-- De onde vens e para onde vais ?
-- Venho de Deus na escuridão e para Deus vou na Luz.

sábado, 2 de abril de 2011

Discursos de Hesíquio o Sinaíta-Parte 4 e Final



Sempre que possível, devemos lembrar-nos da morte, pois esta lembrança torna inúteis todos os cuidados e vaidades, permitindo-nos guardar o nosso intelecto e dando-nos uma oração continua, o distanciamento do nosso corpo e ódio ao pecado.

Na verdade, é uma fonte de quase todas as virtudes.
Devemos, portanto, se possível, usá-la como usamos a nossa própria respiração.

A hora da morte cairá sobre nós, ela virá, e não podemos fugir dela.

A vida humana se estende ciclicamente ao longo dos anos, meses, semanas, dias e noites, horas e minutos e sempre nesses ciclos devemos praticar o nosso trabalho espiritual, nomeadamente a nossa vigilância, a nossa oração, a nossa doçura do coração, a nossa quietude diligente até à nossa partida desta vida.

"Ai daqueles que perderam o seu coração, o que vão fazer quando o Senhor os visitar?”.

Portanto, irmãos, devemos trabalhar sem descanso e a sério.

Deveríamos ser nosso próprio pior inimigo ,se queremos cumprir, o primeiro e o maior mandamento que é seguir a via abençoada e humilde de Cristo na terra.

"Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seriamos julgados, mas, ao sermos julgados, somos repreendidos pelo Senhor ".

A alma pode atingir no Senhor o estado de encanto, beleza e integridade em que foi criada por Deus no início, a alma pode perceber a sua integridade, quando o seu intelecto está no estado em que foi criado.

Um navio não vai longe sem água, e também não há progresso algum na guarda do intelecto, sem vigilância, humildade e a oração de Jesus.



Um capitão tolo pode facilmente destruir o seu navio durante uma tempestade, se demitir os marinheiros, atirar para o mar as velas e os remos e for dormir, mas a alma pode ser enviada para o fundo ainda mais rapidamente pelos demônios se negligenciar a vigilância e não invocar o nome de Jesus Cristo, quando começam as suas provocações.

Faltando-lhes a densidade do corpo físico, os demônios através da sedução e trapaças são fornecedores de tormentos, na forma de maus pensamentos apenas.
Se eles tivessem a densidade do corpo físico, estariam sempre pecando por meio de ações externas, pois a sua vontade está sempre disposta à impiedade.

Se nenhuma forma demoníaca entra no coração, ele estará vazio de pensamentos maus, como já dissemos, porque é dos demônios "o hábito de conversar com a alma por meio de maus pensamentos e assim a enganar “.

Todo mau pensamento produz no intelecto a imagem de alguma coisa material, pois o demônio é um intelecto que não pode enganar-nos senão fazendo uso de coisas que temos o hábito de perceber por meio dos sentidos.

Uma vez que somos seres humanos, não está na nossa natureza seguir aves através do ar ou fazer como elas fazem.
Da mesma forma, sem oração vigilante e frequente, não podemos prevalecer sobre pensamentos demoniacos e incorpóreos ou fixar o olho do intelecto plena e intensamente em Deus.

Sem essa oração, nós apenas podemos caçar coisas terrenas.
As letras não podem ser escritas no ar, têm de ser inscritas em algum material para que possam ter alguma permanência.

Da mesma forma, devemos ‘soldar’ a nossa vigilância à Oração de Jesus, para que essa vigilância possa estar sempre ligada a Ele e poder através Dele ficar connosco para sempre.

Para seres abençoado junta à tua respiração, a vigilância, a invocação do nome de Jesus, a humildade e o pensamento permanente na morte.

«Quem for humilde como esta criança será exaltado, e quem se exalta será humilhado".

Assim, quem não é humilde perdeu a vida e, obviamente, encontrou o seu oposto.
Por causa da nossa arrogância e vaidade, em vez de imitar o Senhor, em humildade, nós abraçamos seu inimigo, o demônio do orgulho.

Foi com referência a isto que o Apóstolo disse: "Por que você tem o que você não recebeu? Será que você se criou a si mesmo? Se recebeste de Deus a alma e o corpo, a partir do qual , no qual e através do qual toda a virtude tem existência , porque te glorificas como se não tivesses recebido e tivesses tu mesmo criado ?
Pois foi o Senhor quem te deu essas coisas.

A purificação do coração, através do qual adquirimos a humildade e todas as bênçãos que vêm de cima, consiste simplesmente em não deixar maus pensamentos entrar na alma.

Assim como os anjos não se preocupam com bens e dinheiro, assim aqueles que têm purificada a visão da alma e que atingiram o estado de santidade não estão preocupados com as artimanhas dos demônios e não param até chegarem aos Serafins, nem descansam da vigilância sobre o intelecto nem do intenso desejo e forte aspiração a se tornarem anjos em Cristo Jesus nosso Senhor.

Não há veneno mais tóxico do que o da cobra, nem há mal maior do que o amor-próprio.

Os filhos do amor-próprio são auto-elogio, auto-satisfação, a gula, a prostituição, a auto-estima, a inveja e a coroa de todos esses, o orgulho que arrasta para baixo, não somente os homens, mas até mesmo os anjos do céu, e cercá-los com a escuridão em vez da luz.


Sem comentários:

Enviar um comentário