’ pelo seu esforço e sabedoria o seu ‘engano’ original (ter virado a sua vontade para o lado ‘errado’ e sofrido disso as consequências) que levou à queda.

O homem que se regenerou não sai de um sitio para outro, de um nivel para outro, apenas se volta para a sua verdadeira função , dai se dizer que ‘ para chegar a Deus basta apenas uma mudança de atitude e nada mais de extraordinário’.

O plano de Deus tem se subsistir, no ultimo dia Adão há-de ressucitar sem qualquer alteração em sua primeira imagem, como foi criado.

Sem comentários:

Enviar um comentário