-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Discursos de Hesíquio o Sinaíta-Parte 3


A Oração de Jesus requer vigilância como uma lanterna requer uma vela para a acender.

O coração que está constantemente vigiado para impedir as imagens e fantasias dos espíritos das trevas e do mal, é pela sua própria natureza condicionado para dar à luz dentro de si mesmo apenas pensamentos cheios de luz.

O grande ganho do intelecto com a quietude vigilante é o seguinte: todos os pecados que outrora batiam no intelecto como pensamentos e que uma vez admitidos pela mente, eram transformados em actos externos de pecado, são abortados pela vigilância mental que não permite que esses pecados entrem em nosso interior e depois se concretizem em actos externos do mal.

Assim se ganha uma melhor compreensão de nós mesmos e de nossos pecados, a consciência da morte, a verdadeira humildade, o amor ilimitado de Deus e do homem, e um intenso e desejo sincero do divino.

Este é o caminho da verdadeira sabedoria espiritual.

Em vigilância constante com humildade e concentração, mantendo quer os sentidos quer o intelecto silenciados, com auto-controle em alimentos e bebidas e em todas as restantes coisas de uma natureza sedutora, Deus vai te ensinar coisas que você não esperava, dar conhecimento, esclarecimento e instrução de um tipo que o seu intelecto não percebia quando ainda estava andando na escuridão das paixões e ações obscuras, afundado no esquecimento e na confusão do caos.

Você vê como os inimigos da nossa salvação nos fazem cair por meio de suas fantasias, enganos e promessas vazias?

O próprio Satanás foi lançado como um raio do alto, porque ele se imaginava igual a Deus e ele separou Adão de Deus, fazendo-o imaginar que ele poderia ser de hierarquia divina.

Da mesma forma, a mentira e o engano iludem todos os que caem em pecado.
Cada hora do dia devemos observar e pesar nossas ações e à noite devemos fazer o possível para libertar-nos delas, pelo arrependimento se, desejamos, com a ajuda de Cristo, vencer a maldade.

Devemos também ter certeza de que realizamos todas as nossas tarefas externas de uma maneira que esteja em consonância com a vontade de Deus, de modo a que não possamos ser seduzidos pelos sentidos.

Se com a ajuda de Deus fazemos progressos diários, por meio de nossa vigilância, não devemos nos comportar de forma indiscriminada e danosa a nós mesmos através de encontros e conversas mundanas aleatórias.
Pelo contrário, devemos desprezar todas as vaidades em prol da beleza e das bênçãos da santidade.

Quem aspira dia e noite a ter paz e quietude de intelecto acha fácil ser indiferente a todos os assuntos do mundo e portanto não trabalha em vão.
Mas se despreza ou engana a sua própria consciência, vai sofrer a morte do esquecimento.

Quem sabe como fazer o bem e não o faz é pecador".

Não há desculpas para nós se, sabendo o que tem de ser feito , nós não o façamos.
Um viajante numa jornada longa, árdua e difícil, prevendo que pode perder seu caminho quando voltar, vai colocar sinalizações ao longo de seu caminho, a fim de conseguir regressar com facilidade.
O homem vigilante, prevendo a mesma coisa, vai usar os textos sagrados para guiá-lo e se ir ‘fixando’(como o alpinista que usa apoios sucessivos na subida ) no caminho certo.

Assim como é impossível atravessar o mar sem um barco, também é impossível repelir a provocação de um mau pensamento, sem invocar o nome de Jesus Cristo.

Com um intelecto experiente podemos analisar as provocações que tomam a forma de imagens mentais de objetos sensoriais e o mau pensamento por trás disso pode ser identificado.

Por exemplo, se a imagem é do rosto de alguém que nos irritou ou de uma bela mulher, ou de ouro ou prata, isso significa que é um pensamento de rancor ou de prostituição ou de avareza que enche o nosso coração com fantasias, o intelecto experiente irá de imediato "apagar todos os dardos inflamados do diabo ' e contra-atacar através do seu poder de rejeição e da Oração de Jesus.

Ele não vai permitir que a fantasia apaixonada se integre nele ou que os nossos pensamentos apaixonadamente se conformem com a fantasia, se tornem íntimos com ela, se distraiam com ela, ou lhe deêm parecer favorável e assim evitar que as más ações externas surjam tão certo como a noite surge do dia .

O intelecto inexperiente na arte de vigilância começa a entreter-se com qualquer fantasia apaixonada que lhe apareça, dá-lhe ‘troco’ em vez de a analisar friamente e aí logo baixa a guarda vigilante e permite que os dois (intelecto e fantasia) se juntem e conspirem para ‘destruir a cidade de Deus’, para fazerem juntos o plano de ação a concretizar por meio do corpo, que assim procura obter a conclusão que os demônios os levaram a pensar ser doce e saborosa.

Deste modo pecados são produzidos na alma e daí a necessidade da vigilancia e de trazer à tona o que está em nossos corações.
O intelecto, sendo bom por natureza e inocente, facilmente vai em busca de fantasias sem lei e só pode ser refreado nessa cegueira pela sua inteligência, que tem poder sobre as paixões e pode contê-lo e segurá-lo de volta .

Vamos incessantemente exercitar nosso intelecto, em atenção,oração e devoção, pois assim arrancamos as sementes postas pelo diabo e seguimos o caminho da inteligência.

Sem comentários:

Enviar um comentário