-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A SOFIA DE JACOB BOEHME



Porque se suicida o homem no extremo do pecado ?

Quando comete maldades ou falsidades o homem impio, por mais duro que seja, sente uma acidez ,um ardor, um fogo a atear-se por dentro o que lhe causa angustia, tremores e muitas duvidas e questões.

Esse fogo representa a cólera divina inflamada pelas falsidades do homem.

A alma impia procura então um alivio e emenda neste mundo mas em vão.

Ela então abandona este mundo e corre para a origem deste mundo, para a raiz da geração eterna mas também em vão.

Então se lança no terrivel abismo, presumindo, alcançar o alivio desejado mas o que faz é subir para cima do Céu, para o que há de mais exterior, para a eternidade colérica.

Essa ascenção na cólera faz com que se torne inimiga do seu próprio corpo e mate esse corpo que lhe matou a imagem divina pelos prazeres do mundo e da carne .


Existe maldade na Natureza e é a mesma no homem ?


Não existe maldade alguma na cólera e severidade da Natureza, uma vez que elas são parte constituinte do processo de manifestação divino e sempre estão juntas em equilibrio com seu contrário, a suavidade e o amor.

Mas há maldade e culpa no homem que está na cólera, uma vez que foi criado para estar no bem= equilibrio eterno e dele se separou.

O homem tem 3 imagens dentro de si, a imagem de Deus, a imagem do mundo e a imagem do demónio, daí o combate constante para ser fiel à imagem de Deus .


O discurso da Sofia para o homem de Fé

Estou no centro da vida ( 2º principio), sem mim nada podes ver nem reconhecer na minha Força e na minha Luz.

Sou tua esposa na Luz, e teu desejo pela minha força é minha própria atenção por ti.

Estou sentada no trono (do 2º principio) , mas não me conheces .

Estou em ti e teu corpo não está em mim.

Opero o discernimento e nada vês.

Sou a luz dos teus pensamentos e a raiz dos pensamentos não está em mim, mas perto de mim.

Sou esposa da raiz mas ela vestiu um manto grosseiro ( as tentações do mundo).

Não me deito em seus braços até que o tenha tirado, então repousarei eternamente em seus braços e adornarei a raiz com a minha força, darei a ela minha bela forma e a desposarei com a minha bela pérola.


O que é a Palavra ,o Verbo, a linguagem ?


O som da palavra sai do coração e de todos os 3 principios .

O 1º principio quer articulá-lo ou dividi-lo consoante sua poderosa força e pompa e aí mistura aguda acerbidade , cólera e maldade.

O 2º principio fica no meio e difunde seus raios doces e resiste ao 1º principio .

Quando o espirito é acendido neste 2º principio a palavra é doce, alegre e humilde e não deseja atingir ninguém com o ferrão agudo do 1º principio, pelo contrário cobre o ferrão da cólera, figura a palavra com nitidez, arma a lingua com a justiça e a verdade e pela via do coração inflama a mente interior com a suavidade do som da palavra e todas as regiões aprovam essa Palavra que faz brilhar a nobre imagem de Deus em nós.


O regime dos astros e das constelações e sua relação com o homem

Este regime do espirito do mundo influencia na hora do nascimento do homem a sua compleição e sua actividade externa neste mundo debaixo das estrelas e das constelações .

Mas não dá santidade a ninguém e embora os homens possam caminhar sob uma aparencia santa, são hipócritas que querem ser honrados com isso, sua alma não se dirige menos para as cobiças do orgulho, para as tentações da carne , para as paixões carnais e desjos culpáveis.

Diante dos olhos de Deus tais pessoas que só desejam este mundo são velhacos e ladrões .

Não há um que se torne justo pelo espirito deste mundo.

Conforme a imagem que recebemos do espirito deste mundo pertencemos à morte eterna e não ao Paraiso a menos que sejamos engendrados de novo a partir do centro da amada Sofia que com seus raios desvia a mente dos maus caminhos do pecado e da maldade.


A mente do homem, os seus pensamentos e a balança.


Considera a tua mente como o centro de uma balança .

Os dois pratos da balança representam o reino do Céu no Paraiso e o reino do inferno .

Em cada prato há um operário, um mestre de obras que dá forma (produz uma imagem) ao que o homem deixa entrar em sua mente pelos seus pensamentos .

Os teus pensamentos colocam os pesos nos pratos e face ao livre arbitrio do homem esses pensamentos, inclinações e imaginações podem dirigir-se para qualquer dos reinos.

O que semeares em vida é o que colherás após a morte fisica.

Enche o prato da iniquidade e prazeres mundanos e colherás o inferno.
Enche o prato do Amor a Deus e colherás o Paraiso .

Vive aqui na terra virado para Deus e resides nela no Paraiso cesleste.

Vive aqui na terra virado apenas para este mundo, longe de Deus e estarás apenas ligado a dois principios (o 1º da cólera e o 3º deste mundo temporal).


O conhecimento teórico e histórico vale muito para o homem chegar a Deus ?

Há os que rezam apenas com espirito animal, porque rezam não por amor e fé com humildade mas apenas motivados pelo espirito deste mundo e suas tentações .

Pensas que Deus recebe tuas orações mas quem as recebe é o espirito deste mundo.

Queres entrar no Céu? Despe tua pele de lobo e veste a de cordeiro.

Deixa a hipocrasia, seja num convento ou num deserto e sinceramente entra no novo nascimento.
Muitos sábios da ciência religiosa , da Biblia, do conhecimento histórico falam das Escrituras , da paixão e morte de Cristo.

Mas se são desprovidos disso eles mesmo, se carecem da verdadeira humildade e só estão no histórico, de que lhes serve ?
A ciência deles não será um testemunho contra eles ?

Nota :
Anos mais tarde Meste Eckhart reflectia este tema dizendo : De que me serve a morte de Cristo se eu não a vivo eu mesmo ?

Sem comentários:

Enviar um comentário