-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

A SOFIA DE JACOB BOEHME



As varias maneiras com que o demónio tenta o homem


O demónio diz ao teu ouvido :

Porque te preocupas com Deus, ainda ninguém veio dos mortos para contar se existe algo mais depois da morte, porque rezas tanto, sofres e inquietas com a vida espiritual ?

Muitos ensinaram e fizeram como tu, mas todos foram tidos por loucos e tudo continua na mesma.

Trata de ti, neste mundo, de teres prazer e gozares o que está ao teu alcance pois nada tens garantido após morreres.

Os astros assim te fizeram, porque te ocupas com coisas insensatas ? Teus dons não provêm de Deus, Deus nunca falou contigo, o que podes saber ? Fica em repouso, deixa isso de lado .

Deixa os sacerdotes ensinarem, eles são pagos para tratar dessas coisas, cuida apenas da tua gloria neste mundo.


É possivel sair do Amor para a Cólera ?


Não, o Amor de Deus saiu da Sua Cólera mas o Seu Amor não pode voltar a ser colérico pois reside na Sofia e no repouso eterno onde a cólera já não tem entrada, assim como o Espirito Santo que saiu do Amor do Flho pelo Pai também não torna a entrar na cólera.


Deus quer um homem mau ou um homem bom ?


Ele quer que tudo se consuma e que a Ele tudo (toda a criação) regresse consoante as suas imagens e figuras, mas não intervém na escolha e livre arbitrio do homem que fez à Sua imagem para juntos louvarem para sempre as maravilhas eternas .

Deus não endureçe a vontade de ninguém nem quer torná-la tenebrosa por Seu designio.

Deus não se retira do homem, o homem retira-se de Deus ao se afastar do Espirito de Deus e se aproximar do espirito do mundo .

Deus aceita a escolha do homem, seja para o Bem ou o Mal e onde se agarra o homem fica .


Deus tem prazer com a cólera e com as batalhas ?


Deus como Ser TriUno (Uno em essencia e Triplo em pessoas) tem a cólera como um principio que absorve e apreende quem se aproxima dela mas não existe ‘prazer’ algum nisso assim como um poço não tem prazer se alguém lá cai dentro por sua própria culpa.


Deus no Seu principio Amor deseja que o homem saia da cólera e entre no Amor mas sabe que para isso as batalhas são inevitáveis e nessas batalhas Deus está ao lado do homem apoiando-o com a Sua centelha, a Sofia no coração do homem.

Deus ao dar livre arbitrio ao homem está a aceitar o que quer que o homem se incline seja para o Bem, para o Amor seja para o Mal, para a cólera.

Deus vê as almas más com os olhos da Sua cólera e as almas boas com os olhos do Seu Amor.


O desejo e a mente


O desejo é a introdução numa coisa, do desejo provém a forma, o corpo, a materialização e é ela a fonte do pecado (da ilusão) .

É mais fácil deter o desejo antes de ter forma do que quebrar o corpo materializado do desejo .

É melhor não desejar e desviar a vista, pois logo que o desejo impregna a mente já existe meio corpo que tem necessariamente de ser quebrado, de contrário se torna uma substancia completa e uma coisa existente .


A Busca

Porque o homem anda sempre á procura de algo que desconhece ?

Existe no homem, muito na sua alma interior, uma centelha divina, uma Sofia que por vezes ‘sussura’ ao ouvido qualquer coisa que o atrai sem saber porquê .


Porque os homens se enganam uns aos outros ?

As tentações deste mundo são um monstro que sufoca o homem que as deseja no dia a dia.

O homem fica numa angustia permanente e sentindo a injustiça do seu patrão (o demónio das tentações da carne e do mundo) procura tornar mais leve o seu fardo e busca todo o tipo de escapatórias falsas para aliviar seu jugo e comer seu pão em repouso.

Ora repouso para o homem é coisa que o monstro nem quer ouvir falar e persiste em lhe tirar o pão diário para o atormentar e manter sob seu jugo .

Então o homem angustiado concebe velhacarias e ardis para prover sua subsistência e ter algum repouso , amaldiçoa seu patrão em segredo , tira o pão a outros homens angustiados e aí seu patrão ‘fecha os olhos’ , diz que tudo está bem , porque o servo não come mais às suas custas e assim continua a ser o ‘cão’ obediente sob seu jugo.

Assim o patrão, que é injusto e falso, faz com que o homem também seja injusto e falso e engane continuamente o seu semelhante .

Se o homem tivesse orientado seu desejo não para o mundo para Deus, teria podido comer seu pão em repouso sem precisar de enganar o seu semelhante com ardis e falsidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário