Diagrama dos 3 Principios , 1º Principio é a circunferencia inferior escura, o 2º Principio é a circunferencia superior clara e o 3º Principio é a circunferencia mais pequena do meio onde os outros 2 Principios se interpenetram.
Que são os 3 Principios da Essencia Divina e os 3 Reinos de Deus ?
Deus é uma Trindade em 3 Principios Divinos.
Deus Pai é o 1º Principio da cólera e do fogo eterno.
Deus Filho é o 2º Principio que é engendrado da cólera mas suaviza-a com o Amor e da conjugação destes 2 principios emana o Espirito Santo ( como ar sai do fogo e da luz) . Neste 2º Principio residem os Anjos e a Sofia eterna cuja centelha ( a luz do Espirito Santo) existe no homem .
O 3º Principio é o mundo celeste criado para manifestar as maravilhas de Deus .
Neste 3º Principio existe o Paraiso ( que é o mundo celeste criado) e aí foi colocado Adão, com a sua queda surgiu ‘dentro’ deste 3º Principio, que é eterno, o mundo temporal fisico (que é uma ‘cópia’ exacta do mundo celeste e cujo fim é o Juizo Final) onde o homem caido se encontra agora e tem como ‘missão’ reconhecer a sua condição de caido e regressar de novo ao Paraiso .
Por assim dizer existem antes do Juizo Final dois planos , níveis no 3º Principio .
A Mente eterna está nas trevas (1º principio) e concebe o desejo pela luz a fim de engendrá-la, do contrário não haveria nenhuma Vontade nem se gerava nada.
Esta Mente está na angustia e no desejo.
Essse desejo torna-se Vontade.
A Vontade gera a Força e a Força preenche a Vontade.
Assim os Reinos de Deus consistem em1) Força , que é Deus Pai , a Mente tenebrosa , a cólera de Deus , nessa Força existe uma Luz eterna que transforma a Força em Vontade .
2) Essa Vontade é o Filho ou Coração de Deus .
3) Dessa Vontade sai o Espirio Santo, a Força da Luz que engendra de novo a Vontade da essencia eterna na Mente tenebrosa numa aliança indissoluvel.
Estes 3 Reinos se equivalem aos 3 Principios, pois é do Espirito Santo que sai a Força que cria o mundo celeste.
Se a Mente eterna não tivesse se estabelecido nas trevas não haveria movimento algum, continuaria no nada, só aí, nas trevas, existe angustia e um desejo de uma Vontade criativa.
Assim todos os espiritos são engendrados a partir da Mente eterna e residem no Coração de Deus que nada engendra per si mas é apenas a finalidade (o local de repouso, de sementeira maternal) da Natureza e não tem em si nenhuma qualidade, por isso nada mais sai dali (do Coração de Deus ou 2º principio) e permanece invariável na eternidade, brilhando na Mente que tem a qualidade das trevas e as trevas não podem apreendê-lo.
Sem comentários:
Enviar um comentário