-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A SOFIA DE JACOB BOEHME



As tentaçoes e queda de Adão e sua similitude com o homem, daí Adão ser o 1º homem.

Como o demónio que está noutro plano entra no plano deste mundo.


Adão tinha sua imaginação em equilibrio enquanto esteve no Paraiso antes de cair e já nessa altura existiam o abismo infernal ( do 1º principio) e o reino deste mundo (o 3º principio ou Paraiso onde Adão estava e tinha por missão divina comandar, de ser o Rei deste mundo).


Era tentado pelo 1º e 3º principios mas enquanto teve sua mente centrada no Coração de Deus manteve o equilibrio das 2 forças e nada mais o conseguia demover e era feliz pela eternidade nas alegrias do Paraiso.

Bastou sua ‘distracção (como acontece ao homem) de pôr sua imaginação na matéria grosseira que também faz parte do 3º principio e suas glórias para ser expulso do Paraiso, ou seja , do plano eterno, celestial e não-grosseiro onde se encontrava (no caso do homem para ter uma nuvem, um véu à sua frente que lhe impede a visão celeste e o faz viver como um mero animal no reino deste mundo).

A distracção de Adão fez com que também os elementos do fogo coléricos do 1º principio o impregnassem e contaminassem o elemento santo e puro que tinha até ai.

Ora como no Paraiso não há lugar para esses elementos ‘estranhos’ e coléricos Adão teve de sai de lá , tinha perdido a sua Divindade e não podia dirigir sua vontade para ela pois tinha em si a acerbidade da cólera.

Aí o demónio ganhou a partida, pois o reino deste mundo, que era administrado por Adão para alegria de Deus, tornou-se de novo o seu reino através do homem, pois tinha conseguido entrar no homem com sua acerbidade e chegado ás essencias de sua alma .

O demónio está e é eternamente conforme ao 1º principio colérico.

Não está no 3º principio pois não pode intrometer-se na operação da quintessencia celestial ( Paraiso ) ou na operação dos 4 elementos e das estrelas ( mundo temporal e fisico ), devido a estar no principio original, o 1º e haver um principio, o 2º no meio.

Mas quando os astros despertam a cólera do fogo nos elementos , ou o homem abandona o amor para se concentrar na ira , nos prazeres temporais , na ganancia, no ódio pelo seu semelhante, então nessa situação o demónio tem aí um poder indirecto e alegra-se com isso (não é poder real pois o seu plano é outro), ele é o mestre, o carrasco da Cólera de Deus, executa a justiça não como juiz mas como mero executor de obras.

Neste mundo o demónio é o carrasco, as estrelas são o conselho e Deus é o rei do país.

Todo o homem que vira as costas a Deus cai no conselho das estrelas nos vicios deste mundo) o que leva muitos ao suicidio, nisso o demónio está em acção, ele é o condutor e o executor.

Assim neste mundo temporal o homem vive numa grande miséria e está conforme seu corpo mergulhado no reino das estrelas e dos elementos.

O que elas fazem dele , é isso o que ele é.

Tornam um grande, outro pequeno , um recto, outro torto , sucesso a um , miséria a outro, conduzem a mente do homem o tempo todo mas apenas para as fadigas ,dores e desgostos.


A comparação entre o reino deste mundo e o Reino de Deus

Neste mundo temporal há fogo, agua, ar e terra, além disso existe o Sol e as constelações.

No Reino de Deus o Pai é o equivalente do fogo das constelações como Ele é no elemento puro.

Seu Filho ou Seu Coração é o Sol que oferece a todas as constelações uma doce alegria.

O Espirito Santo é o ar da vida sem o qual nem o Sol nem as constelações existiriam.

A casta Sofia que está diante de Deus é o equivalente ao espirito deste mundo no seu todo, o qual dá a todas as criaturas a mente , o sentido e o entendimento pela influencia das estrelas como acontece com a Sofia no Céu que abre as grandes maravilhas não só na terra celeste mas também nas grandes profundezas da Divindade.


A Alma humana pode ser Anjo ou demónio ?


A alma foi soprada no homem pelo espirito manante que é o Espirito Santo que sai do 2º principio , a Luz ou Coração ou Flho do Pai , que foi formado a partir da geração original do Pai ( o 1º principio) , geração essa anterior à vida e que consiste nas 4 propriedades (adstringente, amarga , angustiada e ignea) acerbas ( daí se falar no 1º principio como a Cólera de Deus) a partir das quais se acende a Luz de Deus no 2º principio (quando se fala no dia a dia em Deus está-se a falar neste principio por ser suave a amoroso ao contrário do 1º que é amargo e colérico).

Assim a alma tem origem na própria essencia de Deus.

Se a alma se eleva e qualifica na angustia e no fogo das 4 formas da origem então faz como Lucifer e procura tornar-se poderosa por si própria e se torna num demónio.

Se pelo contrário se eleva para a Luz com humildade e doçura então se torna um anjo e será alimentada pelo Verbo de Deus que é o Coração de Deus e suas fontes acerbas se tornam um Paraiso doce e alegre onde se manifesta eternamente o louvor e a alegria.

Sem comentários:

Enviar um comentário