-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A SOFIA DE JACOB BOEHME



A origem do Mal


O demónio era um santo anjo.

O que o levou a tornar-se colérico e mau?

Qual foi a 1ª substancia má que existiu dentro dele , visto que foi criado do eterno espirito original?

Qual a fonte infernal onde permanecerá,como as estrelas e os elementos criados, no fim dos tempos quando tudo criado temporalmente deixar de existir?

O que levou o demónio a ser mau é a sua qualidade pessoal , o seu querer próprio, que o fez desviar da Luz de Deus onde a sua imaginação não se quis estabelecer e assim ter criado o seu Inferno e ser inimigo de Deus , tendo-lhe sido fechada a porta do 2º pirncipio , pois não está mais na Luz de Deus .

Deus criou anjos e demónios da Sua essencia e com livre arbitrio, consoante cada um se concentra ou desvia da Luz criadora assim se torna um ser bom(anjo) ou mau (demónio).

Nenhum pecado podia ser imputado ao demónio ou aos homens se eles não fossem eternos e não proviessem do próprio Deus, como acontece aos animais cujo espirito não chega ao 1º principio mas se origina no 3º principio, no principio do mundo criado, que não alcança a Divindade e tem um fim .

Quando tudo acabar no juizo final os demónios permanecem no seu Inferno, nas 4 angustias da origem eterna que é o 1º principio eterno, os anjos no 2º Principio enquanto os homens regenerados retornam ao 3º principio celeste, o Paraiso eterno, três planos eternos que não se tocam nem misturam mas se conhecem .

Toda a restante criação que não tem origem na essencia de Deus permanecerá no fim dos tempos em ‘sombra’ ou éter ou figura consoante sua própria essencia diante das criaturas do Paraiso que se maravilham com tudo aquilo que Deus criou .


Porque o espirito deste mundo sempre persegue o homem ?


Porque sabe que no homem está escondida a bela Sofia (a imagem divina) e ele (o espirito deste mundo) a deseja ardentemente para se livrar da vaidade terrestre dos quatro elementos e da qualificação colérica das estrelas a ele (espirito deste mundo) inerente e que através do homem pode trazer à luz a nobre tintura que faz surgir o Paraiso.


Porque o demónio persegue sem descanso o homem ?


Porque o homem tem dentro de si uma semente ,uma centelha divina , uma Sofia que o pode conduzir se ele quiser para a sua casa no Paraiso .

Ora o demónio na sua angustia de chegar a Deus e ao elemento puro do 2º principio pensa que se tiver posse do homem pode ter para si esse semente e assim acabar a sua angustia de fogo e ter finalmente repouso.

Engana-se e engana o pobre homem pois o seu fogo igneo nunca mais pode entrar no 2º Principio ou Coração de Deus .

Por isso o demónio é um hospede dificil de expulsar e a luta é constante dentro de cada homem .

O demónio ataca o homem no seu (do homem) 1º principio que é também a sua fonte (do demónio) e onde vive eternamente, ali chega ao coração do homem e o faz passar do desejo de Deus (que significa estar equilibrado entre as 2 forças divinas) para os desejos deste mundo, para viver nas essenciais acerbas e não na doçura da sua imagem divina e torna a alma do homem tão louca e desgovernada que nenhuma doçura pode encontrar em nada nem em ninguém, daí a amargura continua do homem para o seu semelhante .

Esse amargor provocado pelo demónio é uma fonte seca ,infernal e ardente de tudo ter, e ainda que tudo tivesse, sua fome não diminuiria pois é a eterna fome e sede do abismo de todos os demónios que estão sempre com fome e no entanto não comem nada.

Eles só se saciam com a colérica fonte amarga do fogo que é a vida e a saciedade deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário